CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#EscolaMusica 27/03/2024 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ INAUGURA ESCOLA DE MÚSICA NA VILA DE SANTA TEREZA

Na última terça-feira, a Prefeitura de Tauá inaugurou a tão aguardada Escola de Música na Vila de Santa Tereza. A Escola de Música da comunidade teve suas atividades retomada na atual gestão depois de anos fechada.

A Escola de Música da Vila de Santa Tereza oferece não apenas a oportunidade de aprendizado musical, mas também se apresenta como um espaço de convivência e troca de experiências entre crianças, jovens e adultos. Com sala de aula equipada e professores capacitados, o local está pronto para receber alunos de todas as idades e níveis de habilidade musical.

Com a inauguração da Escola de Música na Vila de Santa Tereza, Tauá reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e o desenvolvimento social, proporcionando oportunidades para que todos os cidadãos possam explorar e celebrar suas paixões artísticas.

Para os interessados em aprender a tocar um instrumento, as inscrições abrem no dia 01 de abril. No ato da inscrição, o cidadão deve levar os documentos como: RG, CPF, comprovante de residência, a sede da Escola de Música da comunidade.

#Gabinete 06/03/2024 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ COMEMORA 10 ANOS DE PLANIFICAÇÃO DA SAÚDE COM SOLENIDADE ESPECIAL NO CECITEC
#Gabinete 05/03/2024 GABINETE DA PREFEITA A PREFEITURA DE TAUÁ DIVULGA O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO SOBRE FISCALIZAÇÃO A QUALIDADE E O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS
#EmTauáOMosquitoNãoSeCria 27/02/2024 GABINETE DA PREFEITA EM TAUÁ O MOSQUITO NÃO SE CRIA :UMA CAMPANHA CONTRA O AEDES AEGYPTI Aedes Aegypti: Juntos a gente acaba com ele.
#TauaSolidario 27/02/2024 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ ENTREGA CERCA DE 700 CERTIFICADOS PARA BENEFICIARIOS DO TAUÁ SOLIDÁRIO

A Prefeitura de Tauá, através da Fundação Escola e Secretaria de Proteção Social, entregou cerca de 700 certificados para os cursistas do programa Tauá Solidário.

A solenidade aconteceu no dia 22 de fevereiro e marcou a certificação dos cursos realizados no ano de 2023. Ao total foram 682 cursistas em mais de 16 cursos realizados a partir do programa Tauá Solidário, que trabalha a emancipação humana como principal foco, para tirar as famílias tauaenses da linha de pobreza e extrema pobreza.

Os cursos ofertados na sede e no interior do município foram: Salgados Comerciais, Comida de Boteco, Sobremesas Comerciais, Culinária Para Iniciantes, Drinques e Coquiteis, Bolos, Recheios e Cobertura, Bolos Regionais, Preparo de Pães Artesanais, Preparo de Pães e Hamburgueres Artesanais, Cozinha Regional, Técnicas para Garçom, Básico de Corte Feminino e Escova, Básico de Corte Masculino e Design de Barba, Técnicas de Depilação Facial e Corporal, Básico em Maquiagem Social e Cuidador Infantil

O programa é intersetorial, envolvendo a Fundação Escola, a Secretaria de Proteção Social (SPS), a Superintendência do Meio Ambiente (SUPERMATA) e a Secretaria do Trabalho (STDETE) e tem como principal objetivo a emancipação dos cidadãos de Tauá.

#TauáFolia 09/02/2024 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ FOLIA: O MAIOR CARNAVAL DA REGIÃO DOS INHAMUNS

A Prefeitura de Tauá realiza o Tauá Folia 2024, entre os dias 08 e 13 de fevereiro. O carnaval tauaense já provou que movimenta o comércio local, traz foliões para a Capital do Carneiro e fortalece a tradição dos blocos de carnaval.

Para curtir o Tauá Folia, a Prefeitura de Tauá faz algumas orientações para os foliões: 1) Não é não, paquerar não é proibido, mas sempre com respeito e responsabilidade; 2) Se for beber, chama o mototáxi, não coloque a sua vida e a de outras pessoas em risco; e 3) Evite levar garrafas de vidro para as festas no centro da cidade e curta o carnaval.

O Tauá Folia terá as festas nos dias 10,11,12 e 13 de fevereiro, com uma programação para todas as idades.

Confira a programação:

08 de fevereiro de 2024

-Micareta da Melhor Idade

18h00 - Concentração e acolhida na sede da Escola Municipal de Música Leolina Marciel Feitosa e Castro - por traz da Igreja Matriz

18h30 - Início da Micareta da Melhor Idade (participação especial da Secretaria de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos - Servidores e foliões dos CRAS da Sede e dos Distritos do Município de Tauá)

Local: Anfiteatro da Praça Dr. Alberto Feitosa Lima

Animação: Orquestra Carnavalesca Chico Clarinete

09 de fevereiro de 2024

-Carnaval da Saudade

19h00 - Início do Carnaval da Saudade

Animação: Orquestra Carnavalesca Maestro Chico Clarinete

Local: Anfiteatro da Praça Dr. Alberto Feitosa Lima

10 de fevereiro de 2024

-Carnaval da Saúde (Blitz Educativa)

07h30 - Saindo defronte a Sede da Secretaria de Saúde pelas ruas do Centro-Histórico em direção a Feira Livre de Tauá - Centro (participação especial dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde com distribuição de preservativos e informes)

Animação: Orquestra Carnavalesca Maestro Chico Clarinete

-ABERTURA OFICIAL DO TAUÁ FOLIA 2024

Local: Palco Principal - Praça Dr. Alberto Feitosa Lima

Orquestra Carnavalesca Maestro Chico Clarinete

22h00 - Júlio César e Banda

23h30 - Tribaleiros dos Inhamuns

00h30 - Diego Facó

02h30 - Neto Vaneirão e Banda

11 de fevereiro de 2024

16h00 - Encontro dos Paredões

Local: Miniestádio Barrosão

17h - Tauá Kids Folia (Vesperal Infantil)

Local: Palco Principal - Praça Dr. Alberto Feitosa Lima

17h00 - Orquestra Carnavalesca Maestro Chico Clarinete

18h00 - Edirlan e Roberta Soul

-2ª Noite do Tauá Folia 2024

21h00 - Sandrinha Basilio

22h30 - Desfiles dos Blocos Oficiais - Tribaleiros dos Inhamuns

- Os Alcoólatras+Boka+Atoleiros

- Boquilas

- Se for beber me chame

- Oba

- Kalango doido

- Pererê

- Cheiro

- Aldeota City

00h00 - Marcinho

02h00 - Neto Vaneirão e Banda

12 de fevereiro de 2024

16h00 - Encontro dos Paredões

Local: Miniestádio Barrosão

Desfile das Fofoletes

20h00 - Saída em frente ao Lions Clube de Tauá - Av. Hélio Pedrosa Castelo - Centro até o Corredor da Folia

Local: Palco Principal - Praça Dr. Alberto Feitosa Lima

Animação: Orquestra Carnavalesca Maestro Chico Clarinete

-3ª Noite do Tauá Folia 2024

21h00 - Marcos Levy

23h00 - Neto Vaneirão e Banda

00h00 - SouSe7e

02h00 - Tribaleiros dos Inhamuns

13 de fevereiro de 2024

16h00 - Encontro dos Paredões

Local: Miniestádio Barrosão

Tauá Kids Folia (Vesperal Infantil)

Local: Palco Principal - Praça Dr. Alberto Feitosa Lima

17h00 - Lennon Frankalino

18h00 - Neto Vaneirão e Banda

-4ª Noite do Tauá Folia 2024

21h00 - Orquestra Carnavalesca Maestro Chico Clarinete

22h00 - Tropical Show

23h30 - Neto Vaneirão e Banda

01h00 - Ivo Brown

03h00 - Tribaleiros dos Inhamuns

#LaçosdeAmor 26/01/2024 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ REALIZA A SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO “LAÇOS DE AMOR” COM 80 CASAIS

A Prefeitura de Tauá realiza, nesta sexta-feira (26), a segunda edição do projeto Laços de Amor. Serão oitenta casais tauaenses que receberão a regularização da união civil, na presença de familiares e amigos.

O projeto Laços de Amor é uma ação criada em 2023, e já em seu primeiro ano foi um sucesso, com a adesão de vinte casais. Com um processo completamento gratuito e com isenção de taxas a atitude da Prefeitura de Tauá conquistou ainda mais pessoas no ano de 2024.

A segunda do projeto prova o sucesso do projeto, quadruplicando o número de uniões. Oitenta casais irão realizar sua união civil, com tudo que sempre sonharam: celebração, um dia especial para as noivas, festa, decoração, sessão fotográfica e tudo que o casal tem direito para viver um verdadeiro sonho.

A Prefeitura de Tauá está realizando oitenta casamentos, acreditando em sonhos e uniões.

#FestBerro 01/12/2023 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ REALIZA O MAIOR FESTBERRO DE TODOS OS TEMPOS
#PremioTCE 25/10/2023 GABINETE DA PREFEITA GESTÃO DE TAUÁ É BICAMPEÃ DO SELO TCE CEARÁ SUSTENTÁVEL

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Tauá é premiado com o Selo TCE Ceará Sustentável. Os programas que trouxeram o prêmio foram, Tauá Solidário e o Viveiro Florestal. Dois programas que fazem parte do dia a dia do tauaense.

Tauá foi campeão em duas categorias pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Categorias que estão ligadas a assistência do cidadão e a sustentabilidade do município, temas que são abordados com programas e projetos que visam transformar a vida da população.

Na edição 2023, os programas premiados foram:

- O Programa Tauá Solidário, executado pela Secretaria de Proteção Social (SPS), na categoria 1 - que trabalha a Erradicação da Pobreza;

- O Projeto Viveiro Florestal, executado pela Superintendência do Meio Ambiente do Município de Tauá (SUPERMATA), na categoria 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Na edição de 2022, a Prefeitura de Tauá foi premiada com dois outros projetos em duas categorias.

#OrdemdeServiço 18/10/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ REALIZA SOLENIDADE QUE MARCA O INVESTIMENTO DE MAIS E R$ 6 MILHÕES EM PROTEÇÃO SOCIAL
#maiorcuidado 11/10/2023 GABINETE DA PREFEITA MAIOR CUIDADO: INICIATIVA DA PREFEITURA PROMOVE QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR PARA A TERCEIRA IDADE
#Brinquedopraça 21/09/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ INAUGURA SEIS NOVAS BRINQUEDOPRAÇAS PARA DIVERSÃO E LAZER DAS CRIANÇAS

A Prefeitura de Tauá está celebrando um marco importante em sua busca por oferecer mais opções de lazer e entretenimento para as crianças. Seis novas Brinquedopraças foram inauguradas em diferentes bairros da cidade, proporcionando espaços seguros e inclusivos para que as crianças possam brincar e se divertir.

As Brinquedopraças são um projeto da Prefeitura Municipal de Tauá que visa criar ambientes lúdicos e seguros, onde as crianças possam desenvolver suas habilidades motoras, interagir com outras crianças e aproveitar momentos de lazer ao ar livre. Com a inauguração destas seis novas áreas de recreação, a cidade de Tauá reforça seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.

Localizadas nos bairros Colibris, Tauazinho, Aldeota, Alto Brilhante, Gerardo Feitosa e Luís Antônio, as novas Brinquedopraças foram estrategicamente escolhidas para atender à um pedido da comunidade. Cada uma delas foi equipada com uma variedade de brinquedos adequados e inclusivos, garantindo que crianças possam desfrutar dos espaços.

Cada Brinquedopraça conta com uma seleção diversificada de brinquedos, incluindo balanços, gangorras, escorregadores, cabalinho e barca. Isso permite que as crianças escolham suas atividades favoritas e experimentem novas brincadeiras.

A Prefeitura de Tauá se preocupa com a acessibilidade de todas as crianças. Portanto, as Brinquedopraças foram projetadas com acessibilidade em mente, garantindo que crianças com mobilidade reduzida também possam aproveitar as instalações.

A segurança das crianças é a prioridade número um. Dessa forma, todas as Brinquedopraças contam com monitor e vigias para garantir que as crianças possam brincar com tranquilidade.

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, já adiantou que os equipamentos também serão construídos nos distritos do município, atendendo as crianças do interior, levando diversão e alegria.

A inauguração dessas seis Brinquedopraças é uma demonstração do comprometimento da administração municipal em melhorar a qualidade de vida da população de Tauá, especialmente das crianças.

#SemanaDaPátria 06/09/2023 GABINETE DA PREFEITA SEMANA DA PÁTRIA: CELEBRANDO A HISTÓRIA E A IDENTIDADE NACIONAL

No coração do sertão cearense, o município de Tauá está realizando mais uma edição da Semana da Pátria, uma celebração que une a comunidade em torno dos valores cívicos, da história do Brasil e da reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de um país melhor. Com eventos que vão desde desfiles até apresentações culturais, a Semana da Pátria em Tauá é um momento de grande significado para a cidade e seus habitantes.

Confira a programação completa dos Desfiles Cívicos do Município:

04/09/2023 - Distrito de Marruás

16:40h: Desfile cívico em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil e dos 149 anos de criação do Distrito de Marruás.

- Desfile das Escolas pelas principais ruas.

- EEIF ENÉAS ALVES MOTA - ESTREIA OFICAL DA BANDA ESTUDANTIL PROFª. ANA DE OLIVEIRA MENDES;

- EEIF FRANCISCO CIRILO DE ARAÚJO;

- EEM FRANCISCO MISAEL CAVALCANTE MOTA.

05/09/2023 - Distritos de Santa Tereza e Trici.

16h: Desfile cívico das Escolas dos Territórios Pedagógicos de Santa Tereza e Trici:

- CEI ADELAIDE COUTINHO DE LOIOLA;

- EEF JOSUÉ HONÓRIO DE ALMEIDA;

- EEF AMANCIO CORDEIRO JÚNIOR;

- EEIF JOSEFA PEREIRA DE SENA;

- EEM ANTÔNIA VIEIRA LIMA.

06/09/2023 - Distritos de Marrecas / Inhamuns

Manhã: Marrecas

8h: Desfile cívico das Escolas do Território Pedagógico de Marrecas:

- EEIF JESUS MARIA E JOSÉ;

- EEIF FRANCISCO MIGUEL DOS SANTOS;

- EEF LUIZA MARIA DA SILVA;

- EEIF ELIZEU MENEZES DA COSTA;

- EEM RAIMNDO ADJACIR CIDRÃO DE OLIVEIRA

Tarde: Inhamuns

16h: Desfile Cívico das Escolas do Território Pedagógico de Inhamuns:

- EEIF JOSÉ CAÇULA PEDROSA;

- EEIF ANA ROSA DO BONFIM - ANEXO MARIA SALOMÉ DE SOUSA;

- EEIF DESIDÉRIO DE SOUSA PEDROSA.

- EEIF FRANCISCO JULIÃO DE SOUSA.

07/09/2023 - Sede:

7:30h: Execução dos Hinos do Brasil, Tauá e Hino da Independência, pela Banda de Música Municipal Maestro Chico Clarinete, no largo da Praça Dr. Alberto Feitosa Lima.

8h: Hasteamento dos Pavilhões: Nacional, Estadual e Municipal.

- Saudações das autoridades.

DESFILE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS DA SEDE DO MUNICÍPIO DE TAUÁ

16:45h - Passagem da Banda Marcial Municipal "Guardiões da Cultura".

17h: Desfile cívico:

- LOJA MAÇÔNICA SÃO JOÃO DO PRÍNCIPE;

- EXECUÇÃO DOS HINOS DO BRASIL E DO MUNICÍPIO DE TAUÁ.

- PRONUNCIAMENTO DA SRA. PREFEITA PATRÍCIA PEQUENO COSTA GOMES DE AGUIAR.

- GUARDA CIVIL MUNICIPAL - GCM;

- PRÓ-CIDADANIA;

- AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO - AMT;

- CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.

- LIONS CLUBE DE TAUÁ;

- EEI SEBASTIÃO CÉSAR RÊGO;

- ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE TAUÁ - APAE;

- EEIF CANTINHO DO SABER - BANDA ESTUDANTIL MANOEL GONÇALVES MARIANO;

- EEF MARIA MOTA LIMA - BANDA ESTUDANTIL LUIZA LUCINEIDE SANTANA CARVALHO;

- EEF JORGE MASSILON CAVALCANTE - BANDA ESTUDANTIL PATRÍCIA PEQUENO COSTA GOMES DE AGUIAR;

- EEF JÚLIO RÊGO;

- EEF MARIA ALEXANDRINO NOGUEIRA MARQUES - BANDA ESTUDANTIL PROF. JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA;

- CENTRO EDUCACIONAL IDETE;

- EEF MARIA DO LIVRAMMENTO BARRETO DA COSTA LEITÃO - BANDA ESTUDANTIL FRANCISCA LAIANE AIRES PEDROSA;

- ESCOLA DE MÚSICA PROFA. LEOLINA MACIEL FEITOSA E CASTRO;

- EEF JOAQUIM PIMENTA - BANDA MARBÊNIA GONÇALVES ALMEIDA BASTOS;

- EEF TEREZA ARAGÃO SERRA - BANDA ESTUDANTIL MARIA CÉLIA SOARES MOTA DIAS;

- EEF DONDON FEITOSA - BANDA ESTUDANTIL PROF. RADIR SOARES DA ROCHA;

- EEP MOSENHOR ODORICO DE ANDRADE - BANDA LINDOMAR DA SILVA SOARES;

- CORTEJO DA CULTURA POPULAR.

11/09/2023 - Distrito de Carrapateiras

Manhã: Altamira

7h: Desfile cívico das Escolas do Território Pedagógico de Altamira:

- EEIF RAIMUNDO ALVES DE MELO

Tarde: Vila de Poço da Onça.

16h: Desfile cívico das Escolas do Território Pedagógico da Vila de Poço da Onça.:

-EEIF PREFEITO PEDRO PEDROSA DE CASTRO CASTELO

#concurso 06/09/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ DIVULGA RECOMENDAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA SAÚDE

A Prefeitura de Tauá, nesta quarta-feira, 06 de setembro, divulga a RECOMENDAÇÃO 0004/2023/2PmJTAU, referente a realização de concurso Público de Saúde da Microrregião de Tauá, bem como a suspensão de seleções públicas promovida pelo CPSMT na contratação de empregados públicos fora das hipóteses constitucionais.

Confira no link abaixo a Recomendação:

#Aeroporto 06/09/2023 GABINETE DA PREFEITA INFRAERO ASSUME OPERAÇÃO DO AEROPORTO DE TAUÁ

Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) assumiu a operação do Aeroporto de Tauá, no dia 28 de agosto, um importante marco para a cidade e toda a região circundante. Essa parceria da Infraero e Prefeitura de Tauá, tem o objetivo de melhorar a infraestrutura aeroportuária local, impulsionar o desenvolvimento regional e facilitar o acesso aéreo para toda comunidade.

A Infraero, uma das maiores operadoras de aeroportos do Brasil, trouxe uma nova perspectiva para o Aeroporto de Tauá ao assumir a sua operação. O gestor do aeroporto, Wantuê José do Nascimento, informou que algumas as mudanças aconteceram no serviço de check in, melhoramento da infraestrutura interna, instalação de novas poltronas e climatização.

O gestor do aeroporto, colocou "Estamos solicitando os voos a Azul Conecta, em uma frequência de suas vezes na semana. Isso o operador aéreo fará um estudo de demanda, para viabilizar os voos aqui no Aeroporto de Tauá", pontuou Wantuê José. As tratativas ainda estão na fase inicial, mas este é o objetivo da empresa para o aeroporto tauaense.

A chegada da empresa à cidade traz consigo uma série de benefícios significativos. Tauá e a região dos Inhamuns são conhecidas por sua beleza natural e riqueza cultural. Esse investimento tornará mais acessível a turistas, fomentando o setor de turismo e gerando empregos locais.

A presença da Infraero, também atrairá investimentos e empresas para a região, impulsionando o desenvolvimento econômico. A expansão das atividades comerciais e industriais contribuirá para a geração de empregos e o aumento da arrecadação de impostos municipais.

Está é mais uma ação da gestão municipal de Tauá, em prol do desenvolvimento do povo tauaense.

#solenidade 24/08/2023 GABINETE DA PREFEITA MINISTRO WALDEZ GÓES E GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS VISITAM TAUÁ NESTA SEXTA-FEIRA

O município de Tauá, recebe nesta sexta-feira (25), a partir das 10h30min, a visita do Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, e do governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, para assinatura de convênios e inauguração da primeira etapa do sistema adutor Tauá.

A visita do ministro Waldez Góes, será marcada pela assinatura de convênios com o município de Tauá. O ministro já é o terceiro representante do Governo Federal a visitar a cidade de Tauá nos últimos dois meses.

O Governador Elmano de Freitas, vem ao município pela primeira vez em sua gestão, para inauguração da primeira etapa do sistema adutor de Tauá - Sertão dos Inhamuns. A adutora liga o açude Arneiroz 2 as casas da população tauaense.

A solenidade acontece no Parque de Exposições, localizado as margens da BR 020. E será aberta a todo ao público. Esse será um momento de grande importância e contará com a presença de políticos e lideranças de toda a região.

#PrimeiraInfância 14/08/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ INVESTE EM AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

A Prefeitura de Tauá está comprometida em oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento saudável e pleno da primeira infância. E tem implementado diversas ações e programas que visam proporcionar desde os primeiros dias de vida um espaço acolhedor para os pequenos cidadãos do município.

Os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais para a construção de suas bases cognitivas, emocionais e sociais. É nessa fase que ocorre o desenvolvimento acelerado do cérebro, formando as conexões neurais fundamentais para futuras habilidades e capacidades. Compreendendo essa importância, a Prefeitura de Tauá está investindo em ações, como o Programa PROAMA, que visa fortalecer o desenvolvimento na primeira infância.

CEI's e Escolas de Educação Infantil de Qualidade: A Prefeitura tem trabalhado para oferecer creches e escolas de educação infantil que atendam aos mais altos padrões de qualidade. Espaços seguros, educadores capacitados e atividades estimulantes são garantidos para promover o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.

PROAMA: Esse programa abrange visitas regulares de profissionais da saúde e assistência social às famílias, oferecendo orientações sobre cuidados com o bebê, estimulação adequada e informações sobre a importância da alimentação saudável. Isso auxilia os pais e cuidadores a proporcionar um ambiente favorável ao crescimento saudável das crianças.

Brinquedocreches e Brinquedopraças: Através de parques infantis e espaços de lazer, a Prefeitura incentiva o brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil. Brincadeiras ao ar livre e interações sociais promovem o desenvolvimento motor, social e emocional das crianças.

Formação de Profissionais: A Prefeitura de Tauá oferece capacitações regulares para educadores, profissionais de saúde e assistência social, visando aprimorar seus conhecimentos sobre a importância da primeira infância e como promover o desenvolvimento infantil de forma adequada.

Fortalecimento das Famílias: Através de grupos de apoio, palestras e orientações, a Prefeitura auxilia as famílias a compreenderem a importância de um ambiente afetivo e estimulante em casa, promovendo o vínculo entre pais e filhos.

Neste mês da Primeira Infância, cidade de Tauá reafirma seu compromisso com as crianças e suas famílias, promovendo um mês cheio de atividades, onde cada criança possa atingir seu pleno potencial desde os primeiros anos de vida. Através dessas ações, a prefeitura está construindo um alicerce sólido para um futuro mais próspero e igualitário para todos.

#inauguração 10/08/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ INAUGURA TRÊS EQUIPAMENTOS NA VILA DE VERA CRUZ

Nesta quinta-feira (10), a partir das 17h, a Prefeitura de Tauá realiza a inauguração de três importantes equipamentos na Vila de Vera Cruz, distrito de Inhamuns. A comunidade ganhará um novo Centro de Referência de Assistência Social, uma Unidade Básica de Saúde e uma Areninha.

Estes equipamentos são importantes para assistir e acolher as famílias da vila de Vera Cruz, levar lazer e implantar programas de base para os tauaenses que estão no distrito de Inhamuns. Dessa forma, contribuir para melhor qualidade de vida.

Será entregue a população da comunidade o CRAS Emília Leonardo de Oliveira, a reforma da UBS Maria Mota Cavalcante e a Areninha Vereador Antônio Alves de Lima. Todos os equipamentos fazem parte de ações de implementação de políticas públicas da atual gestão municipal.

#MedicinaVeterinaria 09/08/2023 GABINETE DA PREFEITA INICIA O CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CAMPUS DE TAUÁ

Na última terça-feira (08), aconteceu na Universidade Estadual do Ceará a aula inaugural para a turma do curso de Medicina Veterinária. O curso faz parte de uma política de expansão e interiorização que acontece na UECE.

A solenidade contou com a presença do corpo docente da Universidade Estadual do Ceará e dos estudantes dos quatro cursos ofertados na instituição. Além, da presença de autoridades do município de Tauá e, de forma virtual, o Governador Elmano de Freitas.

Na reunião, realizada de forma virtual, estavam presentes o Campus de Crateús, Aracati, Mombaça, Quixeramobim e Tauá. A Universidade Estadual do Ceará está implantando oito novos cursos em todo o estado.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando Soares, colocou "Estamos realizando a maior Política de expansão e interiorização da história do Ceará e, neste período, do Brasil", afirmou. Hidelbrando, ainda citou a Prefeita Patrícia Aguiar como peça importante para implantação do curso de Medicina Veterinária no município de Tauá.

#Mulher 03/08/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ REALIZA REUNIÃO PARA FOMENTAR O EMPREENDEDORISMO FEMININO

No último dia 02 de agosto, a Prefeitura de Tauá promoveu uma significativa reunião com o objetivo de discutir e incentivar o Empreendedorismo Feminino no município. A reunião contou com líderes da gestão municipal, Secretaria de Agricultura, Secretaria da Mulher, Fundação de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, ASCOCI, Associação de Queijo de Leite de Cabra, ACET e representante da CMECs.

A reunião foi idealizada com o intuito de destacar a importância do papel da mulher no cenário empreendedor e impulsionar o protagonismo feminino no setor da agro economia local. Além disso, buscou-se criar um espaço de troca de experiências e conhecimentos, de modo a fortalecer a rede de apoio às empreendedoras e incentivar o surgimento de novos negócios.

A reunião sobre Empreendedorismo Feminino em Tauá representou um importante passo para estimular a participação ativa das mulheres no cenário econômico local, criando oportunidades para o crescimento pessoal e profissional e contribuindo para o fortalecimento da economia da cidade.

A Prefeitura de Tauá reafirma o compromisso de continuar promovendo ações e eventos que estimulem o empreendedorismo feminino, visando uma sociedade mais inclusiva, inovadora e próspera para todos os munícipes.

#Chamamento 28/07/2023 GABINETE DA PREFEITA CHAMADA PÚBLICA DE PESQUISA DE MERCADO

A Prefeitura Municipal de Tauá, no Estado do Ceará, divulgou três avisos de chamada pública de pesquisa de mercado em seu site oficial, Os interessados podem obter mais informações através dos endereços de e-mail fornecidos em cada aviso de chamada pública.

1. CHAMADA PÚBLICA DE PESQUISA DE MERCADO N° 25.07.03/2023-FMS:

A Secretaria da Saúde do Município de Tauá/CE realizará a chamada pública no período de 31/07/2023 até 04/08/2023. O objetivo é identificar fornecedores e estimar o preço de mercado para a contratação de uma empresa especializada para o fornecimento de 2500 máquinas de captação de água atmosférica. Essas máquinas tratarão a água extraída da umidade relativa do ar para atender residências familiares sem acesso a água potável.

Informações:

pmtsetordecompras2021@gmail.com

ssmtauacecompras@gmail.com

Elisangela Vieira Felix - Ordenadora de Despesas da Secretaria da Saúde

2. CHAMADA PÚBLICA DE PESQUISA DE MERCADO N° 25.07.002/2023-SEINFRA:

A Secretaria de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos do Município de Tauá/CE realizará a chamada pública no período de 31/07/2023 até 04/08/2023. O objetivo é identificar fornecedores e estimar o preço de mercado para a contratação de uma empresa especializada para o fornecimento e instalação de equipamentos de aspersão de água e iluminação cênica mecanizada e automatizada. Esses equipamentos serão instalados sobre uma plataforma flutuante no lago da cidade para exibição de show de efeitos audiovisuais cibernéticos.

Informações:

pmtsetordecompras2021@gmail.com

seinfra@taua.ce.gov.br

Tarsis Cavalcante Mota - Ordenador de Despesas da Secretaria de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos

3. CHAMADA PÚBLICA DE PESQUISA DE MERCADO N° 25.07.001/2023-SME:

A Secretaria da Educação do Município de Tauá/CE realizará a chamada pública no período de 31/07/2023 até 04/08/2023. O objetivo é identificar fornecedores e estimar o preço de mercado para a contratação de uma empresa especializada para aplicação de método de ensino de inglês com apoio de plataforma(s) digital específica(s) e licenciada (locação). O serviço incluirá instalação, implantação, configuração, atendimento e suporte técnico 24 horas, treinamento e manutenção com atualizações e importação/conversão de dados. O contrato terá duração de até 12 meses e visa complementar o conteúdo programático das escolas municipais, com foco em pronúncia e conversação.

Informações:

pmtsetordecompras2021@gmail.com

procedimentosadm2021@gmail.com

Matilde Gomes Cavalcante - Coordenadora dos Procedimentos Administrativos

#TauaSolidario 24/07/2023 GABINETE DA PREFEITA MINISTRO WELLINTON DIAS AFIRMA QUE TAUÁ SOLIDÁRIO É REFERÊNCIA PARA O BRASIL

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellinton Dias, visitou a cidade de Tauá no último dia 21, junto com o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e o Secretário Artur Bruno, que representou o Governador Elmano de Freitas.

A visita do Ministro Wellinton Dias foi realizada com o intuito de conhecer os frutos do Programa Tauá Solidário e ações de desenvolvimento social na cidade. Um programa criado pelo município de Tauá de forma pioneira no Brasil, que visa a emancipação do cidadão através de cursos de capacitação, que tem foco no mercado empreendedor.

O Tauá Solidário será replicado em através pelo Governo Federal, em cidades de todo o país. E foi citado pelo ministro Wellinton Dias como uma "referência para o Brasil".

Durante a solenidade, ocorreu a assinatura de protocolos e termos de cooperação, que fortalecem as relações com o Governo Federal e Estadual. Trabalhando para reduzir a desigualdade social, promover a emancipação cidadão e dar mais dignidade as famílias em estado de pobreza e extrema pobreza.

#Aeroporto 13/06/2023 GABINETE DA PREFEITA REGIONALIZAÇÃO DE AEROPORTOS: ASSESSOR DA INFRAERO VISITA TAUÁ E ATESTA ESTRUTURA DO AEROPORTO DO MUNICÍPIO

Na tarde desta terça-feira, 13 de junho, o assessor da presidência da INFRAERO, Geraldo Acioly, visitou o Aeroporto Regional de Tauá, Pedro Teixeira Castelo, para análise da estrutura. A presença do assessor e da equipe técnica marca o início do processo de regionalização das operações dos aeroportos no interior do Ceará.

Na reunião estava a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, o prefeito de Parambu, Romulo Noronha, o prefeito de Independência, Valdi Coutinho e o vice-prefeito de Arneiroz, Leonardo. Além dos gestores da região, o evento contou com a equipe técnica da INFRAERO, comerciantes e secretariado do município de Tauá, vereadores e comunicadores.

O engenheiro Vitor Rizzotto confirmou a qualidade da estrutura do Aeroporto da cidade de Tauá "Os aeroportos do Ceará me surpreenderam, pois estão muito bem estruturados. O aeroporto de Tauá de forma está muito bem estruturado, e permite voos de pequeno e médio porte", afirmou.

O Aeroporto Regional de Tauá, encontra-se a 7,0 km ao norte da área urbana do município e pode receber voos que darão para a população da região dos Inhamuns mais rapidez na hora de viajar.

#DiaDasMães 11/05/2023 GABINETE DA PREFEITA DIA DAS MÃES EM TAUÁ: PREFEITURA PREPARA SORTEIO COM MAIS DE 100 PRÊMIOS E 5 MOTOS

Prefeitura de Tauá, está se preparando para celebrar o Dia das Mães de uma maneira especial. Um momento repleto de surpresas e prêmios, são mais de 100 prêmios em jogo, incluindo cinco motocicletas, a festa promete ser inesquecível. O evento acontece no dia 13 de maio, a partir das 16h, na praça Dr. Alberto Feitosa Lima.

O ponto alto da festa será o sorteio dos prêmios. A Prefeitura de Tauá, em parceria com a sociedade civil, conseguiu reunir uma incrível variedade de presentes para as mães presentes no evento. Entre os mais de 100 prêmios estão geladeiras, fogões, televisões, micro-ondas. Além disso, cinco sortudas terão a chance de levar para casa uma motocicleta novinha em folha, serão duas Honda Biz 110cc e três Honda Start 160cc.

Para participar do sorteio, as mães devem chegar ao local as 16h, para receber a pulseira com o número de participação. Cada pulseira terá um número único e, durante o evento, serão sorteados os números premiados. A expectativa é que a emoção e alegria estejam presentes em cada momento do sorteio, proporcionando uma experiência única para todas as participantes.

Além do sorteio, a festa do Dia das Mães em Tauá contará com show do Cantor Márcio Campos, além da Orquestra Chico Clarinete. A intenção é proporcionar um ambiente agradável e descontraído para que as mães possam desfrutar de momentos especiais juntas.

A Prefeitura de Tauá destaca a importância de valorizar e reconhecer o papel fundamental das mães na sociedade. O evento do Dia das Mães é uma forma de expressar gratidão e carinho por todas as mães tauaenses, oferecendo uma festa grandiosa e repleta de prêmios para tornar o dia delas ainda mais especial.

Portanto, se você é mãe ou deseja homenagear sua mãe, não perca a festa do Dia das Mães em Tauá. A partir das 16h do dia 13 de maio, dirija-se ao local indicado e participe dessa celebração única. Aproveite a oportunidade de concorrer a mais de 100 prêmios e, quem sabe, sair de lá com uma das cinco motocicletas.

#CearáSustentável 22/03/2023 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ CONQUISTA DUAS PREMIAÇÕES DO SELO TCE CEARÁ SUSTENTÁVEL

O Município de Tauá conquistou duas premiações do Selo TCE Ceará Sustentável, em reconhecimento as ações desenvolvidas pela gestão. Os prêmios correspondem a implantação efetiva da Política Municipal de Meio Ambiente (Lei 2588, de 19 de maio de 2021) e Superintêndia do Meio Ambiente de Tauá, pela tecnologia social Recicla Escolar.

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) premia a cada dois anos os órgãos e entidades que desenvolvem ações significativas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que proporcionem melhor qualidade de vida as pessoas com respeito ao meio ambiente. O Resultado da premiação está no Diário Oficial do TCE-Ceará, de 20 de março de 2023.

Na Edição 2022/2023, o município de Tauá foi premiado duplamente, em duas categorias, pela implantação efetiva da Política Municipal de Meio Ambiente (Lei 2588, de 19 de maio de 2021) e a Superintência do Meio Ambiente de Tauá (SUPERMATA) pela tecnologia social Recicla Escolar, ação de educação ambiental e destinação adequada de resíduos sólidos de unidades escolares.

A Prefeita Patrícia Aguiar, desde o início de sua gestão, determinou que as ações da administração devessem ter foco na sustentabilidade na convivência harmônica que possibilitasse a melhoria de vida dos munícipes, o desenvolvimento econômico, todavia, sempre se preocupando em minimizar os efeitos no meio ambiente.

E a partir de um trabalho integrado, um conjunto de ações possibilita menor impacto ambiental, a saber:

- Coleta seletiva implantada como geração de renda, na Associação dos Catadores, e como política social no programa Tauá Solidário;

- Destinação correta de resíduos, como óleo e gorduras, para a empresa Sabão Juá, pneus inservíveis para a empresa RECICLANIP;

- Implantação de 100 mil metros de piso intertravado, com reuso, do paralelepípedo para pavimentação de outras ruas;

- Substituição gradual de toda a iluminação pública por lâmpadas de LED, mais eficientes/econômicas;

- Poços profundos e redes adutoras assegurando água de boa qualidade nas localidades mais carentes;

- Implantação de sistemas de purificação de água em todas as escolas (Projeto PurÁgua) e usinas de energia solar, nas 10 maiores escolas.

#OrdemdeServiço 16/03/2023 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA DE TAUÁ ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DA UNIDADE DE ATENDIMENTO E BEM-ESTAR ANIMAL DO MUNICÍPIO

Nesta sexta-feira, 17 de março de 2023, a Prefeita Patrícia Aguiar, assina a ordem de serviço da construção da Unidade de Atendimento e Bem-Estar Animal de Tauá - UABA. A solenidade acontece no Gabinete da gestora municipal, a partir das 16 horas. O sonho de muitos anos será finalmente realizado e a cidade de Tauá terá uma estrutura física adequada para cuidar dos animais que necessitam de atendimento e cuidado.

A primeira Unidade de Atendimento e Bem-estar Animal contará com recepção, ambulatórios, salas de cirurgias, consultórios, canis, gatis e vários outros espaços pensados para atender bem e de forma segura cães e gatos de Tauá e região. Serão oferecidos serviços de consultas, medicações, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias, internações e ambulatórios. Prestará apoio à execução de programas de Saúde Pública, Controle de natalidade de animais abandonados, reprodução e sanidade animal.

A Unidade de Atendimento e Bem-estar Animal funcionará com assistência veterinária a pequenos animais, nas áreas de clínica e cirurgia, com atendimento ambulatorial ou hospitalar, e consultas de modo geral. Além do atendimento dirigido a comunidade de forma direta, essa grande unidade hospitalar se converterá em ponto de referência para clínicos veterinários autônomos, uma vez que muitos profissionais buscam apoio para elucidação de situações clínicas, seja através do uso de equipamentos e outros serviços.

A UABA será construída nas proximidades da Fábrica de Calçados, e contará com uma estrutura física completa, incluindo recepção, salas de direção, material esterilizado, laboratório, área de serviço, salas médicas e cirúrgicas, salas de consultórios, ambulatório, banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência, sala administrativa, sala de vacinação, depósito de vacinas, depósito de material de limpeza, refeitório, copa, sala para técnicos e operadores, depósito de ração, almoxarifado, garagem e vagas de estacionamento externas.

A construção da UABA é uma iniciativa importante para a cidade de Tauá e sua população. A nova estrutura proporcionará um ambiente adequado para o atendimento e cuidado dos animais que necessitam de tratamento médico, além de oferecer uma melhor qualidade de vida para os animais. O investimento total para a construção da Unidade será de R$ 1.642.126,25. É um investimento significativo, que representa um grande avanço para a cidade de Tauá e sua população.

A Prefeita Patrícia Aguiar destaca que a construção da UABA é um compromisso assumido com a cidade e sua população, e que é uma grande satisfação poder realizar um sonho de muitos anos. A nova estrutura representará um avanço significativo para o atendimento e cuidado dos animais na cidade, além de promover um ambiente mais justo e saudável para eles. A população de Tauá pode esperar por uma estrutura moderna, adequada e segura para cuidar dos animais da cidade.

#Mulher 07/03/2023 GABINETE DA PREFEITA PROTEÇÃO À MULHER: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ALINHA AÇÕES DE PROTEÇÃO JUNTO AO JUDICIÁRIO

A prefeita, Patrícia Aguiar, recebeu a juíza do Fórum de Tauá, Carliete Palácio, na tarde desta terça-feira (07/03), para falar sobre ações que possam fortalecer a proteção de mulheres.

A reunião contou com representantes da Secretaria da mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Proteção Social, Procuradoria Geral, Secretaria de Segurança e Patrulha da Mulher. Todos esses setores fazem parte da rede de acolhimento e trabalho direto com o público feminino, que sofrem violência e estão em estado de vulnerabilidade.

O objetivo desta reunião é fortalecer políticas e ações que colaboram para proteger e assistir as mulheres tauaenses, que passam por situações de violência e estão em estado de vulnerabilidade.

#MedicinaVeterinaria 03/02/2023 GABINETE DA PREFEITA MEDICINA VETERINÁRIA EM TAUÁ: MAIS UMA CONQUISTA TAUAENSE

O mês de janeiro foi marcado por inúmeras conquistas no Município de Tauá, uma delas, a implantação do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A prefeita Patrícia Aguiar, tornou-se umas das peças fundamentais para o sucesso da chegada do curso ao Município.

Para construção de um novo campus da Uece, a instituição recebeu do Município um terreno de 20 hectares, na área urbana da cidade. O espaço abrigará, além do novo curso, os cursos já existentes na unidade.

O curso deve começar no segundo semestre deste ano ainda no atual campus, com 40 vagas disponíveis. Oportunizando a formação de nível superior a jovens e adultos do município, da região e de todo o Brasil.

A graduação de Medicina Veterinária vem para fortalecer a cultura da ovinocaprinocultura, uma das grandes paixões do povo tauaense. Vocação, amor e cuidado marcam essa característica singular das pessoas da terra do bode e carneiro.

Quer saber mais informações sobre como ingressar no curso? Acesse o site da Universidade Estadual do Ceará.

#ColoniaDePescadores 11/01/2023 GABINETE DA PREFEITA COLÔNIA DE PESCADORES: MUNICÍPIO DE TAUÁ INVESTE MAIS DE 70 MIL NA COOPERATIVA

O Município de Tauá, nesta quinta-feira (12/01), realiza a solenidade de entrega da reestruturação do prédio da Colônia de Pescadores. Essa ação é um incentivo financeiro para valorizar famílias tauaenses que vivem da cultura da pesca. A solenidade ocorre às 18h, na sede da Colônia de Pescadores Z-43.

Em 23 de agosto de 2022, o Município de Tauá realizou o repasse do incentivo financeiro, no valor de R$ 74.358,81 (setenta e quatro mil, trezentos e oitenta e oito reais e um centavo) para a Colônia de Pescadores Z-43. E agora é hora de colher os frutos deste investimento, ou melhor, pescar.

Mais de 250 famílias estão sendo beneficiadas com este incentivo. Esta ação cumpre um importante papel social, de impulsionando a comercialização do pescado, gerando mais empregos e renda.

Na solenidade ainda serão entregues kits, contendo garrafa térmica, chapéu, camisa, protetor solar, boias, colete salva vidas, anzóis, carretel, chumbo e fita de linha. Material essencial para os profissionais da pesca. Ainda serão sorteados dois motores e dez canoas.

Essa é mais uma ação do Município de Tauá, que sob a administração da prefeita Patrícia Aguiar e da vice-prefeita Fátima Veloso vem desenvolvendo investimentos na geração de empregos para o povo tauaense.

#LaçosdeAmor 07/12/2022 GABINETE DA PREFEITA LAÇOS DE AMOR: MUNICÍPIO DE TAUÁ REALIZA CASAMENTO COMUNITÁRIO

A hora do Sim chegou. O Município de Tauá realizou, nesta terça-feira (06/12), a primeira edição do Programa Laços de Amor: Casamentos Comunitários. E vinte e cinco casais realizaram o sonho de oficializar a sua união de forma civil e gratuita em uma cerimônia preparada para esse momento único.

Amar, cuidar e casar. Pensando em desenvolver políticas públicas para a família, o Município de Tauá, através da Secretaria de Políticas da Mulher, Juventude, Idoso, Drogas e Família e Secretaria de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, criou o Programa Laços de Amor.

O programa esteve presente durante toda a preparação das noivas. O Município as presenteou com um "Dia de Noiva", uma parceria com o Salão da Carla, Marcia Sales Beauty e Fabiola Make e C&A. Com penteado e make pronta as noivas já estavam prontas para o momento do sim.

A ação foi sonhada no coração desta gestão, prefeita Patrícia Aguiar e a vice-prefeita Fátima Veloso, e desenvolvida para oficializar o amor de muitos casais, que não podiam realizar a cerimônia pelo custo alto para algumas famílias.

#13salario 01/12/2022 GABINETE DA PREFEITA SERVIDORES COMISSIONADOS DO MUNICÍPIO DE TAUÁ RECEBERÃO 13° SALÁRIO

A prefeita do Município de Tauá, Patrícia Aguiar, anunciou nesta quinta-feira (01) que os servidores de cargos comissionados terão direito a receber o 13° salário no dia 15 de dezembro. Compromisso de uma gestão cuidadosa e que respeita seus servidores. Essa ação é inédita no Município.

Os cargos comissionados dizem respeito àqueles cujo processo de admissão passa diretamente pela livre escolha, nomeação e exoneração. São funções normalmente atribuídas em posição de gestão, administração ou assessoramento.

Os cargos comissionados são aqueles ocupados transitoriamente por colaboradores públicos nomeados por autoridade competente. Dessa forma, são agentes fundamentais para manter a gestão municipal.

13º salário tem um valor equivalente a um mês de salário extra, desde que se tenha trabalhado um ano inteiro na empresa. Para quem trabalhou menos de 12 meses, o valor pago é proporcional ao tempo trabalhado.

#Gestão 28/10/2022 GABINETE DA PREFEITA MUNICÍPIO DE TAUÁ COMUNICA RECOMENDAÇÕES DOS MINISTÉRIOS PUBLICO ELEITORAL E DO TRABALHO
#Gabinete 01/09/2022 GABINETE DA PREFEITA FÁTIMA VELOSO ASSUME COMANDO INTERINO DE TAUÁ COMO PREFEITA DO MUNICÍPIO

Vice-prefeita, Fátima Veloso, assume o comando interino do Município de Tauá. O ato de transmissão do cargo foi realizado no gabinete do Executivo, na tarde da última quarta-feira (31/08), em solenidade. Fátima Veloso substituirá a Prefeita Patrícia Aguiar, que entrou com pedido de licença até o dia 10 de outubro de 2022.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Genival Coutinho, coordenou a solenidade, realizando a leitura do Decreto Legislativo aprovado pela Câmara Municipal, autorizando a Prefeita e a Vice, a se licenciarem do cargo por período superior a 15 dias, de acordo com suas conveniências. Em seguida, ele deu posse à Vice-prefeita.

Em sua fala, a Prefeita empossada Dra. Fátima Veloso agradeceu aos presentes e disse que a sintonia existente entre ela e a Prefeita, permitirá a continuidade dos projetos e ações administrativas conforme o plano de Governo e ressaltou a confiança recebida da gestora licenciada.

Secretários municipais, vereadores, assessores, empresários, servidores públicos e familiares da Prefeita empossada também participaram do ato solene, entre eles o ex-prefeito Sousa Bastos, esteve presente.

#Leis 16/08/2022 GABINETE DA PREFEITA TERÇA-FEIRA MARCADA PELA ASSINATURA DA LEI DE FIXAÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS E DO PISO SALARIAL DE ENFERMAGEM

Na tarde desta terça-feira, foi realizada a assinatura de duas novas Leis aprovadas pela Câmara Municipal de Tauá. A solenidade que marca mais uma conquista para servidores públicos e enfermeiros de Tauá ocorreu no Gabinete da Prefeita Patrícia Aguiar e da vice-prefeita Fátima Veloso.

Os Projetos de Lei foram encaminhados pela gestora do Município e aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal. O evento sanciona as leis que prevêem melhores salários para os servidores públicos e para os profissionais da enfermagem.

A primeira assinatura ocorreu com a presença de servidores públicos de Tauá. A Lei Municipal N° 2700, de 15 de agosto do ano de 2022, fixa o vencimento dos servidores municipais. Uma conquista muito esperada pelos profissionais e agora realizada.

Tauá é o primeiro município cearense a se adequar ao piso salarial dos enfermeiros. A partir da Lei Municipal N° 2701, de 15 de agosto de 2022, atualiza o piso salarial para os cargos de enfermeiro, técnico em enfermagem e auxiliar de enfermagem, de acordo com a Emenda Constitucional.

Essas são ações de valorização profissional tanto para os profissionais do Município de Tauá.

#proama 07/07/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR SE REÚNE COM SECRETÁRIA ONÉLIA SANTANA E APRESENTA PROJETO PROAMA

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, se reuniu na última quarta-feira (06) com a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, na sede da SPS, em Fortaleza. No encontro, a Prefeita apresentou o Programa Municipal de Proteção Inclusiva - Quem Ama Cuida (Proama), que atende a população em vulnerabilidade econômica e social.

Atualmente, 106 gestantes de Tauá estão sendo assistidas pelo Proama. Elas vivem em extrema pobreza e são acompanhadas não apenas durante a gravidez, mas também após o parto e inclui o cuidado também com a criança. "Nossa prioridade é a mãe, porque cuidando dela, cuidamos também da criança e de seu futuro", destacou Patrícia.

A reunião foi contou ainda com a presença do coordenador da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, e com a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

Durante a reunião, a Prefeita apresentou ainda as ações desenvolvidas para dar oportunidade de emprego e renda para a população, entre elas a Feira da Mulher Empreendedora de Tauá (Femet). Onélia elogiou a iniciativa e deverá fazer uma feira nos mesmos moldes abrangendo todo o Ceará.

#AssinaturaOrdem 28/06/2022 GABINETE DA PREFEITA IZOLDA CELA E PATRÍCIA AGUIAR INAUGURAM PRAÇA DA JUVENTUDE E ASSINAM IMPORTANTES ORDENS DE SERVIÇO

A presença da Governadora do Ceará, Izolda Cela, no Município de Tauá, foi marcada pela inauguração da Praça da Juventude e por duas importantes assinaturas de ordem de serviço: a autorização para construção do Parque de Exposições e de uma Praça Mais Infância. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (27).

Com 11 mil metros quadrados, a Praça da Juventude tem estrutura para a prática de diversas modalidades esportivas, como futebol, skate, atletismo e esportes de areia, e também conta com um anfiteatro para apresentações artísticas.

O espaço tão desejado pela comunidade já está sendo preenchido pelos tauaenses. A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, colocou "A comunidade já está nos procurando para marcar os horários para práticas de atividades", afirmou a gestora municipal.

A Praça Mais Infância, que será construída no bairro Bezerra e Sousa, é um local que irá acolher centenas de famílias tauaenses em estado de vulnerabilidade. E também será um espaço de lazer e convivência para a comunidade, com estrutura para brincadeira, socialização e bem estar para crianças e suas famílias.

Com um investimento de R$18 milhões, o Parque de Exposições era uma obra esperada pela comunidade. Este equipamento irá beneficiar a economia local, que está firmada na ovinocaprinocultura. O espaço, que é o segundo maior do Estado, promove e movimenta o comercio local.

#Visita 08/06/2022 GABINETE DA PREFEITA CHEGADA DA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR ENEVA DEVERÁ GERAR MAIS DE 300 EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS NO MUNICÍPIO DE TAUÁ

Em visita ao Município de Tauá, a equipe técnica da empresa Eneva reuniu-se com a prefeita Patrícia Aguiar. A chegada da empresa ao Município deve impactar positivamente a economia local, gerando emprego de forma direta e indiretamente para mais de 300 tauaenses.

Eneva tem um projeto de expansão do ativo solar que já existe em Tauá, elevando a capacidade atual. Hoje a disponibilidade equivale a 1 megawatt, a empresa deve a ampliar para chegar ao pico de 65 megawatt.

Segundo o responsável fundiário, Guilherme Bazan, o investimento será de mais 140 milhões de reais na ampliação e beneficiará mais de 100 mil habitantes. A empresa ainda conta com Programa de qualificação de operadores, o que vai ajudar para formação técnica dos futuros colaboradores da Eneva no Município.

A prefeita Patrícia Aguiar expressou o desejo de transformar a cidade de Tauá em um modelo. "Queremos transformar Tauá em um município verde. Pois a nossa população compreende a importância e tem adesão à implantação de projetos como esse", afirmou a gestora.

Tauá já é um Município Modelo em projetos inovadores, que pautam o meio ambiente e a melhor qualidade de vida dos munícipes. O representante da Eneva, Luiz Gonzaga parabenizou a gestão municipal afirmando que Tauá é um canteiro de obras e colocou que o Município é o cenário ideal para implantação da empresa "Permite trazer indústria, por causa da capacidade energética", afirmou Luiz Gonzaga.

Tauá foi a primeira cidade da América Latina a possuir uma usina de energia solar em escala comercial, um marco para o Município. Muito a frente do seu tempo, o Município foi alvo do investimento ainda em 2011, abrindo portas para que outras empresas também enxergassem as potencializas da Princesa dos Inhamuns.

#AssinaturaOrdem 08/06/2022 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ: O MAIOR CANTEIRO DE OBRAS DO CEARÁ INVESTE MAIS DE 10 MILHÕES EM OBRAS NESTA TERÇA-FEIRA

A prefeita e a vice-prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar e Fátima Veloso, assinaram na última terça-feira (07/06), uma série de ordens de serviço que permitem o inicio de obras importantes para o Município. A urbanização da Vila de Santa Tereza, a implantação da Praça do Povo, a reforma do Centro de Negócios e do Mercado Público.

A Vila de Santa Tereza receberá um investimento de mais de 4,5 milhões de reais para obra de urbanização. O projeto conta com 2 praças de entrada e praças para avenida principal da Vila. A obra ainda contempla a pavimentação das vias.

A prefeita ainda assinou a ordem de serviço para a implantação da praça do povo e urbanização do bairro Bezerra e Sousa. O Município está investindo cerca de 600 mil reais no projeto que irá melhorar o trânsito do bairro. O equipamento conta com uma praça e também com a urbanização.

E pensando nos empreendedores do Município que fazem parte do Centro de Negócios e do Mercado Público, a reforma para ambos. Que dará espaços mais amplos, modernos e pensados para gerar ainda mais conforto para todos. O projeto é um investimento de mais de 5 milhões de reais.

Todas as obras totalizam um investimento de mais de 10,2 milhões de reais. A solenidade contou com a presença e participação dos membros das comunidades e beneficiários das ordens de serviços dadas.

#AssinaturaOrdem 27/05/2022 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ INVESTE MAIS DE 20 MILHÕES DE OBRAS NAS AREAS DE EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA E RECURSOS HIDRICOS DO MUNICÍPIO

Na última terça-feira (24/05) na Praça do Esporte e Cultura no Bairro Bezerra e Sousa, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, deu Ordem de Serviço de obras e investimentos que totalizam mais de 20 milhões de reais para o Município.

Serão investidos mais de 20 milhões de reais, em áreas que impulsionam o desenvolvimento do Município de Tauá: infraestrutura viária, recursos hídricos e infraestrutura educacional.

Para o programa Tauá Vias, realizado através da Secretaria de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos (SEINFRA), será construído passagens molhadas na zona rural, facilitando o deslocamento nas estradas, trazendo mais benefícios para o homem do campo no seu deslocamento diário e o escoamento da produção agrícola, um investimento de R$ 2,85 milhões de reais.

Além disso, o programa ainda fará um investimento de R$ 5 milhões de reais, para o asfaltamento de ruas e avenidas das vilas da Zona Rural, beneficiando a população das maiores vilas e comunidades. E também, a requalificação de vias da sede do Município, com R$ 1 milhão de reais, com recursos próprios.

Outro programa que recebe parte do investimento, Águas de Tauá, realizará a construção de adutoras de abastecimento de água, será um investimento de R$ 8 milhões de reais, para levar mais qualidade vida as casas do homem do campo.

Na área da educação, são mais de R$ 8,6 milhões de reais para o Educa Tauá. Que propõe a implantação de um sistema de energia solar, gerando uma economia de mais R$ 100 mil reais por mês. E também será implantado os purificadores de água (Projeto Purágua), em escolas municipais, beneficiando alunos da sede e do interior.

É mais um conjunto de obras que irá beneficiar os tauaenses da sede e do interior do Município.

#Administração 18/05/2022 GABINETE DA PREFEITA MUNICÍPIO DE TAUÁ CONCORRE AO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR EM FORTALEZA

O Sebrae Ceará realiza nesta quinta-feira (19 de maio), a solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza. O Município de Tauá concorre ao Prêmio com os projetos: o Tauá Empreendedor e o Tauá terra do carneiro: porteiras abertas para o desenvolvimento.
O Prêmio é um reconhecimento aos prefeitos(as) e administradores regionais que desenvolveram projetos com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.
Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor já realizou 10 edições, contando com a participação de cerca de 10 mil inscritos, com 918 projetos vencedores estaduais e 94 projetos vencedores nacionais. Foram mais de 600 municípios premiados em todo o Brasil.
Da edição XI participam da premiação 55 projetos, inscritos por 48 gestores municipais cearenses que encontraram na iniciativa do Sebrae uma forma de valorização das suas gestões municipais, já que o Prêmio tem sido um instrumento valioso para identificar prefeitos e prefeitas que enxergam nos pequenos negócios, aliados na promoção do emprego, da renda, da inovação e do desenvolvimento econômico.

Histórico da Prefeita Patrícia Aguiar no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendor
A prefeita Patrícia Aguiar, já foi VENCEDORA do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor por TRÊS VEZES, na disputa estadual e UMA VEZ, na disputa nacional :
V EDIÇÃO - Biênio 2007/2008 - Com o CIDADE DIGITAL: Projeto de inclusão digital com foco amplo em criar oportunidades para a população e os negócios locais, sangrando-se CAMPEÃ NACIONAL em Brasília;
VIII EDIÇÃO - Biênio 2013/2014 - Com o Projeto TAUÁ EMPREENDEDOR: Projeto que destaca a ação da Prefeitura Municipal de Tauá, que com auxílio de parceiros tornou ex-ambulantes em empreendedores individuais;
IX EDIÇÃO - Biênio 2015/2016 - com o programa ROTAS DO SABER: O Projeto possibilitou o transporte seguro e de qualidade para os estudantes municipais, repercutindo na redução da evasão escolar e na melhoria da aprendizagem.

Neste ano, os projetos poderiam ser inscritos em oito categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora. O Município de Tauá inscreveu dois projetos:

Tauá Empreendedor: Tem como objetivo estrutural criar uma ambiência municipal nos mais diversos setores que favoreça o desenvolvimento dos negócios, o investimento privado e público, o empreendedorismo na área urbana e rural, e promova a competitividade setorial e empresarial contribuindo com a retomada do crescimento econômico do município. Foi instituído pela Lei Municipal 2609/2021 que e estabelece as normas gerais da política municipal do empreendedorismo, trabalho, ocupação, emprego e renda; A Política Municipal de Empreendedorismo; A Política de Inovação Tecnológica e O SIME - Sistema Municipal de Emprego de Tauá. Confira o vídeo resumo do Projeto: https://bit.ly/3PwroDC

Tauá Terra do Carneiro - Porteiras abertas para o desenvolvimento: Tem como objetivo desenvolver a economia do setor do agronegócio do município através de ações de fomento à produção e comercialização dos produtos agrícolas, fortalecimento do setor da ovinocaprinocultura e da identidade da Manta do Carneiro de Tauá, promoção das potencialidades turísticas relacionadas ao setor de eventos, artesanato e gastronomia, implantação de infraestrutura logística, de produção e comercialização, oferta de assistência técnica ao homem do campo e qualificação para o trabalho, estímulo à permanência no campo, visando à geração de trabalho, emprego e renda. Confira o vídeo resumo do Projeto: https://bit.ly/3wzlMA6

SERVIÇO: Solenidade de entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022
Data: 19 de maio de 2022, às 14h30min
Local: Teatro do Shopping RioMar Fortaleza - Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu

#DiaDasMães 04/05/2022 GABINETE DA PREFEITA DIA DAS MÃES DO MUNICÍPIO DE TAUÁ TERÁ FESTA COM O ARTISTA CHAMBINHO DO ACORDEON E SORTEO DE BRINDES

Neste sábado (07/05), a partir das 16h, acontece a Festa em comemoração ao Dia das Mães. O evento será em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário. A tradicional festa do Município contará com sorteio de brindes, apresentações culturais, tendo como atração principal o músico Chambinho do Acordeon.

Cantor, compositor e ator, Chambinho do Acordeon descobriu cedo seu talento musical, ainda criança, aprendeu a tocar sanfona com o avô. Em 2012, foi selecionado para interpretar Luiz Gonzaga no filme "Gonzaga - de pai pra filho". O artista gravou diversos CDs e DVDs, com participação de Dominguinhos, Fagner, Flávio José e outros.

A Prefeita do Município de Tauá, Patrícia Aguiar ressaltou a importância do evento "Após a queda dos índices da pandemia do covid-19 e seguindo as orientações sanitárias, estamos organizando com todo o carinho o retorno desta merecida homenagem à todas as mães do nosso município. Você mamãe da sede e do interior é nossa convidada especial, para esta homenagem especial, que a partir deste ano fará parte do nosso calendário", afirma.

Para receber às mães do município será criado um espaço propício para a homenagem, com arquibancadas, palco e cadeiras seguindo todos os protocolos sanitários. As Agentes Comunitárias de Saúde terão papel importante nos próximos dias, fazendo a entrega das senhas para as mães da zona urbana e rural, serão distribuídas mais de 18 mil senhas para participar dos sorteios.

Atenção, os brindes só serão entregues para as mamães que estiverem no evento, no momento do sorteio.

#MedicinaVeterinaria 26/04/2022 GABINETE DA PREFEITA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA EM TAUÁ. UM SONHO QUE JÁ É REALIDADE!

Nesta terça-feira, 26 de abril, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou o EDITAL Nº11/2022-FUNECE, do Concurso Público para o Cargo de Professor do Curso de Medicina Veterinária, do Campi da UECE situado no Município de Tauá.

A implantação do curso foi anunciada oficalmente na visita ao município de Tauá, do então Governador do Estado, Camilo Santana, no dia 22 de março deste ano, que contou com a presença da Prefeita Patrícia Aguiar. Momento este que contou também com o anúncio de duas novas obras para o município: a construção do Parque de Exposições e da 1ª Etapa do Sistema Adutor Arneiroz - Sertão dos Inhamuns, parte do Projeto Malha D'Água, que somarão R$ 68 milhões em investimentos, em nossa região.

"Essa é uma grande conquista não só para o município de Tauá, mas para toda a Região dos Inhamuns, e é uma vocação natural da Região. É mais desenvolvimento, estivemos tratando sobre a instalação do curso com o governador Camilo Santana e hoje se torna realidade", destaca a Prefeita Patrícia Aguiar.

Serão 31 vagas para Professores, destinadas ao Campi de Tauá, nas mais variadas areas de atuação que compreendem o ensino da Medicina veterinária, o Curso deve ser iniciado em 2023, segundo o reitor da UECE, Hidelbrando Soares. Confira o edital na integra em nossa BIO em https://www.instagram.com/tauaoficial/ ou no link: https://bit.ly/3OELXxl

#LutoOficial 06/03/2022 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS EM SINAL DE PESAR PELO FALECIMENTO DO MÉDICO E EX-PREFEITO DE Dr. Domingos Gomes foi prefeito do Município de Tauá em duas legislatura, 1967 a 1971 e de 1973 a 1976
#SeloUnicef 23/02/2022 GABINETE DA PREFEITA 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF REALIZADO COM SUCESSO

Nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, o Município de Tauá realizou o Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef, com o objetivo de discutir o planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no município. A cerimônia aconteceu no Parque da Cidade, onde tendas dos projetos voltados para a infância e adolescentes foram instaladas para a visitação.

O Fórum tem como finalidade a elaboração de um plano de trabalho para nortear nos próximos anos as ações do município no que diz respeito a implantação, consolidação e ampliação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, e teve a presença de representantes da gestão municipal e da sociedade civil.

O I Fórum Comunitário é uma das etapas do Selo Unicef, sendo um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade, sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem o objetivo de unir esforços em muitas áreas públicas para que a infância e a adolescência sejam prioridade nas políticas públicas. Por meio de ações Intersetoriais, planeamento participativo por resultados e a mobilização de adolescentes facilitamos compromissos dos gestores, dos profissionais e da sociedade para melhorar a vida das crianças e dos adolescentes nos seus municípios.

"Ao aderir ao Selo Unicef, Tauá assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência, a gestão municipal trabalha para fortalecer e assegurar, cada vez mais, a melhoria dos indicadores de impacto social do município voltadas à criança e ao adolescente. Neste fórum, através da participação popular tomamos decisões coletivas, além de ser um espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas sociais municipais", avaliou a Prefeita Patrícia Aguiar.

Como parte da metodologia do Selo Unicef, as ações estratégicas das áreas da Saúde, Educação e Proteção Social que estão sendo realizadas e continuarão até o ano de 2024, foram aprovadas por unanimidade, pelos consultores convidados.

#SeloUnicef 21/02/2022 GABINETE DA PREFEITA MUNICÍPIO DE TAUÁ PROMOVE I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2021-2024 O evento será realizado nesta terça e quarta-feira, 22 e 23 de fevereiro, no Parque da Cidade
#SeloUnicef 16/02/2022 GABINETE DA PREFEITA 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF ACONTECE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA O Município de Tauá planeja e discute com a sociedade as ações que serão desenvolvidas na iniciativa
#Decreto 15/02/2022 GABINETE DA PREFEITA DECRETO DETERMINA QUE NÃO HAVERÁ PONTO FACULTATIVO E NEM A REALIZAÇÃO DE EVENTOS DE PRÉ-CARNAVAL E CARNAVAL EM TAUÁ Os servidores do município trabalharão normalmente nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.
#Gabinete 05/10/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR GARANTE UM NOVO PARQUE DE EXPOSIÇÕES PARA TAUÁ APÓS AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR CAMILO SANTANA Nesta semana Tauá deu mais um passo para a concretização de um grande sonho dos produtores rurais do município, nesta segunda-feira, 4 de outubro, a Prefeita Patrícia Aguiar, ao lado do ex-vice-governador Domingos Filho, estiveram com o secretário de Relações Institucionais Nelson Martins. A reunião serviu para acertar os detalhes da implantação do novo Parque de Exposições de Tauá, fruto de audiência da Prefeita com o Governador Camilo Santana. A Gestão Municipal apresentará áreas do município viáveis para a construção do maior Parque de Exposições da Região, estão previstos pavilhões de exposições, leilões, estacionamento, área para eventos gastronômicos, praça, dentre outros atrativos. “é extremamente importante a construção de um novo Parque, será o maior centro de eventos da Região. Vamos fortalecer as atividades da agricultura e, ao mesmo tempo, promover eventos culturais e outros que valorizam nossa cidade, em breve divulgaremos novos detalhes.”, comentou a Prefeita Patrícia. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 29/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PRECATÓRIOS DO FUNDEF: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ANUNCIA O DEPOSITO DO RECURSO NA CONTA DA PREFEITURA DE TAUÁ Após anunciar na última semana, a decisão da 2ª Vara da Justiça Federal que determinou ao Banco do Brasil a transferência imediata dos valores do Precatórios do Fundef para a conta da Prefeitura de Tauá, a Prefeita Patrícia Aguiar divulgou na noite desta quarta-feira, 28 de setembro, o extrato bancário, que comprova o deposito dos recursos em conta, num total de R$ 81.733.935,80 (oitenta e um milhões, setecentos e trinta e três mil, novecentos e trinta e cinco reais e oitenta centavo). Patrícia Aguiar reiterou o compromisso de usar os 60% do valor dos recursos para os professores, esperando que não exista nenhuma determinação judicial que a impeça. Os recursos serão aplicados em conta específica até a decisão do Tribunal de Contas da União sobre o assunto. “Já determinamos a aplicação, em conta específica, do valor referente aos 60% desse recurso precatório, em virtude de termos hoje um julgamento liminar do TCU que impede aos governos estaduais e municipais de fazerem rateio, no momento. Os restantes 40% serão investidos na Educação conforme o nosso planejamento e necessidades do município. Com certeza será um novo momento para a Educação de Tauá”, celebrou a Prefeita. Ressalta-se que este desfecho só foi possível após a Prefeita Patrícia Aguiar acionar no início de 2016, em sua última gestão, advogados para recuperar os valores, sendo a ação ajuizada em 14 de novembro de 2016. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 29/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR LANÇA O EDITAL PARA A PRÉ-INSCRIÇÃO DO PROGRAMA TAUÁ EDUCANDO PARA O TRÂNSITO Na tarde desta quarta-feira, 29 de setembro, em seu gabinete a Prefeita Patrícia Aguiar realizou o lançamento do EDITAL DE PRé-MATRíCULAS PARA O PROGRAMA TAUÁ EDUCANDO PARA O TRâNSITO. Uma ação de sucesso criada em 2008, pelo então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o tauaense, Domingos Filho, que apresentou o Projeto ao Governador na época Cid Gomes, que atendeu o pleito, transformando em Lei Estadual. O Programa Tauá Educando Para o Trânsito em suas edições anteriores, já beneficiou mais de 8.000 tauaenses e retorna a ser executado em nosso município. O Programa conta com a formação de turmas com professores locais, que irão realizar a capacitação educacional de tauaenses na sede e em todos os distritos, com a disponibilização de material didático e fardamento, para a conquista da Carteira Nacional de Habilitação através do Programa CNH Popular do Governo do Estado, tudo de forma gratuita. Uma ação intersetorial coordenada pela Autarquia Municipal de Trânsito – AMT em parceria com a Secretaria da Educação. Participaram também da Solenidade o Secretário da Educação João álcimo Viana Lima, o Diretor da Autarquia Municipal de Trânsito Warton Lima, técnicos e assessores das duas pastas. A Pré-matrícula tem como objetivo a composição de banco de pessoas interessadas em estudar legislação de trânsito para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Quem poderá participar? Pessoas do Município de Tauá, residentes na sede ou nos distritos que estejam matriculados ou venham a se matricular em turmas de Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino ou no Ensino Médio e Educação Profissional na rede pública estadual de ensino, com, no mínimo, 18 anos de idade completos. Como realizar a Pré-Inscrição Dias, horários e local. Edital da Pré-inscrição: https://bit.ly/2Wn2L5G Formulário para a Pré-inscrição: https://bit.ly/3AT6ZB2 Data: 18 a 22 de outubro de 2021 Horários: De 8h ás 12h e de 14h ás 17h. Local: Cine Teatro Maria Carmem, Parque da Cidade - Centro NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 28/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ FORTALECE A POLÍTICA DO ARTESANATO E A ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO Nesta segunda-feira 28 de setembro, o Centro Público de Economia Solidária recebeu mais uma comitiva da CEART - Central do Artesanato do Estado do Ceará, com o objetivo de retomar as ações de capacitação para o setor artesanal. A comitiva formada pela a técnica Adriana Albuquerque da CEART e a design Mariana Marcial que se reuniram com as artesãs para agendar a realização de capacitação para o desenvolvimento de uma nova coleção artesanal. Como é tradição, a comitiva foi recebida com o famoso Chá com Arte ofertado pela Associação ArtInhamuns. A associação estará, com apoio do município e parceria com a CEART, na 21ª Feira Internacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE que acontecerá no mês de dezembro em Olinda- PE, sendo a primeira colocada no edital de seleção para o evento junto a Estado. A Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, Científico e Empreendedorismo (STDETE) vem retomando importantes parcerias e realizando ações voltadas para o fortalecimento do setor artesanal e desenvolvimento da economia solidária. “é uma determinação da Prefeita Patrícia Aguiar, o fortalecimento e valorização do artesanato e da economia do nosso município. Fazemos isso com enorme prazer porque também somos apaixonadas por essa arte” salientou a secretária da STDETE Marcia Noronha. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 24/09/2021 GABINETE DA PREFEITA SOLENIDADE DE ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA RETOMADA DA OBRA DO CENTRO ADMINISTRATIVO Na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro foi realizada a solenidade de Assinatura da Ordem de Serviço da Retomada da Obra do Centro Administrativo José Fernandes Castelo, localizado no Bairro Colibris. A solenidade foi realizada em frente ao Centro, com a participação da prefeita Patrícia Aguiar, do Ex-Vice Governador Domingos Filho, da Vice-prefeita Fátima Veloso, do empresário Edmilson Bastos, representante da construtora que irá executar a obra, secretários vereadores e população em geral seguindo as normas sanitárias e os protocolos de segurança contra a pandemia do CoronaVirus, como distanciamento, uso de máscaras, álcool gel e etc. Em 2014 a Prefeita Patrícia Aguiar, após articulações junto ao Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, celebrou um convênio para a execução da reforma do Centro Administrativo José Fernandes Castelo, no valor de R$ 6.300.000,00, sendo R$ 5.717.590,26 de recursos estaduais e R$ 571.759,02 municipais. As obras iniciadas em 2014, resultou na transferência da sede do Poder Executivo Municipal, para a Av. Cel. Lourenço Feitosa, no centro da cidade, antigo prédio da Justiça Estadual e atualmente continuando neste local. Em 2016 as obras foram paralisadas, após o final da gestão da Prefeita Patrícia Aguiar, e após nova articulação junto ao Governo do Estado do Ceará, estão sendo retomadas através da celebração de um novo convênio, as obras serão executadas pela Construtora CHC Ltda. e fiscalizadas pela Secretaria de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos (Seinfra). As novas instalações da Prefeitura de Tauá, reunirão além dos gabinetes da Prefeita Patrícia Aguiar e da Vice-Prefeita Fátima Veloso, várias secretarias e departamentos. Tendo como o objetivo o melhor aproveitamento do espaço público e também trazer economia para os cofres do município, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores municipais e mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários, em um local com estrutura mais organizada que a anterior, salas climatizadas, e garantindo a acessibilidade, com passarelas, elevador, acesso e banheiros adaptados. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 24/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR PARTICIPA DE AÇÃO REALIZADA PELOS MORADORES DOS BAIRROS SABUJI E CONVIVER Na tarde desta sexta-feira, 24 de setembro a Prefeita Patrícia Aguiar acompanhada do ex-Vice Governador do Estado do Ceará, Domingos Filho, secretários e assessores, participou de uma ação cultural promovida pelos moradores dos bairros Sabuji e Conviver. Exposição de pinturas, produtos naturais (doces, sabonetes, etc), exposição e plantio de mudas, atividades reacreativas com crianças, realizadas na PRAçA DOS IPES, localizada entre os dois bairros. A Prefeita agradeceu o convite e fez dois importantes anúncios, a pavimentação asfáltica dos bairros através do Programa Sinalize em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a implantação do Projeto Tauá Cidade Jardim, onde todas as praças da sede e do interior do município serão transformadas em verdadeiros espaços de convivência: com acessibilidade, nova iluminação, paisagismo, e a criação de áreas com atividade recreativas e de lazer. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 23/09/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTÍCIA BOA! PREFEITA ASSINA CONVÊNIO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA O NOVO ABATEDOURO DE TAUÁ Nesta quinta-feira, 23 de setembro, a Prefeita Patrícia Aguiar ao lado do ex-vice-governador Domingos Filho, se reuniu com o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Diassis Diniz, para a assinatura do convênio para aquisição de equipamentos para a Unidade de Produção, Abate e Curtume de Tauá. A Unidade localizada na Vila Castelo, zona rural de Tauá, aguarda desde 2016 a aquisição de equipamentos para iniciar suas atividades. Composta de um abatedouro para 30 animais/dia e de um curtume para o processamento de 1.000 peles/mês, irá beneficiar produtores de Tauá, Arneiroz e Parambu. Semanalmente em Tauá, 600 cabeças de caprinos e 700 de ovinos são comercializados para Fortaleza. Os maiores criadores das duas espécies (ovinos e caprinos) estão localizados nos municípios de Tauá, Independência, Crateús, Jaguaretama, Parambu, Santa Quitéria, Morada Nova, Tamboril, Jaguaribe e Quixeramobim, com 750.124 animais, que correspondem a 32,22% do rebanho do Estado. Tauá lidera em ambos os casos, com 174.641 cabeças. A Unidade de Produção, Abate e Curtume de Tauá vai expandir a ovino caprinocultura na Região dos Inhamuns, agregando valores á produção. “O recurso já conveniado será destinado para a compra de implementos maquinários e alguns ajustes necessários ao melhor funcionamento do equipamento, e em breve iremos inaugurar a Unidade, uma das nossas ações do Plano de Governo atendendo uma solicitação de todos os produtores da região”, ressaltou a prefeita Patrícia. “O recurso já assegurado, é um valor relativamente alto, porém a ativação do abatedouro, irá gerar uma cadeia de produção na região dos Inhamuns”, afirmou o secretário Diassis Diniz. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 15/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR PARTICIPA EM BRASÍLIA DE REUNIÃO NO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO A Prefeita de Tauá Patrícia Aguiar, esteve hoje (15 de setembro) na Capital Federal Brasília, em uma Reunião com o engenheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Igor Bezerra. O motivo da reunião, foi a busca de recursos para dar sequência nas obras de infraestrutura educacional do município de Tauá. A reunião contou com a presença do ex-Vice Governador do Estado Domingos Filho e do Secretário da Educação do município João álcimo Viana. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 15/09/2021 GABINETE DA PREFEITA OPERAÇÃO CARRO-PIPA: REUNIÃO COM A DEFESA CIVIL NACIONAL VISA GARANTIR ÁGUA DE QUALIDADE PARA COMUNIDADES Na tarde desta quarta-feira, 15 de setembro, cumprindo uma agenda de compromisso em Brasília, a Prefeita Patrícia Aguiar ao lado do ex-Vice Governador do Ceará Domingos Filho foram recebidos pelo Secretário Nacional da Defesa Civil, Dr. Alexandre Lucas, para deliberações sobre a Operação Carro Pipa em Tauá para garantir que seja fornecida água de qualidade para a população do Município. “A reunião foi bastante produtiva e vimos a boa-vontade da Defesa Civil Nacional em garantir água de qualidade para Tauá. Iremos trabalhar arduamente para proporcionar as comunidades uma fonte de água satisfatória para abastecer as localidades do interior do município”, ressaltou a Prefeita Patrícia. A Operação Carro-Pipa se trata de uma mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. Tem como objetivo a realização de ações complementares de apoio ás atividades de distribuição de água potável ás populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 13/09/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR - VALDEVAN ALVES DE FREITAS é com grande pesar que a Prefeitura Municipal de Tauá em nome da Prefeita Patrícia Aguiar, solidariza-se com a partida do Tenente Coronel da Polícia Militar do Ceará Valdevan Alves de Freitas. á família enlutada e a todos os amigos e amigas, nossas sinceras condolências, que Deus em sua infinita misericórdia o tenha em um bom lugar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 10/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR VISITA EQUIPAMENTOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TAUÁ Nesta quinta-feira, 9 de setembro, a Prefeita Patrícia Aguiar visitou diversos equipamentos públicos do Município de Tauá. Acompanhada do ex-vice Governador do Estado Domingos Filho, secretários e assessores, a Prefeita Patrícia visitou os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS II e CAPS AD, a Unidade Básica de saúde Aldeota e José ósimo II, a Casa Criativa, a Praça do Esporte e da Cultura Irani Rego, localizada no Bairro Bezerra e Sousa. “Após a diminuição acentuada dos índices de contaminação da pandemia do CoronaVirus, estamos avançando em diversas pautas neste segundo semestre de 2021, visitamos equipamento de assistência psicossocial, de saúde, de cultura e de esportes, acompanhando o trabalho desenvolvido nos espaços públicos, e nas tomadas de decisões sobre adaptações necessárias a serem feitas, grande parte das unidades públicas estão passando por reformas, e a presença do gestor é importante, para avaliar se o serviço prestado á população está a contento, destaco a Praça de Esporte e da Cultura, um local que em breve será inaugurado, contando com diversos equipamentos em benefício a todos os tauaenses”, ressalta a Prefeita Patrícia Aguiar. Após a visita a Prefeita Patrícia se dirigiu a Vila de Marrecas onde foi realizado o Programa Diálogos Comunitários. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 07/09/2021 GABINETE DA PREFEITA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: VICE-PREFEITA FÁTIMA VELOSO PARTICIPA DA SOLENIDADE DE HASTEAMENTO DOS PAVILHÕES Na manhã desta terça-feira, 7 de setembro, a Vice-Prefeita de Tauá Fátima Veloso participou da Solenidade de Hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional, em alusão ao dia da pátria, realizada sem a presença da população, em razão da pandemia da Covid-19. A solenidade ocorreu em frente á sede do Gabinete da Prefeita Patrícia Aguiar, localizada na Rua Cel. Lourenço Feitosa, no centro, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Helder Castelo, do Secretário Municipal de Segurança Cidadã Cel. Sérgio Bezerra e do Comandante do Corpo de Bombeiros de Tauá Capitão Prado dentre outras autoridades. Os hinos municipal, estadual e nacional foram executados pela Banda de Música Municipal Maestro Chico Clarinete, na voz do produtor cultural Franzé Mota. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 01/09/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA RECEBE EM SEU GABINETE O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA MANUEL PINHEIRO Na tarde desta terça-feira, 31 de agosto, a Prefeita Patrícia Aguiar recebeu em seu Procurador-Geral de Justiça, Manuel Pinheiro e membros e servidores das Promotorias de Justiça de Tauá. A visita de cortesia teve também por objetivo a apresentação do projeto da nova sede do Ministério Publico Estadual, na cidade, que será erguida por meio da modalidade built to suit, construção sob demanda. Após a assinatura do contrato com a empresa vencedora do Chamamento Público, a obra deve ser concluída em 7 meses. O encontro contou ainda com a participação da Vice-Prefeita Fátima Veloso, da Secretária de Orçamento e Finanças Regina Marcelino e da Procuradora Geral do Município Sefora Loiola. A área do terreno terá 1.600 m² e a área construída será de quase 500m². A nova sede contará com gabinetes para cinco promotorias, sala exclusiva para a Secretaria Executiva, auditório para 30 pessoas, sala de audiência, sala de reunião e copa/cozinha. O estacionamento terá capacidade para dez vagas privativas. A nova sede do MP de Tauá seguirá o mesmo padrão do prédio das Promotorias de Justiça de Caucaia, já entregue, e do imóvel que abrigará as Promotorias de Justiça de Maracanaú, previsto para ser inaugurado no próximo mês de outubro. Além das sedes de Sobral e Quixadá, que já tiveram os projetos concluídos e aguardam análise de propostas para assinatura do contrato e início da obra. “Estou honrada em receber o Dr. Manuel Pinheiro, filho de Tauá, família radicada em nosso município, onde morou por muitos anos, importante que o MP estadual tenha uma sede própria, Tauá está em pleno desenvolvimento, atraindo a sede de diversos órgãos, o IBGE, por exemplo, terá uma sede regional em breve, estaremos sempre á disposição para o MP.” Destacou a Prefeita Patrícia Aguiar. *Com informações do MPCE NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 27/08/2021 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ EM PAUTA: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR SE REÚNE COM O NOVO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE MARCOS GADELHA Na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, em Fortaleza a Prefeita Patrícia Aguiar, participou de uma reunião com o novo Secretário estadual de saúde Marcos Gadelha. Marcos Antônio Gadelha Maia assumiu a titularidade da Secretaria da saúde (Sesa), nesta quinta-feira, 26 de agosto. Gadelha já integrava o quadro da Sesa, atuando, desde janeiro de 2019, como secretário executivo de Políticas em saúde. Antes, foi secretário-adjunto da saúde do Ceará de agosto de 2015 a dezembro de 2018. Em pauta, as ações para a melhoria permanente dos serviços de saúde para Tauá, participaram também da reunião o ex-vice-governador do estado do Ceará Domingos Filho e o Diretor do Hospital Regional Dr. Alberto Feitosa Lima de Tauá Jaimir Bósio. No encontro, Gadelha ressaltou que as medidas de enfrentamento á pandemia de Covid-19 serão reforçadas. “Buscaremos, incessantemente, recursos que garantam o acesso de qualidade á saúde, com compras de vacinas e atendimentos aos cearenses em todas as regiões do Estado, com o fortalecimento da regionalização”. O secretário também destacou o trabalho desenvolvido pela Prefeita Patrícia Aguiar, que obteve no município de Tauá, uma queda acentuada dos índices de contaminação da Covid-19, “Tauá sem duvidas foi exemplo no enfrentamento da pandemia, a prefeita Patrícia com a sua experiência, praticou diversas politicas que preservaram vidas, agora com os baixos índices teremos que focar mais ainda no fortalecimento dos equipamentos de saúde existentes no município e estarei sempre á disposição para contribuir para uma saúde eficiente e acessível para todos”. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 25/08/2021 GABINETE DA PREFEITA UAB 15 EM TAUÁ: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR PARTICIPA DA CERTIFICAÇÃO DE 30 NOVOS LICENCIADOS EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA Na manhã desta terça-feira, 25 de agosto, no Cine Teatro Maria Carmen no Parque da Cidade foi celebrado o aniversário de 15 anos do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Tauá. Foram diplomados na solenidade de 30 novos licenciados, 22 em História e 8 em Geografia, pela Universidade Estadual do Ceará. Em 15 anos de existência, a UAB formou cerca de 800 pessoas nos cursos de: licenciaturas em Matemática, Física, Computação, História, Geografia, Letras-Português, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, Bacharelado em Administração Pública; especializações em Gestão Pública, Gestão da saúde Pública, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; e, ainda, cursos de extensão em Língua Inglesa, e Espanhol. A solenidade contou com a participação da Prefeita Patrícia Aguiar, que anunciou a renovação do convênio de estágios com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com vigência até 21/05/2026. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 21/08/2021 GABINETE DA PREFEITA A MAIOR DA REGIÃO! A PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR E A VICE-PREFEITA FÁTIMA VELOSO VISITAM A FEIRA LIVRE DE TAUÁ Neste sábado, 21 de julho a Prefeita Patrícia Aguiar e a Vice-Prefeita Fátima Veloso, acompanhadas de seus maridos respectivamente o ex-Vice-Governador Domingos Filho, e o empresário Edmilson Bastos visitaram a tradicional Feira Livre de Tauá. “O contato com a população deve ser prioridade para qualquer gestor, esse contato com o povo nos revigora. Todos me parabenizaram pelo retorno da feira, isso me dá prazer e acima de tudo eu posso, de forma verdadeira saber como o povo me ver enquanto gestora”. Destacou Patrícia Aguiar. Acompanhados também do responsável pela organização da feira, o superintendente da Fundação de Desenvolvimento Econômico e Fomento ás Atividades Produtivas Locais, Marcos Caracas, visitaram os feirantes, em toda a extensão da feira, a Patrícia e Fátima conversaram com consumidores, e participantes da feira. A população mostrou-se bastante satisfeita. Os feirantes destacaram a iniciativa e demostraram grande satisfação, a visita terminou com a tradicional “palhilha” musical de Domingos Filho, no palco montado para atrações culturais. A retomada da Feira só foi possível pela diminuição dos índices de contaminação da Covid-19 em Tauá, fruto do projeto inovador, Pacto Social Pela Vida que reúne diversas ações que visam a contenção da pandemia. A feira retornou, porém com uma nova roupagem, várias ações foram planejadas pela gestão municipal, a instalação de um Portal de entrada e tendas para toda a extensão da feira, novas barracas, mapeamento e reorganização de espaços, a busca de linhas de crédito e capacitação para os feirantes, por parte do poder público, além de atrações culturais/musicais. Tudo para engrandecer a nossa tradicional feira livre, tornando assim a maior da Região dos Inhamuns. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 20/08/2021 GABINETE DA PREFEITA PROGRAMA SINALIZE: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR SE REÚNE COM CHEFE DA SOP PARA TRATAR DA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS Nesta quinta-feira, 19 de agosto, em Fortaleza a Prefeita Patrícia Aguiar, se reuniu com Quintino Vieira, superintendente de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado do Ceará. Durante a audiência, a Prefeita apresentou as obras em andamento no município e articulou a ação do Programa Sinalize que tem como objetivo a construção de 31.000 m² de pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, a fim de requalificar as ruas e avenidas do município, tendo como principal foco a redução do número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Estado. “é muito importante debater as obras para Tauá que, com certeza, trarão melhorias para a população de todo o município”, destacou a Prefeita Patrícia Aguiar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 20/08/2021 GABINETE DA PREFEITA REUNIÃO NO HOSPITAL DR. ALBERTO FEITOSA LIMA FAZ BALANÇO POSITIVO DAS AÇÕES CONTRA A COVID-19 Nesta sexta-feira, 20 de agosto, no Hospital e Maternidade Regional Dr. Alberto Feitosa Lima foi realizada uma reunião para um balanço das ações realizadas pela gestão municipal no intuito de combater a Pandemia do CoronaVirus (Covid-19). Participaram da reunião com o Diretor da Fundação São Camilo, responsável pela gestão do Hospital Jaimir Bósio, a Prefeita Patrícia Aguiar, a Vice-Prefeita Fátima Veloso, o Secretário de saúde Glay-jones Feitosa, o ex-vice-governador do Estado do Ceará Domingos Filho e o crescimento Edmilson Bastos. O balanço foi muito positivo, Tauá está sendo exemplo estadual na condução ao enfrentamento da Pandemia do Covid-19, através da adoção do Pacto Social pela Vida: uma ação conjunta dos poderes públicos, entidades de classe, associações e a população em geral, reunindo medida de enfrentamento á pandemia como: as tendências sanitárias nas lojas das agências financeiras, a fiscalização sanitária realizada diariamente, o programa saúde em Casa, a distribuição de cestas básicas, tornando o Pacto o protagonista principal na redução de mais de 98% dos índices de contaminação , ressaltou a Médica e Vice-Prefeita Fátima Veloso. “Ressaltar o empenho no tratamento dos doentes e o trabalho realizado pelos trabalhadores da saúde em todos os momentos, e agora vamos ordenar e planejar ações para um novo momento, uma pandemia não acabou, ocorreram nesta semana uma reunião com o Governador Camilo Santana, e boas novas em breve serão anunciadas, em várias áreas, na área da saúde vamos intensificar o trabalho para promover o bem estar de todos os tauaenses ”, destacou a Prefeita Patrícia Aguiar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 18/08/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR BUSCA PARCERIA COM A FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ (FIEC) Nesta quarta-feira, 18 de agosto, a Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, para buscar parceria que estimule o desenvolvimento econômico do município. Participaram também do encontro o diretor do SENAI, Paulo André Holanda; o superintendente de Relações Institucionais da Fiec, Sérgio Lopes; o gerente de mercado da Federação, Rodrigo Melo, e a secretária do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, Científico e Empreendedorismo de Tauá, Márcia Noronha. Durante a reunião, a Prefeita ressaltou a importância do Observatório da Indústria realizado pela Fiec, da necessidade de qualificação e a excelência do trabalho da Federação para desenvolver a economia do Estado. O Observatório é um programa de desenvolvimento da indústria que objetiva contribui para o seu crescimento definindo as potencialidades e os respectivos caminhos para o melhor aproveitamento desses diferenciais. “Eu confio nas instituições como forma de realizar parcerias que promovam a emancipação humana. Só conseguiremos emancipar as pessoas, torná-las independentes quando elas tiverem qualificação e educação de qualidade”, destacou Patrícia Aguiar. “O nosso objetivo é transformar a vida das pessoas. Nos estimula ver gestores como a prefeita Patrícia Aguiar que buscam essa transformação para a melhoria na qualidade de vida da população do seu município”, disse Ricardo Parente. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 17/08/2021 GABINETE DA PREFEITA PARCERIA COM A ESCOLA DE SAÚDE PÍBLICA (ESP-CE) GARANTE CURSOS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE TAUÁ Nesta segunda-feira, 16 de agosto, a Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, se reuniu com o coordenador da Fiocruz no Ceará, Dr. Carlile Lavor. A pauta foi a importante parceria com a Escola de saúde Pública (ESP) para a realização de cursos para profissionais da saúde, tais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. “é mais qualificação para o atendimento primário á saúde”, destacou a Prefeita. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 12/08/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRICIA AGUIAR EMPOSSA CONSELHO MUNICIPAL DE PARCERIA PÚBLICA SOCIAL Na tarde desta quarta-feira, 11 de agosto, tomou posse o Conselho Municipal de Parcerias Pública Sociais CMPPS de Tauá. O ato ocorreu no gabinete da prefeita Patrícia Aguiar, que empossou, ao lado da Vice-Prefeita Fátima Veloso, os membros através da Portaria 0802001/2021. O objetivo do conselho é qualificar formação de possíveis parcerias sociais no município. De forma paritária, o Conselho é constituído pro representantes da Organização Governamental e Não governamental, como secretários municipais e membros da Associação Comercial e Empresarial de Tauá - Acet, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tauá - CDL, da Federação dos Movimentos Sociais do Município de Tauá - FOSMUT e do Clube das Acácias. A presidente do CMPPS será secretária de Planejamento, Pesquisa e Estatística do Município. Sra. Vanja Gonçalves “Queremos tratar sempre de forma transparente, tudo o que poderá ser feito para as possíveis futuras parcerias sociais no município. Por isso chamamos as entidades para trabalhar em conjunto”, destacou Patrícia Aguiar. A ação visa fomentar, coordenar, regular e fiscalizar a atividade de parceria com o terceiro setor que será constituídas em conformidade com a legislação federal, atuem na implementação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Município e ao bem-estar coletivo, em áreas de atuação pública de interesse social e econômico. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 12/08/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR VISITA A GERÊNCIA DO BANCO DO NORDESTE EM BUSCA DE PARCERIAS Na manhã desta quinta-feira, 12 de agosto, a Prefeita Patrícia Aguiar acompanhada do Superintendente da Fundação de Desenvolvimento Econômico e Fomento ás Atividades Produtivas Locais - FDE Marcos Caracas visitaram a gerência do Banco do Nordeste (BNB), para uma reunião com a finalidade de fortalecer ainda mais a parceria com o Banco, em busca de parcerias para os produtores rurais, micro e pequeno empreendedores do município de Tauá. Na oportunidade, foram discutidos vários pontos, dentre eles, sobre o número de investimentos nas várias linhas de crédito que foram realizados no município. Também foi discutida sobre as perspectivas, no que se referem a financiamentos, como o Crediamigo, Agroamigo, dentre outras linhas de crédito. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 11/08/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR VISITA OS DISTRITOS DE INHAMUNS E MARRUÁS PARA ACOMPANHAR OBRAS Na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, a Prefeita Patrícia Aguiar acompanhada do Secretário de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos, Matheus Abreu Mota, visitaram os Distritos de Inhamuns e Marruas para acompanhar as obras dos Programas águas de Tauá, Tauá Vias e Educa Tauá: obras de Sistemas de Abastecimento de água, do melhoramentos das estradas que interligam as localidades do interior, e da reforma das escolas municipais, acompanhou também a visita o empresário Edmilson Bastos e o Vereador Wellington Urbano. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 04/08/2021 GABINETE DA PREFEITA JUNTA DE ALISTAMENTO MILITAR ATENDENDO EM NOVO LOCAL A Prefeitura Municipal de Tauá por meio do Gabinete da Prefeita comunica que a Junta de Serviço Militar está oferecendo atendimento presencial no Parque da Cidade, anteriormente era realizado no Gabinete da Prefeita, acima do Banco do Brasil. O atendimento de segunda a sexta-feira de 7h ás 12h. Outras orientações podem ser obtidas através do e-mail: prm10.003jsm133taua@gmail.com Atenção aos jovens que está completando 18 anos em 2021 o ALISTAMENTO ONLINE pode ser realizado através do site:www.alistamento.eb.mil.br NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 04/08/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DA REFORMA DE DIVERSOS ESPAÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO Nesta quarta-feira, 04 de agosto, a Prefeita Patrícia Aguiar assinou a Ordem de Serviço para o início da reforma de diversos equipamentos públicos do Município de Tauá. Os espaços passarão por uma requalificação, com a manutenção preventiva e corretiva. Os seguintes equipamentos que serão reformados: - o Mercado Público Municipal José Fernandes Castelo, localizado no centro comercial; - o Terminal Rodoviário Luis Cavalcante Mota, localizado no Bairro Tauazinho; - o Canteiro Central da Av. Odilon Aguiar; - a Passagem Molhada Alaor Cavalcante Mota que liga o Bairro Centro ao Tauazinho e as Praças Dr. Alberto Feitosa Lima e Capitão Citó. “é só o inicio da requalificação de espaço importantes no município, houve um investimento próprio do município para realização das obras, num total de R$ 406.341, 65 (quatrocentos e seis mil trezentos e quarenta e um reais e sessenta e cinco centavos). Ainda contamos com recursos estaduais e federais, que serão anunciados em breve para construir um novo Tauá, visando tornar a cidade mais acolhedora para os habitantes, com mais qualidade de vida e oportunidade para todos”, ressalta a Prefeita Patrícia Aguiar. As obras serão iniciadas nesta quinta-feira, 05 de agosto e serão realizadas pela empresa JL Empreendimentos e Construções EIRELI, vencedora do processo licitatório e a execução das obras será acompanhadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Conservação e Serviços Públicos. A Solenidade foi transmitida pela fanpage da Prefeitura de Tauá no facebook. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 22/07/2021 GABINETE DA PREFEITA PACTO CONTRA COVID-19: PREFEITA PATRÍCIA RECEBE CARAVANA CAPITANEADA PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Nesta terça-feira, 20 de julho, a Prefeita Patrícia Aguiar e a Vice-Prefeita Fátima Veloso, recepcionaram, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Francisco Castro Menezes Junior, e deputados estaduais para o lançamento, na sede da CDL de Tauá, da campanha Pacto contra o CoronaVirus no Ceará. A campanha, que envolve parcerias visando sensibilizar os cidadãos sobre a Covid-19 e promover o cadastramento da população para vacinação. Ressaltando que os índices de infecção do Covid-19, vem sofrendo uma queda vertiginosa, fruto das ações propostas pelo Pacto Social pela Vida, implantado no Munícipio de Tauá. Todos os municípios dos Ceará estão travando essa batalha, e a união dos poderes sempre é bem vinda para ajudar a resolver este grave problema que é a pandemia do novo CoronaVirus, nós ficamos extremamente gratos. exaltou a prefeita Patrícia Aguiar. Evandro Leitão ressaltou que Tauá é o município polo da Região dos Inhamuns, portanto, tem grande circulação de pessoas. Com certeza acompanhamos, nos meios de comunicação e nas redes sociais, o exemplo do Município de Tauá, no combate a pandemia, e seguimos com esse trabalho de sensibilização para que todos entendam que não podemos ter retrocesso nas ações e protocolos de segurança, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa. A campanha para fortalecer o cadastro no interior do Ceará é uma parceria entre Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). ENTIDADES Integram a campanha Pacto contra o CoronaVirus: Secretaria Estadual da saúde (Sesa); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MP-CE); Defensoria Pública do Estado do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE); Secretaria Municipal de saúde de Fortaleza (SMS); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Ceará (UFC); Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho e Assembleia Legislativa. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 20/07/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR SERÁ PALESTRANTE NO SEMINÁRIO DE GESTORES PÚBLICOS PREFEITOS CEARÁ 2021 Nesta quarta-feira, 21 de julho, a Prefeita do Município de Tauá, Patrícia Aguiar será a palestrante do Painel - Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, no segundo dia do Seminário Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2021. O 9º Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2021, acontece nos dias 20 e 21 de julho (terça e quarta-feira), de forma 100% virtual. A iniciativa conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, dentre outros parceiros. Para participar do evento, interessados devem acessar o site, realizar a inscrição de forma gratuita e assistir por meio do canal do Instituto Future no YouTube. Na programação serão abordados aspectos da gestão pública em tempos de CoronaVirus, proporcionar aos gestores públicos janelas de oportunidades diante dos desafios de encontrar novos caminhos. O Seminário Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2021 é uma realização do Instituto Future e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). A ideia é oportunizar a todos os 184 municípios do Estado do Ceará e outros do Brasil conexão de forma socializada e promover o incentivo á interação. Por meio de palestras e debates, serão discutidos orçamento e finanças, gestão pública, inovação e tecnologia, governança, desenvolvimento social, turismo e desenvolvimento econômico. A capacitação é voltada para gestores públicos municipais, estaduais e federais, empresários, representantes de instituições públicas e privadas. Data: 21 de julho (quarta-feira) Horário: 8h30 Inscrições: https://seminarioprefeitosce.com.br/ Link para assistir ao evento: canal do YouTube do Instituto Future NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 19/07/2021 GABINETE DA PREFEITA PPA 2022-2025: A SUA PARTICIPAÇÃO ÁS INDISPENSÁVEL! O PPA Plano Plurianual é um mecanismo governamental da democracia, que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre as metas municipais. Ajude a melhorar a vida da nossa população. A Prefeitura de Tauá informa que está recebendo sugestões da população para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2022/2025, até o dia 30 de julho, por meio do módulo denominado “Orçamento Participativo”, disponível no portal. Link:http://www.taua.ce.gov.br/ppa2022a2025
#Gabinete 12/07/2021 GABINETE DA PREFEITA CEARÁ CREDI: CRÁSDITO PARA CAPITAL DE GIRO E INVESTIMENTO. SEM JUROS. PARA SABER MAIS VISITE O POLO REGIONAL EM TAUÁ. O Ceará Credi do Governo do Ceará é um programa de microcrédito orientado para fazer seu negócio acontecer. Com ele, é possível obter de R$ 500 a R$ 5.000 de crédito para investir na compra de máquinas, equipamentos, utensílios e ferramentas, fazer pequenas reformas ou comprar insumos e materiais para produzir. A Unidade Regional de Tauá atende microempreendedores (formais e informais), trabalhadores autônomos dos diversos segmentos de produção, artesanato, comércio e serviços, inclusive empreendedorismo social e cultural. Estão inclusos ainda agricultores familiares que desenvolvam negócios não agrícolas no meio rural, dos municípios de: Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Parambu e Quiterianopolis. As inscrições para interessados em participar do Ceará Credi, podem ser realizadas pelo site https://cearacredi.ce.gov.br/. E para orientações e evitar cadastros com erros, os interessados devem procurar a Sala da Unidade Regional do Ceará Credi em Tauá, localizada sede da STDETE, na Av. Abgail Cidrão, S/N – Bairro Planalto dos Colibris, de Segunda a Sexta de 8h ás 12h. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 12/07/2021 GABINETE DA PREFEITA ATENÇÃO, TAUAENSES! DÊ A SUA OPINIÃO PARA O PLANEJAMENTO DOS PRÓXIMOS 4 ANOS DA NOSSA CIDADE! Para participar acesse:www.taua.ce.gov.br/ppa2022a2025seguindo os passos abaixo: 1º Passo: Clique em participe já! 2º Passo: Faça o seu cadastro informando o que se pede, e atenção informe o distrito ou bairro onde reside; 3º Passo: Cadastre a sua proposta para o seu bairro ou localidade. Pronto, sua proposta será analisada, e se aprovada será posta em votação, para a entrada ou não no Plano Plurianual. A sua participação é muito importante! NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 07/07/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ASSINA ADESÃO AO PAA - LEITE BENEFICIANDO MAIS DE 5 MIL PESSOAS NO MUNICÍPIO Nesta quarta-feira, 07 de julho, a Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, assinou o termo de adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Modalidade Leite, beneficiando 36 entidades inscritas e que representam mais de 5 mil pessoas cadastradas nos sistemas do CRAS entre crianças, adultos e idosos. O PAA Leite busca suplementar a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social através da distribuição gratuita do leite e ainda incentiva a produção leiteira dos agricultores familiares, fortalecendo o setor produtivo local e a agricultura familiar. O leite será distribuído em 16 pontos duas vezes por semana. “Estamos trabalhando de forma efetiva para a redução dos índices de insegurança alimentar no município de Tauá, o PAA, além de beneficiar as famílias com a distribuição de leite, também irá fortalecer o setor produtivo local com a garantia da compra do leite dos pequenos produtores”, destacou a Prefeita Patrícia Aguiar. O PAA Leite é uma parceria entre o Governo do Ceará e o Ministério da Cidadania e tem a adesão dos municípios. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 02/07/2021 GABINETE DA PREFEITA NOVA ESTRUTURA: A TRADICIONAL FEIRA LIVRE VOLTA DE CARA NOVA A PARTIR DESTE SÁBADO (3/7) NOVA ESTRUTURA: A TRADICIONAL FEIRA LIVRE VOLTA DE CARA NOVA A PARTIR DESTE SáBADO (3/7) Neste sábado-feira, 03 de julho, será realizada a Feira Livre de Tauá, em a frente ao Mercado Público Municipal, na Rua Domingos Gomes, no centro. A Feira foi interrompida por conta da pandemia da Covid-19. A retomada da Feira só foi possível pela diminuição dos índices de contaminação da Covid-19 em Tauá, fruto do projeto inovador, Pacto Social Pela Vida que reúne diversas ações que visam a contenção da pandemia. O retorno foi anunciado pela Prefeita Patrícia Aguiar, em reunião com os feirantes na última quinta-feira. A feira retornará, porém com uma nova roupagem, várias ações foram planejadas pela gestão municipal para o seu retorno. Portal de entrada, novas barracas, mapeamento e reorganização de espaços, a busca de linhas de crédito e capacitação para os feirantes, por parte do poder público, além de atrações culturais/musicais. Tudo para engrandecer a nossa tradicional feira livre. A Fundação de Desenvolvimento Econômico e Fomento ás Atividades Produtivas Locais será o órgão municipal que organizará a Feira, contando com o apoio de todos os outros entes do Poder Público Municipal. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 28/06/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR PROFESSORA LUCINEIDE SANTANA NOTA DE PESAR – Professora Lucineide Santana é com grande pesar que a Prefeitura Municipal de Tauá em nome da Prefeita Patrícia Aguiar, e do Secretário de Educação João álcimo Viana Lima, lamenta profundamente pelo falecimento da Senhora Luzia Lucineide Santana de Carvalho, Professora e ex-Diretora da Escola Maria Mota Lima. á família enlutada e a todos os amigos e amigas, nossas sinceras condolências, que Deus em sua infinita misericórdia o tenha em um bom lugar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 25/06/2021 GABINETE DA PREFEITA DECRETO MANTÁSM AS MEDIDAS ISOLAMENTO SOCIAL CONTRA A COVID-19 NO MUNICÍPIO DE TAUÁ A Prefeitura de Tauá publicou nesta quinta-feira (24/06) no Diário Oficial do Município o decretoº 0624001/2021, mantendo as medidas de isolamento social, porém liberando atividades como locais de prática esportiva e culbes aquaticos, seguindo protocolos de controle a pandemia da Covid-19, no âmbito do município de Tauá. Confira a publicação do decreto na integra no DIáRIO OFICIAL DA PREFEITURA DE TAUÁ no link a seguir:https://bit.ly/3zXqTuF NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 24/06/2021 GABINETE DA PREFEITA CENSO 2022: AGENCIA REGIONAL DO IBGE SERÁ INSTALADA DE FORMA DEFINITIVA NO MUNICÍPIO DE TAUÁ Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira, 23 de junho, com a participação da Prefeita Patrícia Aguiar, o Chefe da Unidade Estadual do IBGE, José Lopes anunciou que até o mês de agosto de 2021, será instalada em Tauá, de forma permanente, uma Agencia Regional do IBGE que irá atender a sete municípios: Aiuaba, Antonina do Norte, Arneiroz, Catarina, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. Participaram da reunião além da Prefeita Patrícia Aguiar e do Chefe de Unidade, José Lopes o coordenador de área do IBGE, Cesar Ferreira, o chefe da Agencia IBGE de Crateús, José Airton, o Gerente de Recursos e Materiais do IBGE, Denys Rochester e o coordenador de área do IBGE, Valdeci Silva. O Processo Censitário seria realizado pelo IBGE em 2021, porém devido á pandemia foi adiado e será realizado no próximo ano, nesse primeiro momento serão convocados os candidatos que foram aprovados no último concurso realizado em 2020, e estavam aguardando a definição do local da Agencia. Serão formadas duas equipes, uma para trabalhar na Agência de forma permanente e temporária e outra específica para o censo demográfico. Haverá a contratação de 06 Agente de pesquisa e mapeamento e 1 Supervisor de Coleta qualidade. O IBGE pretende ainda neste ano lançar os novos editais de contratação de pessoal para trabalhar no censo demográfico, totalizando assim cerca de 50 vagas. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 23/06/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR - SR. ANTONIO IRAPUAN LACERDA BONFIM é com grande pesar que a Prefeitura Municipal de Tauá em nome da Prefeita Patrícia Aguiar, solidariza-se com o falecimento de Antonio Irapuan Lacerda Bonfim, ex-vereador do município de Quiterianópolis, irmão da ex-secretária de Assistência Social de Tauá, Saleth Bonfim e tio do atual Secretário de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Valdemar Junior. á família enlutada e a todos os amigos e amigas, nossas sinceras condolências, que Deus em sua infinita misericórdia o tenha em um bom lugar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 21/06/2021 GABINETE DA PREFEITA LIVE DA PREFEITURA: PACTO SOCIAL PELA VIDA TAUÁ E O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA Nesta segunda, 21 de junho a partir das 18h, a Prefeitura Municipal de Tauá realiza uma LIVE especial com a participação da Prefeita Patrícia Aguiar, da Vice-Prefeita Fátima Veloso, do Secretário de saúde Glay-jones Alves e da Coordenadora da Atenção Primaria Vilalba Carlos, que farão uma avaliação de todas as ações adotadas pelo município de Tauá para o enfrentamento da Covid-19, durante estes primeiro semestre de 2021. Houve uma acentuada diminuição dos indicadores da pandemia no município, em 03 de maio, chegamos a ter 624 contaminados, atualmente 188, uma redução de 70%. Em 25 de abril, 44 tauaenses estavam internados, por complicações referente a Covid-19, no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, atualmente são 10, redução de 77%, na UTI estavam internados 16, em 15 de abril, atualmente 4 pessoas estão na UTI. O Pacto Social pela Vida é sem duvida o principal protagonista na redução dos índices, uma ação conjunta dos poderes públicos, entidades de classe, associações e a população em geral, reunindo diversas medida de enfrentamento á pandemia como: as tendas sanitárias nas proximidades das agências financeiras, a fiscalização sanitária realizada diariamente, o programa saúde em Casa, as barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade, a distribuição de cestas básicas e o louvável trabalho realizado pelos profissionais que estão á frente do combate á Covid-19. A transmissão será realizada através da fanpage da Prefeitura de Tauá no Facebook: www.facebook.com/tauaprefeituraoficial, Mande sua pergunta, sugestão, elogio ou critica. O que você quer saber sobre a COVID em Tauá. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 18/06/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR - SRA. ICLEIDE DINO DOS SANTOS é com grande pesar que a Prefeitura Municipal de Tauá em nome da Prefeita Patrícia Aguiar, solidariza-se com a partida da Sra. Icleide Dino dos Santos, natural do DIstrito de Marrecas, genitora da Secretária Municipal de Planejamento Vanja Gonçalves. á família enlutada e a todos os amigos e amigas, nossas sinceras condolências, que Deus em sua infinita misericórdia a tenha em um bom lugar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 15/06/2021 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ EM PAUTA: GOVERNADOR CAMILO SANTANA RECEBE A PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO Na tarde desta terça-feira, 15 de junho, o Governador Camilo Santana recebeu no Palácio da Abolição para uma reunião a Prefeita Patrícia Aguiar, o presidente estadual do PSD e ex-vice-governador Domingos Filho; o deputado federal Domingos Neto e a médica geriatra Gabriella Aguiar. Na ocasião, governador, prefeita e os demais conversaram sobre projetos e demandas do município e ações parceiras. Uma das marcas da gestão Camilo Santana é a união de esforços e forte presença com as prefeituras, tornando mais acessível os programas e iniciativas do Governo do Estado em todo o território cearense. Em Tauá, a gestão estadual já viabilizou construções de escolas, melhoramento de vias com pavimentação, obras de infraestrutura e outras ações. “Estamos fazendo novas parcerias em favor de Tauá. Vamos continuar essa trajetória. Demandas foram solicitadas pela prefeita e definimos metas de grande importância que serão desenvolvidas ao longo desse e dos próximos anos”, frisou o governador Camilo Santana. “é uma imensa satisfação estarmos hoje no Palácio da Abolição, visitando nosso governador, consolidando uma parceria que sempre gerou bons frutos e, ao colocar as nossas demandas para o nosso município, recebemos boas notícias”, destacou a prefeita Patrícia Aguiar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 09/06/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ EFETUA PAGAMENTO DE SERVIDORES. A Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria de saúde, comunica que o pagamento referente á folha do mês de MAIO de 2021 já se encontra em conta nesta quarta-feira, 09 de junho de 2021. Todos os servidores efetivos, comissionados e contratados temporariamente da Secretaria de saúde já podem sacar seus respectivos vencimentos. Servidor valorizado e respeitado, salário em dia é um dos compromisso do Governo Municipal, respeitando sempre os funcionários e os cidadãos tauaenses. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 09/06/2021 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ REALIZA A SUA 1º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES A I Conferência de Políticas para as Mulheres de Tauá será realizada nos dias 10 e 11 de junho, de forma virtual, a abertura acontecerá amanhã, (dia 10), a partir das 14h com a palestra da Sra. Denise Moreira de Aguiar, Secretária Executiva Estadual de Politicas Públicas para as Mulheres -SPS - Ceará e Presidenta do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM. As Plenárias e discursões dos eixos temáticos serão realizadas no dia 11 de 9h ás 12h. As Conferências de Políticas para as Mulheres são instâncias para a avaliação das políticas de gênero e para a definição de diretrizes visando seu aprimoramento. São espaços de caráter deliberativo que dão oportunidade para o debate coletivo e para a mobilização social, com a participação dos segmentos da sociedade civil. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM em parceria com a Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Juventude, Idoso, Drogas e Família - SemujiDF irão realizar a Conferência de modo seguro e em cuidadosa observância aos critérios que garantem legitimidade ás decisões políticas de gênero democratizando-as e potencializando-as nos processos decisórios, visando mais direitos, participação e poder para as mulheres. Esse é um momento em que você, mulher tauaense, poderá participar e contribuir na construção de planos, atividades, e programas governamentais capazes de lhe assistir no tocante a garantia de mais oportunidades. Fique atenta! Acompanhe nossas postagens e confira todos os detalhes de nossa programação técnica. Inscrições O número de participantes nas salas oficiais do evento é limitado. Acesse o link: https://bit.ly/3pfMZ6K e garanta a seu cadastro. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 08/06/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ACOMPANHA A VACINAÇÃO DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS CONTRA A COVID-19 Nesta terça-feira, 08 de junho, a Prefeita Patrícia Aguiar, acompanhada da Vice-Prefeita Dra. Fátima Veloso e do Secretário de Educação, álcimo Viana, acompanharam a vacinação de trabalhadores da educação, visitaram o CEI Maria Gomes. Serão imunizados 862 profissionais ativos, que exercem diversas funções ligadas a educação do município: professores, secretários escolares, diretores, cozinheiras, auxiliares de serviço geral e etc, seguindo um calendário por escola. CRONOGRAMA DE VACINAçãO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS 08/06 - TERçA-FEIRA SEDE 08h00 - CEI Prof.ª Maria Gomes - Bezerra e Sousa 13h00 - CEI Profº Aurélio Rodrigues de Loiola - Alto Brilhante 14h00 - EEI Maria Celeste da Costa Gonçalves - Bezerra e Sousa 14h00 - Centro Educacional Betesda - Aldeota DISTRITO DE INHAMUNS 09h00 - EEIF Desidério de Sousa Pedrosa - Vila Guaribas SEDE DISTRITAL 14h00 - EEIF Domingas Gomes de Aguiar - Loc. de Junco 09/06 - QUARTA-FEIRA SEDE 08h00 - EEIFM Colégio Antonio Araripe -Centro 08h00 - EEF Dondon Feitosa - Colibris 09h00 - EEIF Cantinho do Saber - Alto Brilhante 13h30 - EEI João Firmino de Araújo - Colibris 14h00 - EEF Joaquim Pimenta - Alto Brilhante 14h00 - EEF Maria do Livramento Barreto da Costa Leitão - Bezerra e Sousa 14h00 - EEI Companheiro Leonístico Sebastião César Rêgo - Aldeota DISTRITO DE BARRA NOVA 09h00 - EEIF Francisca Cavalcante Fialho - Cachoeirinha do Pai Senhor 13h00 - EEIF José Ferreira de Sousa - Vila de Bom Jesus DISTRITO DE INHAMUNS 09h00 - EEIF Francisco Julião de Sousa - Vila de Lagoa do Eufrasino DISTRITO DE TRICI 10h00 - EEIF Josefa Pereira de Sena - Vila de Santa Luzia 10/06 - QUINTA-FEIRA SEDE 08h00 - EEF Júlio Rêgo - Tauazinho 13h00 - CEI Vovó Clarinda - Parque Quinamuiu DISTRITO DE CARRAPATEIRAS 09h00 - EEIF Raimundo Alves de Melo - Altamira DISTRITO DE INHAMUNS 09h00 - EEIF José Caçula Pedrosa - Vila de Vera Cruz DISTRITO DE TRICI 10h00 - EEIF Josefa Pereira de Sena - Vila de Santa Luzia DISTRITO DE MARRUáS 13h00 - EEIF Francisco Cirilo de Araújo - Loc. de Várzea da Serra 11/06 - SEXTA-FEIRA DISTRITO DE TRICI 09h00 - EEF Cristina Liberalina Loiola - Vila de Calumbi 09h00 - EEIF Domingos Gomes de Aguiar (todos devem ir para a escola Cristina Liberalina) - Vila de Calumbi CRONOGRAMA DE VACINAçãO NAS ESCOLAS ESTADUAIS 08/06 - TERçA-FEIRA 08h00 - SEDE da CREDE 15 - Tauá - Colibris 09h00 - EEM Raimundo Adjacir Cidrão - Vila de Marrecas 13h30 - EEMTI Lili Feitosa - Liceu de Tauá e Extensão Marruas - Colibris 09/06 - QUARTA-FEIRA 13h30 - CEJA Luzia Araujo de Freiras – Colibris NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 08/06/2021 GABINETE DA PREFEITA CONVITE: SEBRAE/CE LANÇA LIVRO QUE REÊNE AS BOAS PRÁTICAS DE GESTÁO DO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR A Prefeitura Municipal de Tauá tem o prazer de convidar você para a cerimônia de lançamento do livro EMPREENDEDORISMO COM SOTAQUE - AS BOAS PRáTICAS DO PRêMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR, publicado pelo Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - SEBRAE/CE em comemoração as experiências de sucesso dos gestores municipais. Participação da Prefeita Patrícia Aguiar VENCEDORA ESTADUAL E NACIONAL do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Premiações de Patrícia Aguiar: Biênio 2007/2008 5ª EDIçãO - Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Estadual e Nacional, com o PROJETO CIDADE DIGITAL: Projeto de inclusão digital com foco amplo em criar oportunidades para a população e os negócios locais; Biênio 2013/2014 8ª EDIçãO - Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Estadual, com o PROJETO TAUÁ MUNICíPIO EMPREENDEDOR: Projeto que destaca a ação da Prefeitura Municipal de Tauá, que com auxílio de parceiros tornou ex-ambulantes em empreendedores individuais; Biênio 2015/2016 9ª EDIçãO - Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Estadual, com o PROJETO ROTAS DO SABER; O Projeto possibilitou o transporte seguro e de qualidade para os estudantes municipais, repercutindo na redução da evasão escolar e na melhoria da aprendizagem. O evento será realizado HOJE dia 8 de junho de 2021, ás 16h, no Youtube do Sebrae/CE. Acompanhe no link: https://bit.ly/3v2Avk7 NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 02/06/2021 GABINETE DA PREFEITA DECRETO ESTABELECE PONTO FACULTATIVO, EM TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPA A Prefeitura de Tauá publicou nesta terça-feira (1º/06) no Diário Oficial do Município o decretoº 0601001/2021, estabelecendo ponto facultativo do dia 3 de junho de 2021, no âmbito do município de Tauá. . Confira a publicação do decreto na integra no DIáRIO OFICIAL DA PREFEITURA DE TAUÁ no link a seguir:https://bit.ly/3wWqpTr NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 02/06/2021 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ REALIZA A 1º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES As Conferências de Políticas para as Mulheres são instâncias para a avaliação das políticas de gênero e para a definição de diretrizes visando seu aprimoramento. São espaços de caráter deliberativo que dão oportunidade para o debate coletivo e para a mobilização social, com a participação dos segmentos da sociedade civil. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM em parceria com a Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Juventude, Idoso, Drogas e Família - SemujiDF estão cuidando para que a Conferência Municipal possa acontecer de modo seguro e em cuidadosa observância aos critérios que garantem legitimidade ás decisões políticas de gênero democratizando-as e potencializando-as nos processos decisórios, visando mais direitos, participação e poder para as mulheres. A 1ª Conferências de Políticas para as Mulheres de Tauá será realizada nos dias 10 e 11 de junho, de forma virtual, a abertura acontecerá no dia 10, a partir das 14h com a palestra da Sra. Denise Moreira de Aguiar, Secretária Executiva Estadual de Politicas Públicas para as Mulheres e Presidenta do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM. As Plenárias e discursões dos eixos temáticos serão realizadas no dia 11 de 9h ás 12h. Inscrições O número de participantes nas salas oficiais do evento é limitado. Acesse o link:https://bit.ly/3pfMZ6Ke garanta a seu cadastro. Esse é um momento em que você, mulher tauaense, poderá participar e contribuir na construção de planos, atividades, e programas governamentais capazes de lhe assistir no tocante a garantia de mais oportunidades. Fique atenta! Acompanhe nossas postagens e confira todos os detalhes de nossa programação técnica. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 29/05/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ PRORROGA ATÁS 6 DE JUNHO O DECRETO QUE FECHA OS ACESSOS AO MUNICÍPIO DE TAUÁ Confira a publicação do decreto na integra no DIáRIO OFICIAL DA PREFEITURA DE TAUÁ no link a seguir: https://bit.ly/3p1Uq1e NIC | Núcleo de Informação e Comunicação… Ver mais
#Gabinete 28/05/2021 GABINETE DA PREFEITA UTILIDADE PÚBLICA: SEBRAE ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR O Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/CE torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de estagiários de nível superior, para futuras contratações e complemento de banco reserva. Os candidatos aprovados poderão ser convocados e admitidos mediante necessidade das Unidades ou dos Escritórios Regionais. Para a AGêNCIA DE TAUÁ os respectivos cursos são demandados: Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Zootecnia. Os candidatos devem estar devidamente matriculados em uma instituição de ensino superior, estar matriculado entre o 3º e o 6º semestre dos cursos de graduação que tenham duração a partir de 08 semestres; estar matriculado até o 2º semestre dos cursos de graduação que tenham duração de 04 semestres; estar matriculado até o 3º semestre dos cursos de graduação que tenham duração de 04 ou 05 semestres e ter previsão de formação para o semestre 2022.1 ou semestres seguintes. As inscrições serão realizadas até o dia 31 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA), no seguinte link: http://universidadepatativa.com/, para tanto é necessário preencher o neste link https://forms.office.com/r/WuT06rk742, com as informações solicitadas e após o preenchimento o candidato deve enviar sua documentação para o email: processoseletivo@ce.sebrae.com.br , com o assunto INSCRIçãO – AVISO DE SELEçãO 005/2021; – Currículo atualizado; – Declaração de matrícula atualizada; – Histórico acadêmico atualizado. Serão considerados atualizados os documentos emitidos a partir de 01/05/2021. Os documentos anexados são de inteira responsabilidade do candidato. A conferência ocorrerá apenas na fase Análise Documental. Não haverá confirmação de recebimento das inscrições. O processo seletivo será composto por análise Documental (fase eliminatória); Desafio em Vídeo (fase eliminatória e classificatória) e Avaliação de Habilidades e Perfil (fase eliminatória e classificatória). NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 26/05/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ EFETUA PAGAMENTO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Tauá comunica que o pagamento referente á folha do mês de MAIO DE 2021 será transferido para as contas dos servidores nesta quinta-feira, 27 de maio de 2021. Todos os servidores efetivos, comissionados e contratados temporariamente da Secretaria de EDUCAçãO poderão sacar seus respectivos vencimentos. Assim como visa o Pacto Social Pela Vida e como forma de minimizar aglomeração, as demais secretarias a exceção da Secretaria de saúde terão seus salários depositados nesta sexta-feira (28/05). Servidor valorizado e respeitado, salário em dia é um dos compromissos do Governo Municipal respeitando sempre os funcionários e os cidadãos tauaenses. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 24/05/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ COORDENA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DOS PESCADORES ARTESANAIS DO CEARÁ Nesta segunda-feira, 24 de maio, a Prefeitura Municipal de Tauá organizou uma reunião com os representantes dos Pescadores Artesanais do Ceará, para ouvir as demandas e as solicitações da classe que englobam mais de 5000 pescadores em todo o estado. Várias demandas foram apresentadas, entre elas, se destacam: A problemática da extinção do Ministério da Pesca que dificulta os processos de revalidação documental dos pescadores; A mudança de avaliação realizada pelo INSS para a concessão de benefícios para os pescadores, dificultando o processo e a facilitação do acesso aos pescadores aos programas sociais do Governo Federal. Participaram da reunião representação de pescadores artesanais das seguintes cidades: Cedro, Santa Quitéria, Arneiroz, Parambu, Caucaia, General Sampaio, Quixeramobim, Várzea Alegre, Pacatuba, Irauçuba, Quiterianopolis, Boa Viagem, Tamboril, Quixelô, Banabuiú, Catarina, Maranguape, Iguatu, Orós, Caridade e Tauá. Além deles o Presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Walzenir Falcão, o Secretário de Agricultura de Tauá, Augusto Junior, a Prefeita de Tauá Patrícia Aguiar, o Conselheiro Domingos Filho e o Deputado Federal Domingos Neto, que disponibilizou apoio a classe, manifestando que convocará reuniões com as diretorias da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, INSS e outras instituições, com representações dos pescadores. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 21/05/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ DECRETA O FECHAMENTO DE ACESSO AO MUNICÍPIO DE TAUÁ AOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS A Prefeitura de Tauá fechará suas vias de acesso para os municípios que fazem limite e para os que integram a Região dos Sertões de Crateús que decretaram isolamento integral no período de 24 a 30 de maio. A medida será realizada através de barreiras sanitárias e apoiada pelas forças policiais do Estado e de segurança do Município de Tauá. Será permitido apenas o acesso de pessoas que apresentarem, nas barreiras sanitárias, o comprovante de vacinação ou o resultado negativo para o CoronaVirus. A decisão foi aprovada por unanimidade durante reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento á Covid realizada nesta sexta-feira (21), que é constituído por setores da sociedade civil e Poder Público. Durante esse período, serão proibidas também a circulação de pessoas oriundas de outros municípios para acesso aos serviços públicos e privados da cidade de Tauá. A exceção para a circulação dessas pessoas é a utilização “dos serviços hospitalares de urgência e emergência, mediante o devido referenciamento pela Secretaria de saúde do Município de origem, através do processo de regulação da Secretaria de saúde do Estado”. O Decretoº 0521001/2021 assinado pela prefeita Patrícia Aguiar, já está publicado no Diário Oficial do Município. “Com a decretação de isolamento rígido nesses Municípios existe um aumento considerável do fluxo de pessoas para os serviços bancários e comerciais oferecidos pelo Município de Tauá, o que poderá deflagrar um processo de alta contaminação da Covid (19)”, justifica. Está previsto também no Decreto que as forças de segurança das Tendas Sanitárias farão dispersar todas as pessoas de outros municípios que procurem os serviços bancários e lotéricos da cidade de Tauá. Já os laboratórios privados do município deverão fazer relatórios diários sobre os resultados dos testes para detecção do CoronaVirus, sob pena de terem seus alvarás de funcionamento cassados. Com o agravamento da contaminação da Covid nos municípios vizinhos, a população das cidades próximas a Tauá estão buscando os serviços da atenção primária em saúde prestados pelas Estratégias saúde da Família do município. Entre os dias 10 a 19, foram atendidos 93 pacientes de outras cidades. O Hospital Regional Dr. Alberto Feitosa Lima tem recebido pacientes com Covid oriundos de Municípios de toda Macrorregião de saúde, sendo que apenas 40% dos pacientes são de Tauá. Confira a publicação do decreto na integra no DIáRIO OFICIAL DA PREFEITURA DE TAUÁ no link a seguir: https://bit.ly/3c3KgrR NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 17/05/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR - JUIZ MICHEL PINHEIRO A Prefeitura Municipal de Tauá, em nome da Prefeita Patrícia Aguiar solidariza-se com a família e amigos pelo falecimento do Juiz Michel Pinheiro. O magistrado atuou como juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), no período de 1º/1/1995 a 7/9/2013. E foi titular da 19ª Zona Eleitoral (Tauá), nos períodos de 1º/1/1995 a 1º/12/2000 e de 19/12/2004 a 29/12/2006. Neste momento de dor prestamos nossas condolências aos familiares.
#Gabinete 16/05/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR - DR. RAMÓN ENRIQUE QUESADA A Prefeitura Municipal de Tauá, em nome da Prefeita Patrícia Aguiar solidariza-se com a família e amigos pelo falecimento do médico do PSF do Bairro São Geraldo, Dr. Ramón Enrique Quesada. Neste momento de dor prestamos nossas condolências aos familiares.
#Gabinete 13/05/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ÁS EMPOSSADA COMO PRESIDENTE DA 133º JUNTA DE SERVIÇO MILITAR Nesta quarta-feira (12 de maio) a Prefeita Patrícia Aguiar tomou posse como Presidente da 133ª Junta de Serviço Militar. Conduziu a solenidade o representante do Exército Brasileiro o 1º Tenente érico Machado Flores, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 10-003 de Crateús. A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo á obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou para prestar concurso público. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 12/05/2021 GABINETE DA PREFEITA TÁ NA CONTA: TODOS OS SERVIDORES DO MUNICÍPIO RECEBERAM SEUS SALÁRIOS REFERENTE A FOLHA DE ABRIL DE 2021 Após o pagamento dos vencimentos dos servidores da Secretaria de saúde, que mantem um calendário diferenciado de outras pastas da gestão, por consequência dos repasses de recursos do Governo Federal, realizado na última sexta-feira, 07 de maio, a Prefeitura Municipal de Tauá, realiza o PAGAMENTO DE TODOS OS SERVIDORES, referente a folha de pagamento do mês de abril de 2021. Servidores efetivos, temporários, comissionados, aposentados e pensionitas, receberam seus salários seguindo o seguinte calendário: 27/04 - Aposentados e pensionitas; 29/04 - Educação; 30/04 - Fundo Geral (demais secretarias); 07/05 - saúde. “é uma alegria garantir o pagamento de todos os nossos servidores; em especial neste momento tão delicado pelo qual estamos todos inseridos, após o Pacto Social pela Vida celebrado em Tauá, os servidores públicos são os grandes protagonistas do serviço que prestamos todos os dias a Sociedade Tauaense”, enfatiza a prefeita Patrícia Aguiar. O aquecimento do comércio e a economia aquecida, são consequências da valorização do Servidor Público por parte da gestão municipal. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 07/05/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ EFETUA PAGAMENTO DE SERVIDORES DA SAÚDE A Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria de saúde, comunica que o pagamento referente á folha do mês de ABRIL de 2021 já se encontra em conta nesta sexta-feira, 07 de maio de 2021. Todos os servidores efetivos, comissionados e contratados temporariamente da Secretaria de saúde já podem sacar seus respectivos vencimentos. Servidor valorizado e respeitado, salário em dia é um dos compromisso do Governo Municipal, respeitando sempre os funcionários e os cidadãos tauaenses. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 30/04/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ EFETUA PAGAMENTO DE SERVIDORES DAS SECRETARIAS QUE COMPÕEM O FUNDO GERAL A Prefeitura Municipal de Tauá comunica que o pagamento referente á folha do mês de ABRIL de 2021 já se encontra em conta nesta sexta-feira, 30 de abril de 2021. Todos os servidores efetivos, comissionados e contratados temporariamente das Secretarias que compõem o FUNDO GERAL (exceção a Secretaria de saúde), já podem sacar seus respectivos vencimentos. Assim como visa o Pacto Social Pela Vida e como forma de minimizar aglomeração houve uma periodo diferenciado de pagamento, os servidores da Secretaria de Educação tiveram seus salários depositados na quinta-feira (29/04). Servidor valorizado e respeitado, salário em dia é um dos compromissos do Governo Municipal respeitando sempre os funcionários e os cidadãos tauaenses. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 30/04/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR ALUIZIO ALVES LIMA AMORIM NOTA DE PESAR Aluizio Alves Lima de Amorim
#Gabinete 29/04/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA DE TAUÁ EFETUA PAGAMENTOS DE SERVIDORES A Prefeitura Municipal de Tauá comunica que o pagamento referente á folha do mês de ABRIL DE 2021 já se encontra em conta nesta quinta-feira, 29 de abril de 2021. Todos os servidores efetivos, comissionados e contratados temporariamente da Secretaria de EDUCAçãO já podem sacar seus respectivos vencimentos. Assim como visa o Pacto Social Pela Vida e como forma de minimizar aglomeração as demais secretarias a exceção da Secretaria de saúde terão seus salários depositados nesta sexta-feira (30/04). Servidor valorizado e respeitado, salário em dia é um dos compromissos do Governo Municipal respeitando sempre os funcionários e os cidadãos tauaenses. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 27/04/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR - HELVÁSCIO MARTINS é com grande pesar que a Prefeitura Municipal de Tauá em nome da Prefeita Patrícia Aguiar, solidariza-se com a partida do comunicador tauaense, Helvécio Martins Oliveira. á família enlutada, nossas sinceras condolências, que Deus em sua infinita misericórdia o tenha em um bom lugar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 26/04/2021 GABINETE DA PREFEITA EM REUNIÃO COM O SINDICATO APEOC PREFEITA CONFIRMA COMPROMISSO SOBRE OS PRECATÓRIOS DO FUNDEF A prefeita de Tauá Patrícia Aguiar se reuniu nesta segunda-feira (26/04) com a diretoria do Sindicato Apeoc. Durante a audiência, ela reiterou o compromisso do Município em pagar o percentual de 60% dos precatórios do Fundef aos professores seguindo os termos da Lei Federalº 14.113 de 25 de dezembro de 2020. Participaram da reunião o ex-vice-governador Domingos Filho; o presidente da Apeoc, professor Anízio Melo; o vice-presidente Reginaldo Pinheiro; os assessores da Apeoc Wanderley Marques e Roque Melo; e o advogado Cláudio Benevides. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 23/04/2021 GABINETE DA PREFEITA DECRETO ESTABELECE PUNIÇÕES E APLICAÇÃO DE MULTAS EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DAS NORMAS SANITÁRIAS A Prefeitura de Tauá publicou nesta sexta-feira (23/04) no Diário Oficial do Município o decretoº 0423001/2021, estabelecendo punições e aplicação de multas em caso de descumprimento das normas sanitárias, no âmbito do município de Tauá. Confira a publicação do decreto na integra no DIáRIO OFICIAL DA PREFEITURA DE TAUÁ no link a seguir:https://bit.ly/32IE82V NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 21/04/2021 GABINETE DA PREFEITA REALIZADA A 10º REUNIÃO DO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 Na tarde desta terça-feira, 20 de abril, foi realizada a 10ª REUNIãO VIRTUAL com os membros do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19. A reunião contou com a participação da Prefeita Patrícia Aguiar, da Vice-Prefeita Fátima Veloso, do conselheiro Domingos Filho, secretários, vereadores, representantes: do comércio; templos religiosos e igrejas; segurança; saúde; imprensa; instituições financeiras; promotoria e defensoria pública; associações beneficentes; e da sociedade civil organizada dentre outras. Foram apresentando dados da situação epidemiológica do município e as medidas adotadas contra a pandemia em Tauá: a adoção do Pacto Social pela Vida, entrega de cestas básicas, emissão de decretos dentre outras ações e as constantes avaliações realizadas. Todas estas ações estão dando efeito, Tauá alcançou a menor média móvel de casos em 2021, sendo destaque em todo o estado do Ceará, mas isso não é motivo para descuidarmos, a pandemia ainda existe, e temos que estar sempre vigilantes, a Covid não foi embora e está matando pessoas., resalta a Prefeita Patrícia Aguiar. Dentre as pautas encaminhadas para a aprovação do Conselho foram destaques: - A ampliação do contrato da Fundação São Camilo com o Município de Tauá. Com isso, serão mais 22 leitos de enfermaria para tratamento do CoronaVirus, que somam aos 25 leitos já existentes, totalizando 47 vagas de enfermaria para pacientes da Covid; - Avaliação da atuação das equipes que estão á frente ao combate da pandemia: saúde, segurança, trânsito e etc; - Criação de um Comitê Cientifico e o estimulo a ação dos conselhos distritais de saúde; - Ampliação das barreiras sanitárias e o reforço na fiscalização de estabelecimentos e festas que promovem aglomeração na sede e no interior com os devidos encaminhamentos para punição; - Adoção de penalidades aos servidores públicos, efetivos, comissionados, contrato temporário ou terceirizados que comprovadamente participem ou promovem aglomeração; - Discursão sobre a Criação do VALE DENUNCIA (uma forma de incentivar denuncias anônimas sobre estabelecimentos que provocam aglomeração); - Encaminhamento das fiscalizações ao Ministério Público, para averiguação e a instalações de ações penais aos infratores; - Edição e publicação de um novo decreto municipal, com os normativos discutidos pelo comitê. A Reunião do Comitê é realizada todas as terças-feiras. Com a união de todos, venceremos essa batalha contra a COVID -19! NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 19/04/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA PÚBLICA: PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS DO FUNDEF AOS PROFESSORES Nota Pública Pagamento de Precatótorios do FUNDEF aos Professores
#Gabinete 18/04/2021 GABINETE DA PREFEITA NOTA DE PESAR | GILMAR DE CARVALHO A Prefeitura Municipal de Tauá, em nome da Prefeita Patrícia Aguiar solidariza-se com a família e amigos pelo falecimento, neste domingo (18 de abril), do professor, pesquisador e jornalista, Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho. Neste momento de dor prestamos nossas condolências aos familiares. Gilmar de Carvalho. Um apaixonado pela cultura cearense e profundo conhecedor das nossas raízes. Em Tauá, Professor Gilmar fez um mapeamento cultural e descobriu que nosso município é o que tem o maior número de mestres rabequeiros. Em detalhe José Paulino, rabequeiro de Tauá, um dos muitos mestres da cultura de nosso município exaltado pelo pesquisador Gilmar de Carvalho. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 13/04/2021 GABINETE DA PREFEITA TAUÁ NA MÍDIA: MENOR MÁSDIA MÓVEL DE CASOS EM 2021 Nesta terça, 13 de abril, o município de Tauá foi o destaque da materia do Portal do Diário do Nordeste, onde destaca que o município que no início de abril, atingiu a média móvel 30, e hoje está em 6,28, conforme dados do IntegraSus. alcançou a menor média móvel de casos de covid-19 em 2021, PACTO SOCIAL PELA VIDA PARA SABER MAIS: Criado pela Prefeita Patrícia Aguiar e discutido com vários setores da população através do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, o Pacto adotou uma series de açoes, com a participação dos segmentos representativos da sociedade civil: - Fez o Isolamento Social Rígido Integral com fechamento de todas as atividades econômicas e sociais por 10 dias, inclusive atividades essenciais como bancos, lotéricas, farmácias, etc, exceto os serviços de saúde; - Organizou o inovador Projeto Troco Amigo, com transformação de comércios em Substitutos Bancários, desconcentrando as aglomerações de pessoas em bancos e lotéricas; - Implantou Tendas Sanitárias com controle rígido de entrada nos Bancos e Lotéricas e nos pontos de aglomeração de pessoas como Supermercados, depois da abertura controlada que foi previamente pactuada, respeitando ordem de entrada por prioridades de idade, deficiência, comorbidade, gravidez, residência na zona rural); - Lançou o Programa Municipal de Educação Conectada, tendo todas as Escolas Públicas Municipais funcionando de forma remota; - Estabeleceu regras de convivenvia, controle e combate á Covid de natureza permanente (transporte de pessoas com 50% da capacidade dos veículos, barreiras sanitárias, tensas sanitárias,uso geral de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social); - Dispõe de um Decreto Municipal que permitiu a abertura das atividades econômicas e sociais desde o dia 21 de março de 2021, com rígido controle sanitário; - Instalou mais 10 UTIS no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima; - Realiza testes rápidos e Suabs em todos os Postos de saúde, em parceria com a Fiocruz e Lacen; - Conseguiu a adesão dos cidadãos e estudantes Voluntários que contribuem com as ações e atividades do Pacto Social Pela Vida; - Mesmo com as atividades econômicas e sociais abertas 15 dias antes do Decreto Estadual, conseguiu resultados positivos no enfrentamento á Covid (19); - Priorizou a vida como o maior bem a proteger. Confira a matéria completa em:https://bit.ly/3a8IMeB
#Gabinete 12/04/2021 GABINETE DA PREFEITA TÁ NA CONTA: TODOS OS SERVIDORES DO MUNICÍPIO RECEBERAM SEUS SALÁRIOS Após o pagamento dos vencimentos dos servidores da Secretaria de saúde, que mantem um calendário diferenciado de outras pastas da gestão, por consequência dos repasses de recursos do Governo Federal, realizado na última sexta-feira, 09 de abril, a Prefeitura Municipal de Tauá, realiza o PAGAMENTO DE TODOS OS SERVIDORES, referente a folha de pagamento do mês de março de 2021. Servidores efetivos, temporários, comissionados, aposentados e pensionitas, receberam seus salários seguindo o seguinte calendário: 26/03 - Aposentados e pensionitas; 29/03 - Educação; 30/03 - Fundo Geral (demais secretarias); 09/04 - saúde. “é uma alegria garantir o pagamento de todos os nossos servidores; em especial neste momento tão delicado pelo qual estamos todos inseridos, após o Pacto Social pela Vida celebrado em Tauá, os servidores públicos são os grandes protagonistas do serviço que prestamos todos os dias a Sociedade Tauaense”, enfatiza a prefeita Patrícia Aguiar. O aquecimento do comércio e a economia aquecida, são consequências da valorização do Servidor Público por parte da gestão municipal. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 07/04/2021 GABINETE DA PREFEITA DOE E SALVE VIDAS: PACTO SOCIAL PELA VIDA TAUA CE A Prefeitura Municipal de Tauá iniciou uma campanha para arrecadar doações que vão beneficiar as famílias vulneráveis. Os recursos arrecadados vão compor o Fundo para a Emancipação Humana que incluem ações que vão além da distribuição de cestas básicas, mas incluem a capacitação de mão de obra e geração de oportunidades de emprego e renda. “Sabemos que a pandemia não vai acabar rapidamente, mas temos que criar condições para que a população mais vulnerável economicamente e socialmente alcance oportunidades de capacitação e emprego. Esse é o sentido da emancipação humana”, destaca a prefeita Patrícia Aguiar. Essa ação faz parte do Pacto Social pela Vida. 👉As doações poderão ser realizadas através da Conta Corrente: 51.501-9 - Agência: 1155-X e serão encaminhadas para ações contra a Covid-19 e ás pessoas em vulnerabilidade social. 🤜🏻🤛🏻Junte-se a nós nesta corrente do bem e ajude quem mais precisa! ❤️ TAUÁ SOLIDáRIO: UM PACTO PELA VIDA
#Gabinete 12/02/2021 GABINETE DA PREFEITA CARNAVAL: DECRETO SUSPENDE PONTO FACULTATIVO E RECOMENDA ABERTURA DE COMÁSRCIO E ESCOLAS O Diário Oficial do Município de Tauá publicou nesta quinta-feira (11) o Decreto 0211001/2021 que estabelece medidas protetivas á disseminação da COVID-19 no período de carnaval. Segundo o Decreto, assinado pela Prefeita Patrícia Aguiar, não haverá ponto facultativo para os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2021, relativos ao carnaval, e no dia 17 de fevereiro de 2021, referente á quarta-feira de cinzas no Município de Tauá, e recomenda o funcionamento normal das instituições de ensino, do comércio, serviços e indústria - recomendando-se a compensação, em data futura, dos dias trabalhados. Ainda conforme o Decreto, está proibida qualquer festa ou evento comemorativo de carnaval, em qualquer ambiente, aberto ou fechado, público ou privado, bem como a aglomeração de pessoas em calçadas, ruas, praças ou quaisquer equipamentos públicos. Sendo vedado o funcionamento e circulação dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis em áreas públicas e privadas. Fica proibido o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, como praças, calçadões, calçadas, vias, e relacionados, devendo ser consumida apenas enquanto o cliente estiver sendo atendido e nos limites estabelecidos pela legislação própria. Para o fiel cumprimento das disposições do Decreto, a Secretaria de saúde, com apoio das demais Secretarias Municipais, poderáestabelecer barreiras sanitárias nas entradas do Município de Tauá para o controle dos acessos. Confira a publicação do decreto na integra no DIáRIO OFICIAL DA PREFEITURA DE TAUÁ: https://taua.ce.gov.br/.../file... NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 12/02/2021 GABINETE DA PREFEITA GOVERNO DO CEARÁ LANÇA EDITAL PARA SELEÇÃO DE 10 MIL AGENTES JOVENS AMBIENTAIS As inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) começam nesta sexta-feira (12). Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja até o dia 26 de fevereiro. O AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental, para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro único para Programas Sociais (Cadúnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), concederá aos selecionados, auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais. Segundo Artur Bruno, titular da SEMA, o AJA é um programa de inclusão social e de educação ambiental. “Os jovens serão capacitados, eles aprenderão a fazer os seus projetos para melhorar o meio ambiente de seus municípios”, disse. Com certeza esse é um projeto que terá uma grande repercussão e vai contribuir para um Estado melhor preparado para a sustentabilidade”, completa. O Programa será executado, coordenado e monitorado pela Sema. Aos municípios participantes caberá o acompanhamento e a supervisão. Além do auxílio financeiro, a Sema dará um curso de formação (em formato de Ensino á Distância), seguro acidente, fardamento e certificado. O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. “é um programa que vai inserir esses jovens no contexto ambiental do Ceará e não tenho dúvida que será um grande aprendizado para todos eles”, enfatizou Camilo Santana. Os jovens serão capacitados para promover a educação e conscientização ambiental junto á população, mostrando a importância das políticas de desenvolvimento sustentável. Além disso, eles também vão estimular a participação de outras pessoas de suas comunidades, reforçando a necessidade do esforço coletivo em torno da sustentabilidade. Dentre os projetos que serão executados pelos jovens agentes, podemos destacar ações de coleta seletiva, arborização e campanhas contra abandono de animais e ocupações irregulares em área de preservação permanente. SERVIçO Inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) Período: 12 a 26 de fevereiro de 2021 Endereço eletrônico: www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja. Para acessar o edital: https://www.sema.ce.gov.br/.../2021/02/EDITAL-AJA-FINAL.pdf NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 12/02/2021 GABINETE DA PREFEITA PROGRAMA SANEAMENTO BRASIL RURAL: VERBA ALOCADA PELO DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS NETO BENEFICIA 24 LOCALIDADES DE TAUÁ O Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de saúde (Funasa), órgão ligado ao Ministério da saúde, assinará ordens de serviço referentes ao Programa Saneamento Brasil Rural em Tauá, no próximo sábado (13/02), ás 9 horas, e será totalmente virtual. O valor para as obras de sistema de abastecimento de água e perfuração de poços no município é de R$ 8,7 milhões e compreende 24 comunidades rurais. Esses recursos foram conquistados pelo deputado federal Domingos Neto. “Essas obras darão mais qualidade de vida para a população de Tauá e esse é nosso principal objetivo”, destacou Domingos Neto. “O acesso facilitado á água nessas comunidades trará mais desenvolvimento e dignidade ás centenas de famílias beneficiadas e agradeço o empenho do deputado federal Domingos Neto e ao Governo Federal, por meio da Funasa”, disse a prefeita Patrícia Aguiar. “Não queremos mudar as pessoas de lugar, nosso propósito é melhorar os lugares das pessoas”, ressalta o superintendente da Funasa, Marlos Andrade. De acordo com o presidente da Funasa, Giovanne Gomes, o programa Brasil Rural compreende três eixos. “São estratégias voltadas para o atendimento das demandas de saneamento básico nas áreas rurais no Brasil: Gestão dos Serviços, Educação e Participação Social, e Tecnologia, entendidos como indissociáveis, além de necessários ao atendimento das demandas das populações que habitam as áreas rurais do país”, explica. As comunidades beneficiadas em Tauá serão: DISTRITO DE MARRUáS: Cajueiro, Fechadinho, Lagoa do Morro, Queimadas, Santo Antônio de baixo, São Martins e Várzea da Serra; DISTRITO DE BARRA NOVA: Belém de Cima e São Francisco do Campo; DISTRITO DE MARRECAS: Catingueira 2, Mudibim, Monte Cristo, Serrote/Realeza e Serrote; DISTRITO DE TRICI: Canto do sangradouro, Pedra Branca e Piau; SEDE DISTRITAL: Catingueira I, Santa Cruz e Alto Alegre; DISTRITO DE CARRAPATEIRAS: Manoel José e Galoada; DISTRITO DE INHAMUNS: Poços e Zabelê. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 26/01/2021 GABINETE DA PREFEITA PREFEITURA E EXÁSRCITO SE REÊNEM PARA TRATAR DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS CARROS-PIPAS DE TAUÁ A prefeita Patrícia Aguiar se reuniu nesta segunda-feira (25) com o comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Luciano Guilherme, para tratar da qualidade da água dos carros-pipas que abastecem as comunidades de Tauá. Desde o ano passado havia reclamações sobre a água fornecida que, segundo as comunidades, seria salobra. Durante a audiência, o responsável pela operação Carro-Pipa no Ceará, Cel. André Cunha, explicou o funcionamento e destacou a preocupação em fornecer água de qualidade para a população. Para isso, a cada mês são realizados exames para comprovar a potabilidade da água. Sobre a qualidade da água fornecida para Tauá, ele ressaltou que o poço Mogno, que está abastecendo o município, apresentou laudo, válido para o mês de janeiro, que atesta que a água está própria para o consumo. Quanto á mudança de manancial, Cel. André esclareceu que a mudança de poço de Pio IX, no Piauí, para o Mogno, no Ceará, foi feita diretamente pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Mesmo com os laudos que atestam a potabilidade da água, o Escritório da Operação Carro-Pipa da Organização Militar Executora (OME) fará apuração no local por meio de equipes de fiscalização. “Essa reunião foi bastante esclarecedora e vimos a boa-vontade do Exército em garantir água de qualidade para Tauá. Vamos nos reunir com as equipes locais para resolver essa questão que tanto aflige os tauaenses”, disse a Prefeita Patrícia. A audiência foi acompanhada por Coronel Benício. A Operação Carro-Pipa se trata de uma mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. Tem como objetivo a realização de ações complementares de apoio ás atividades de distribuição de água potável ás populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 20/01/2021 GABINETE DA PREFEITA MAIS UMA CONQUISTA DO POVO: TAUÁ RECEBERÃO UMA PRAÇA MAIS INFÂNCIA O Governo do Ceará vai construir a Praça Mais Infância em Tauá. A novidade foi comunicada pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, á prefeita Patrícia Aguiar. “O governador Camilo Santana, por meio da Primeira-dama atendeu a um pedido nosso. Antes da minha posse, estive com Onélia no fim do ano passado e solicitei uma Praça Mais Infância para Tauá e fomos atendidos. é uma grande conquista para o nosso município”, destacou Patrícia. Nos próximos dias, a Prefeita visitará terrenos para escolher aquele que atenderá ás necessidades de infraestrutura para a construção da Praça, bem como o que reúne mais condições de agregar com qualidade a prática de lazer para as crianças de Tauá. Ao todo, a Praça terá 3 mil metros quadrados e compreende quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 90 brinquedopraças e outras 74 brinquedopraças estão previstas. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação da Prefeitura Municipal de Tauá
#Gabinete 02/01/2021 GABINETE DA PREFEITA CERIMÔNIA DE POSSE MANDATO 2021-24 CERIMÔNIA DE POSSE MANDATO 2021-24 Pela primeira vez na história, a cidade de Tauá será governada por duas mulheres. Neste primeiro dia de 2021, Patrícia Aguiar (Prefeita) e Fátima Veloso (Vice Prefeita) assumiram oficialmente o maior posto do executivo municipal durante cerimônia solene realizada na CâmaraMunicipaldeTauá. Durante seu discurso, a prefeita pediu união entre os poderes e a população e se comprometeu a trabalhar em prol da qualidade de vida dos mais de 50 mil habitantes do município de Tauá. O evento contou com a participação do Presidente Municipaldo PSD, Edmilson Bastos e do Presidente Estadual Domingos Filho além dos vereadores eleitos.
#Gabinete 20/11/2020 GABINETE DA PREFEITA DECRETO Nº 1120001/2020 DE 20 DE NOVEMBRO DE 2020 DECRETA LUTO OFICIAL EM VIRTUDE DO FALECIMENTO DE WESLEY CAVALCANTE CIDRãO LINHARES. Confira o TEOR do decreto em:https://bit.ly/2UKPM9K Prefeitura Municipal de Tauá
www.taua.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 15:16:37