NOTA EPIDEMIOLÓGICA Novo coronavírus (COVID-19) | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce NOTA EPIDEMIOLÓGICA: NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce NOTA EPIDEMIOLÓGICA: NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria da Saúde

NOTA EPIDEMIOLÓGICA Novo coronavírus (COVID-19)

A Secretaria de Saúde do Município de Tauá, vem através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informar a situação epidemiológica do Novo Coronavírus (COVID-19) no município e apresentar as medidas adotadas. Foi descartado para COVID-19 (Coronavírus) o exame liberado agora a tarde pelo LACEN, do primeiro caso suspeito notificado no último sábado, dia 14/03/2020. Segundo laudo, foi detectado vírus influenza A, subtipagem Influenza A H1N1. A VIEPI havia recebido mais 02 notificações na tarde de hoje com histórico de contato com o primeiro caso, que segundo orientação do Plantão Epidemiológico da SESA serão descartados. Nesse âmbito a VIEPI segue com investigação de 01 caso, aguardando coleta para hoje. A paciente segue em isolamento domiciliar quadro estável. Na oportunidade, recomendamos:  Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.  Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  Evitar contato próximo com pessoas doentes.  Ficar em casa quando estiver doente.  Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.  Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência  Os casos suspeitos devem cumprir rigorosamente as medidas de controle recomendadas.

NOTA EPIDEMIOLÓGICA: NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

A Secretaria de Saúde do Município de Tauá vem através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informar sobre a situação epidemiológica do COVID 19 no nosso território.

Até à tarde de hoje, o Plantão Epidemiológico do Município não registrou nenhuma notificação do COVID 19, permanecendo, portanto com 01 caso suspeito em investigação, cumprindo isolamento domiciliar, cuja amostra de exame foi coletada ontem e encontra-se no LACEN de Fortaleza para análise. Espera-se que o resultado seja liberado nas próximas 48h.

Apresentamos algumas medidas adotadas nas últimas 24h pela Secretaria de Saúde, de modo a operacionalizar o Plano Municipal de Contingência para respostas às emergências em Saúde Pública – Novo Coronavírus (COVID 19).

Medidas adotadas:

1. A Secretaria de Saúde do Município promoveu reunião na tarde de ontem com os profissionais do setor de Transportes para orientações sobre o agravo, definição de fluxos e adoção de medidas de proteção, prevenção e controle;

2. Reunião com a Comissão Municipal de Enfrentamento ao COVID 19 para definição de fluxos de atendimentos na Atenção Primária à Saúde; Nas próximas 24h deverão ser adotadas medidas de prevenção e controle relacionadas ao monitoramento dos transportes interestaduais com desembarque no nosso Município, procedentes dos Estados considerados áreas de transmissão.

Sem mais para o momento, seguimos em plantão epidemiológico e a serviço da comunidade Tauaense.

NOTA EPIDEMIOLÓGICA: NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)

A Prefeitura Municipal de Tauá através da Secretaria de Saúde informa sobre a situação epidemiológica do COVID-19 no nosso território. No Ceará, até o dia 1° de Abril de 2020, foram confirmados 445 casos de COVID19. Os dados foram disponibilizados no Boletim Epidemiológico emitido pela SESA ontem, segundo o qual, destes, 413 (92,8%) são residentes na capital e os demais no interior: Aquiraz (14), Sobral (5), Quixadá (2), os demais relacionados contabilizaram 01 caso cada (Beberibe, Caucaia, Eusébio, Fortim, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti e Tianguá). A SESA informou a ocorrência de 09 óbitos confirmados de COVID-19, até a data de ontem.

Até a presente data (02), o Município de Tauá não tem NENHUM CASO CONFIRMADO DE COVID19. Na noite de ontem, a Vigilância Epidemiológica recebeu a liberação do resultado de mais 01 caso suspeito, descartado para COVID-19.

Segundo as últimas informações da equipe de Vigilância epidemiológica do município, excluindo-se os 05 casos descartados por laboratório, Tauá segue com 29 casos suspeitos em investigação. Destes, 05 permanecem internados, 04 no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima- Tauá e 01 no Hospital Infantil Albert Sabin- Fortaleza.

Na oportunidade reforçamos a importância de seguir rigorosamente as recomendações da SESA com vistas a retardar a progressão da epidemia, através da implementação de medidas de prevenção e controle, mantendo o distanciamento social.

Importante! Pessoas apresentando sintomas gripais e seus contatos domiciliares devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias.