Distrito de MARRECAS | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

DISTRITO DE MARRECAS

O distrito de Marrecas foi instituído oficialmente no século XIX, mais precisamente em 1856. A Vila de Marrecas está localizada a 22 km da cidade de Tauá nas margens do rio Puiu. Ali, desde o período do povoamento da região dos Inhamuns, radicaram-se os Carcarás, uma das mais tradicionais famílias de nossa região. 

As fazendas estão situadas, principalmente, às margens do rio Puiu, Riacho da Roça e Riacho das Cacimbas. Foi em Marrecas que se iniciaram as primeiras lutas pela posse da terra em nosso município, cabendo ao INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) o assentamento das famílias nas terras. 

O que faz de Marrecas um lugar de destaque é a festa católica de Jesus, Maria e José, celebrada no mês de abril. O período da festa proporciona momentos de lazer, folguedos e forró. Durante o novenário, a comunidade se reúne para resgatar sua cultura com momentos de confraternização, quermesses, leilões, como também saborear os diversos tipos de comidas típicas das barracas. 

Além do aspecto religioso, a festa do padroeiro JESUS, MARIA E JOSÉ é também importante momento de encontro, reencontro e lazer. Em 1998, trabalhadores rurais que escavavam um cacimbão à procura de água, na localidade de Baixa Funda, na várzea do rio Puiu, encontraram 27 fragmentos de ossos fossilizados de uma preguiça gigante com idade aproximada de 5.000, conforme datação feita pela Universidade de Toronto, a partir de encaminhamentos que foram feitos pelo saudoso pesquisador Joaquim de Castro Feitosa. Ressalte-se que os ossos fossilizados estão expostos no Museu dos Inhamuns, em Tauá.