CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Chamamento 07/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE PRODUTORES E ENTIDADES AO PAA

Edital de chamada pública para credenciamento de agricultores (as) familiares e entidades socioassistenciais locais para execução do Programa de Aquisição de Alimentos - modalidade compra com doação simultânea. Edital n° 1031001/2023.

Veja os documentos no link:

#FeiraDeAnimais 25/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS SEGUNDA EDIÇÃO DA FEIRA DE ANIMAIS DE TAUÁ BATE RECORDES

Em sua segunda edição a Feira Municipal de Animais, aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro, trazendo uma mostra da qualidade dos bovinos, caprinos e ovinos de produtores rurais dos distritos de Marruás, Barra Nova, Carrapateiras e Inhamuns. A edição de outubro ultrapassou a Feira de setembro, com cerca de 320 animais.

A exposição de animais contou exclusivamente com produtores rurais de Tauá, que mostraram a diversidade de raças, a qualidade dos nossos animais e a dedicação dos criadores do município, que se destaca como a Capital do Carneiro.

A segunda Feira Municipal de Animais de Tauá contou com quatorze produtores, que apresentaram seus animais para venda, exposição e participação de torneios. Foram duzentos e vinte seis ovinos, quarenta e nove caprinos e quarenta e um bovinos, que totalizou cerca de trezentos e dezesseis animais na Feira de Animais de outubro.

Outro sucesso da Feira Municipal de Animais foi a escolha da Miss Distrital. Um desfile para jovens meninas tauaenses, que representaram a diversidade de cada distritos.

A Feira Municipal de Animais de Tauá, antecede ao FestBerro, que é a maior feira expositiva de animais da região e uma das maiores do estado do Ceará. O que esperar? Mais expositores, mais raças e mais rodadas de negócios.

#FeiraDeAnimais 28/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS 1° FEIRA MUNICIPAL DE ANIMAIS DE TAUÁ RECEBEU CERCA DE 230 ANIMAIS

Com a 1° Feira Municipal de Animais, que aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto, no Parque de Exposições Pedro Alexandrino Feitosa, recebeu cerca de 230 animais. Com a participação de produtores da região, o evento foi considerado um sucesso

O evento contou com a comercialização de animais, rodas de negócios e exposição de ovinos e caprinos. Além disto, a Feira de Animais contou com uma edição especial da FEMET e rodeio.

No segundo dia da Feira, o Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, e governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, participaram da Feira de Animais de Tauá. Na ocasião realizaram a inauguração da Adutora Tauá- Sertão dos Inhamuns e o lançamento do programa Rotas da Integração Nacional.

A Feira Municipal de Animais é uma realização da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns, com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Tauá.

#TermoDeFomento 22/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS PREFEITURA DIVULGA TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Tauá, nesta terça-feira, 22 de agosto, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, publica o Termo de Homologação do Edital 001/2023, que contem a análise pela Comissão de Seleção de Chamamento Público.

Este edital visa selecionar propostas para uma parceria com a Secretaria para a Gestão de Resíduos Sólidos, com o objetivo de alcançar a meta de "Lixo Zero" no município de Tauá.

O Instituto Lixo Zero Brasil, com CNPJ 12.542.194/0001-36, foi classificado e habilitado como vencedor, sendo homologado para celebração de um termo de fomento no valor de R$ 95.000,00. O ato de homologação foi embasado no artigo 27, da Lei nº 13.019/2014 e suas alterações, e a autoridade competente agora deve tomar as medidas necessárias para elaborar o contrato correspondente.

Confira no link abaixo o Termo de Homologação:

#Chamamento 11/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS PARECER E PONTUAÇÃO DO TERMO DE COLABORAÇÃO - EDITAL N° 001/2023 - SEDERHI

Informamos que nesta sexta-feira, 11 de agosto de 2023, foi disponibilizado o parecer da Comissão de Seleção Pública da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, referente à proposta apresentada pelo Instituto Lixo Zero Brasil em resposta ao Edital nº 001/2023 da SEDERHI.

Para conferir o parecer e a pontuação da proposta, utilize o link abaixo:

#AgroTauáProdutivo 31/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS PREFEITURA DE TAUÁ LANÇA O PROGRAMA AGRO TAUÁ PRODUTIVO

Da bovinocultura leiteira a fruticultura, todas os produtores tauaenses serão abraçados com o Programa Agro Tauá Produtivo. A solenidade de lançamento aconteceu neste sábado, 29 de julho, no Parque de Exposições, e levou produtores e autoridades para conhecer mais o programa que vai mudar a realidade de centenas de propriedades rurais.

O programa será desenvolvido por ações transversais e multissetoriais dos diversos órgãos e entidades municipais e por instituições representativas do setor produtivo rural do Município de Tauá, com o objetivo de estruturar os meios de produção e a economia produtiva na zona rural através de tecnologias sociais aplicadas às políticas de convivência e desenvolvimento econômico no semiárido.

O Programa Agro Tauá Produtivo será aplicado a todas as atividades econômicas rurais da agricultura e da pecuária por meio de Arranjos Produtivos Locais que encontrem adequado processo de viabilidade técnica e retorno econômico de culturas agrícolas aplicadas ao semiárido, tais como:

- Bovinocultura Leiteira e de Corte

- Ovinocaprinocultura de Corte e Leiteira

- Apicultura

- Fruticultura Irrigada

- Horticultura

- Suinocultura

- Avicultura

- Piscicultura

- Carcinicultura

- Produção de milho, feijão, algodão, mandioca, cana-de-açucar, dentre outras.

- Produção de Produtos Agroecológicos.

O programa será desenvolvido em territórios rurais estabelecidos que abranjam as zonas rurais dos sete distritos de Tauá, através de Condomínios Rurais Produtivos, Fazenda-Escola Municipal Laboratório de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade Ambiental e uma gestão compartilhada, entre a Prefeitura de Tauá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e as cooperativas, associações, entidades e instituições de produtores rurais e criadores.

#EditalChamamento 19/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS SEDERHI LANÇA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM TAUÁ

A Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, torna público o Edital nº 01/2023, que tem como objetivo selecionar projetos voltados à execução de programas no âmbito de competência da Secretaria. O presente edital está embasado na Lei nº 13.019/2014, Decreto nº 8.726/2016 e Lei Municipal nº 2579/2021, com ênfase em ações relacionadas à gestão de resíduos sólidos.

O propósito deste Chamamento Público é selecionar propostas para estabelecer parcerias entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), por meio da formalização de termos de fomento. Essas parcerias visam atingir finalidades de interesse público e recíproco, envolvendo a transferência de recursos financeiros às OSCs, de acordo com as condições estabelecidas no Edital.

O Termo de Fomento será celebrado considerando a missão institucional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, bem como as diretrizes contidas na Política de Gestão de Resíduos Sólidos. O objetivo é elaborar diretrizes de planejamento estratégico para implantar uma gestão de resíduos sólidos eficiente no município de Tauá. O projeto busca alcançar a meta de "Lixo Zero" por meio do desenvolvimento de técnicas para redução da geração de lixo, maximização da reutilização e reciclagem de resíduos, além do desenvolvimento de tecnologias para destinação adequada. O cuidado com o meio ambiente e a saúde pública também são considerados nesse contexto.

Serão selecionadas propostas com base na ordem de classificação e disponibilidade orçamentária para a celebração do termo de fomento. O limite máximo de recursos financeiros disponíveis é de R$ 95.000,00 (noventa e cinco mil reais).

A Chamada Pública visa promover a seleção de projetos que contribuam para a gestão de resíduos sólidos em Tauá, por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Organizações da Sociedade Civil. O objetivo é implementar práticas sustentáveis que visem alcançar a meta de "Lixo Zero" no município, promovendo a redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada de resíduos, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na legislação aplicável.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO E OS ANEXOS NOS LINKS ABAIXO

#FestBerro 07/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS FESTBERRO MOVIMENTA CERCA DE 1 MILHÃO NA ECONOMIA LOCAL DE TAUÁ

A maior feira agropecuária do estado do Ceará e da região dos Inhamuns voltou, após seis anos sem acontecer no Município de Tauá, o FestBerro foi realizado no ano de 2022 e contou com mais de 35 mil visitantes no Parque de Exposições.

O evento movimentou no Município cerca de 1,2 milhão de reais, fortalecendo desta maneira, o comércio local e empreendimentos ligados de forma direta e indiretamente ao FestBerro. Alimentando assim toda a rede comercial de agronegócio, artesanatos, gastronomia, varejo e diversas áreas.

Por volta de 150 expositores estiveram no FestBerro 2022. O evento propôs um formato para que acontecesse rodadas de negócios, o que colaborou para que houvesse uma movimentação financeira para todos os expositores presentes, como também network entre empreendedores e empreendedoras que acreditaram na força do FestBerro.

O evento ainda contou com a presença das mulheres da Feira da Mulher Empreendedora de Tauá. Uma proposta de unir secretarias e projetos que já são sucesso no Município de Tauá. O FestBerro foi realizado a muitas mãos, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer. E com a parceria das secretarias SEMUJIDF, SEINFRA, SEGURANÇA, FDE e demais secretarias que colaboraram.

Com cerca de 1200 animais, o FestBerro foi considerada a maior feira agropecuária do Ceará. Com um espaço desenvolvido para receber criadores de animais de toda a região Nordeste. O ambiente também foi propício para apresentações culturais e artísticas da terra.

O Carneirode, concurso de valorização da gastronomia com a cultura da carne caprina também estava dentro da programação do evento. Contou com a participação do tauaense, o chef premiado Jean Ribeiro, especialista na cozinha nordestina. Uma marcante ação de fortalecimento da gastronomia tauaense.

#SEDERHI 15/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS VALORIZANDO A GASTRONOMIA LOCAL: PRODUTORES DE QUEIJO DE CABRA ESTÃO INSTALADOS NA SEDERHI

Produtores de queijo que tem com matéria prima o leite de cabra, um produto regional, estão nas instalações da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Tauá (SEDERHI). Um apoio importante para valorização, disseminação e formação de renda dos produtores de queijo caprino.

O grupo de produtores contam com cerca de quinze pessoas que contribuem para a fabricação artesanal. Na última quinta-feira (14/07), foi o primeiro dia de produção de queijo na SEDERHI do Município de Tauá. A ida dos produtores para sede da Secretaria aconteceu a partir do desejo do grupo por um espaço para o processo de produção, visto que, a estrutura física da comunidade irá passar por uma reforma.

Com uma média de 80 litros de leite de cabra diariamente, os produtores da comunidade de Veneza já são referência na produção de queijo caprino na cidade de Tauá. O secretário da SEDERHI, Augusto Júnior colocou o protagonismo do grupo: "Tivemos duas reuniões provocadas por eles. E o bom é isso, eles são os autores disso. Eles tinham a matéria prima, mas ainda não tinham essa renda", afirmou.

O produto artesanal pode ser encontrado na Feira Livre do Município de Tauá e na Feira de Santa Teresa, realizada através da Fundação de Desenvolvimento Econômico e Fomento às Atividades Produtivas Locais.

#EditalHomologacao 06/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS FEIRAS LIVRES DISTRITAIS: TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DE CHAMAMENTO É PUBLICADO

Nesta terça-feira, 5 de julho, o Município de Tauá por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sederhi) tornou público no Diário Oficial o Termo de Homologação do Chamamento Público visando à SELEÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS À EXECUÇÃO DE PROGRAMAS no seu âmbito de competência.

Tendo como balizadores a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, o Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, e a Lei Municipal nº 2579, de 10 de março de 2021, visa à seleção de organização da sociedade civil interessada em celebrar termo de fomento que tenha por objeto a execução de PROJETOS DE FEIRAS LIVRES DISTRITAIS, com produtos oriundas da Agricultura familiar, que auxiliem o desempenho de sua missão institucional, em conformidade com a legislação aplicável, e ações voltadas à promoção da Agricultura familiar e arranjos produtivos locais.

Conforme fundamento no §4º do art. 27, da Lei nº 13.019/2014 e posterior alterações, foi HOMOLOGADO, o Chamamento Público, processo administrativo de Chamamento Público nº 25.04.001/2022, em regime de cooperação, para celebração de termo de fomento, considerando classificada e habilitada a vencedora a COOPDEST - COOPERATIVA DE AGRICULTORES, PRODUTORES E EMPREENDEDORES DO ESTADO DO CEARÁ, inscrita no CNPJ nº 04.604.578/0001-08, pelo valor global de R$ 119.940,00 (Cento e dezenove mil, novecentos e quarenta reais).

Após as tratativas necessárias será elaborado o contrato e a convocação da Organização da Sociedade Civil vencedora do certame.

Confira no link abaixo da Publicação no Diário Oficial (Página 130) e o Termo de Homologação:

#Agricultura 21/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS LANÇAMENTO DO PROGRAMA TAUÁ +LEITE, ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO E LANÇAMENTO DE CURSOS TECNICOS MARCAM ESTA QUARTA

O Município de Tauá, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEDERHI) e parceiros, lançarão nesta quarta-feira (22/06), a partir das 8h, no Parque da Cidade, o Programa Tauá mais Leite, cursos técnicos e a prefeita ainda dará Ordem de Serviço de equipamentos do abatedouro municipal.

O programa tem como objetivo o melhoramento genético e aumento de produção e produtividade de leite bovino dos produtores de Município, já com a compra garantida pela iniciativa privada. Um importante programa para os produtores de Tauá.

Inicialmente 1000 (mil) matrizes de produtores locais, passarão por um processo de Inseminação artificial, no qual a SEDERHI fará o acompanhamento de matrizes selecionadas, através de uma equipe técnica formada por Veterinário, técnico Agrícola e dois técnicos nível superior (FAEC/SENAR), promovendo também um acompanhamento sanitário da brucelose e tuberculose, através da vacinação.

O evento contará com três palestras: a primeira sobre Planejamento da produção para bovinocultura leiteira; a segunda sobre PMineralização nas diferentes fases de produção em bovinos leiteiros e a terceira palestra intitulada Produção de forragem como base para uma atividade leiteira rentável no semiárido brasileiro.

Ainda, será lançado os cursos técnicos e de ensino superior da Faculdade SENAR/FAEC, destinados aos produtores e filhos de produtores rurais. A formação será nas áreas de Zootecnia, Agronegócios e Fruticultura, cursos importantes para o produtor rural.

A prefeita de Tauá também assinará a espera Ordem de Serviço que permite a aquisição de equipamentos para o Abatedouro Público Municipal. Será 837 mil reais investidos.

#PRODETER 10/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS PRODETER: TAUÁ SEDIA LANÇAMENTO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA OVINOCAPRINOCULTURA NA REGIÃO DOS INHAMUNS

O Município de Tauá nesta quarta-feira, 11 de maio, a partir das 7h, no Cine Teatro Maria Carmem, no Parque da Cidade, sediará o PRODETER - AGRONODESTE evento regional do desenvolvimento da ovinocaprinocultura de corte, que contará com a presença de representantes e produtores de cinco municípios da região: Tauá, Quiterianópolis, Parambu, Arneiroz e Auiaba.

A iniciativa é uma realização do Banco do Nordeste em parceria com as prefeituras municipais; IFCE; Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL-CE; EMATERCE; SDA; Sindicado dos Trabalhadores Rurais; SEBRAE; Secretarias Municipais de Agricultura; ADAGRI; Câmara de Vereadores; EMBRAPA; empresários das cadeias produtivas das atividades citadas, entre outros.

O objeto é trabalhar os produtores na perspectiva de organizar a cadeia produtiva dessas atividades tornando-as competitivas, rentáveis, gerando emprego e renda, e com isso melhorar as condições de vida das famílias desses produtores.

O BNB PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, do fortalecimento e da elevação da competitividade das atividades econômicas da região, com o fortalecimento das cadeias produtivas, a incorporação de inovações tecnológicas em atividades produtivas, a potencialização da cooperação, a participação dos agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial e o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

O evento contará com o apoio do Município de Tauá, através da Secretaria do Desenvolvimento

Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEDERHI).

SERVIÇO: PRODETER - AGRONORDESTE OVINOCAPRINOCULTURA DE CORTE SERTÕES DOS INHAMUNS

Data: 11 de maio (quarta-feira) a partir das 7h

Local: CineTeatro Maria Carmem - Parque da Cidade

#Chamamento 25/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS FEIRAS LIVRES DISTRITAIS: MUNICÍPIO DE TAUÁ PUBLICA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA CHAMAMENTO PÚBLICO DESTINADO AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (OSC)
#MantaCarneiro 12/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS INSTITUIÇÕES INICIAM A SEGUNDA FASE DA CERTIFICAÇÃO DA MANTA DO CARNEIRO

Em janeiro deste ano na seleção nacional de projetos de promoção às Indicações Geográficas realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o projeto "MANTA DE CARNEIRO DOS INHAMUNS", apresentado pelo campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE), foi aprovado.

E nesta semana técnicas do IFCE, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns (Ascoci) e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sederhi), iniciaram o planejamento do plano de ação para a dar sequência a Certificação da Indicação Geográfica da Manta de Carneiro dos Inhamuns.

A manta de carneiro na região dos Inhamuns, no Sertão do Ceará, é feita de forma artesanal e possui um sabor singular devido ao tipo de alimentação que os animais encontram nas pastagens e a processos específicos de desossa, salga e secagem da carne. Garantindo a origem do produto trazendo a confirmação de que ele segue padrões e normas de produção. Dessa forma agregando valor ao produto e facilitando a sua comercialização.

As etapas incluem levantamento de dados, mobilização e qualificação dos produtores associados, elaboração de um dossiê de notoriedade e submissão de artigos científicos. As atividades terão a colaboração de estudantes do curso técnico em Agropecuária do campus de Tauá e de profissionais dos campi de Boa Viagem e Crateús do IFCE.

O que é Certificação da Indicação Geográfica?
Registro conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

O objetivo principal é desenvolver e estruturar a identificação do corte do carneiro dos Inhamuns como um produto tradicional da área formada pelos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. Só em Tauá, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura do município, mais de 5 mil produtores podem ser impactados pela certificação.

#Agricultura 05/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS ROTA DO CORDEIRO: REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR MARCA A RETOMADA DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA OVINOCAPRINOCULTURA A Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEDERHI e o Comitê Gestor da Rota do Cordeiro - Polo Sertão dos Inhamuns-CE, realizou na manhã desta quarta-feira, 05 de outubro, no Cine Teatro Maria Carmem a V REUNIãO DO COMITê GESTOR DO PROGRAMA ROTA DO CORDEIRO. O Comitê Gestor da Rota do Cordeiro Polo Inhamuns abrange 14 municípios: Arneiroz, Aiuaba, Boa viagem, Catunda, Crateús, Independência, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Parambu, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Tamboril e Tauá. A reunião teve como pauta a atualização e apresentação dos membros do Comitê Gestor, a restruturação do polo, a atualização do Regimento Interno, a apresentação de projetos prioritários e o início da implantação do Selo Arte pela EMBRAPA, que confere uma vantagem competitiva ao produtor, pois é a certificação, pelos órgãos oficiais, de que os produtos atendem ás boas práticas agropecuárias e de fabricação, inclusive de segurança sanitária. “O Município de Tauá assim como a Região dos Inhamuns tem diversas culturas tradicionais, ovino-caprinocultura, apicultura, produção de leite, temos várias formas de investir na tecnologia, estamos em parceria com o MDR, iremos implantar os Arranjos Produtivos Locais - APL, precisamos apostar no novo, na tecnologia na nova forma de fazer, aprimorar os processos já realizados por nossos produtores, devemos incentivar o empreendedorismo rural”, ressaltou a Prefeita Patrícia Aguiar. “Após a pandemia o objetivo será a retomada das Rotas de Integração: Rota do Cordeiro, Rota do Mel, Rota do Leite, todas serão trabalhadas, com as parcerias dos gestores públicos, do Sebrae, do IFCE, da Embrapa, e diversos outros parceiros com um único objetivo, o desenvolvimento sustentável das culturas de produção, tornando os produtores rurais em empreendedores rurais”, esclarece o coordenador nacional da Rota de Integração Nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, Samuel Castro. O Programa Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. Confira na integra a reunião: https://fb.watch/8sxWFt0tyC/ NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 04/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS 14 MUNICÍPIOS: V REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DA ROTA DO CORDEIRO DO POLO TAUÁ SERÁ REALIZADA NESTA TERÇA-FEIRA (05/10) A Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEDERHI e o Comitê Gestor da Rota do Cordeiro - Polo Sertão dos Inhamuns-CE, convidam todos os representantes das entidades e seus representantes nos 14 municípios, para participarem da V REUNIãO DO COMITê GESTOR. A REUNIãO será realizada nesta terça-feira, 5 de outubro, ás 8h30, no Auditório Maria Carmem - Parque da Cidade, sendo seus seguintes assuntos: a atualização e apresentação dos membros do Comitê Gestor, a restruturação do polo, atualização do Regimento Interno, projetos prioritários, e a implantação do Selo Arte pela EMBRAPA, que confere uma vantagem competitiva ao produtor, pois é a certificação, pelos órgãos oficiais, de que os produtos atendem ás boas práticas agropecuárias e de fabricação, inclusive de segurança sanitária. O Comitê Gestor da Rota do Cordeiro Polo Tauá abrange 14 municípios: Arneiroz, Aiuaba, Boa viagem, Catunda, Crateús, Independência, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Parambu, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Tamboril e Tauá. O Programa Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar uma atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. Pretende-se modernizar a produção, enriquecimento de renda para o produtor e ligar os elos da cadeia produtiva, beneficiando também o consumidor com produtos seguros, com a melhor qualidade e oferta regular. Ao longo da consolidação do programa, como comunidades participantes formarão áreas de excelência na produção de carne ovina e caprina, que serão visitadas a partir de um roteiro em sequência, NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 12/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS GENETAUÁ: PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR LANÇA PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO PARA A OVINOCAPRINOCULTURA DO MUNICÍPIO Nesta quinta-feira, 12 de agosto, a Prefeita Patrícia Aguiar lançou o GENETAUÁ, programa de Melhoramento Genético da ovinocaprinocultura do município de Tauá. Tendo como objetivo demonstrar e difundir técnicas de criação e de gestão com alta produtividade e viabilidade econômica na ovinocaprinocultura de carne, leite e raça nas diversas regiões do Município de Tauá, promovendo o melhoramento genético de caprinos e ovinos. Tauá é o maior criador do Ceará, respondendo por 35% da oferta desses animais. A criação de ovinos e de caprinos é um das principais atividades econômicas do município, gerando emprego e renda no campo e na cidade, onde são comercializados a carne e derivados do leite. O GENETAUÁ inicia com a inclusão de mais de 40 produtores de várias regiões do município. O programa será gerido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEDERHI em parceria com Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns – ASCOCI e o Centro Vocacional Tecnológico – CVT Tauá. Com o apoio Banco do Nordeste, Ematerce e SEBRAE-CE. O primeiro SEMINáRIO do programa contou com diversas palestras de profissionais da área, com a presença da Vice-Prefeita Fátima Veloso, vereadores, secretários, assessores e produtores locais. Seguindo as normas sanitárias para a realização do evento, o acesso ao público foi limitado, para maiores informações e como participar do GENETAUÁ, entre em contato pelo fone da SEDERHI WhatsApp 88 98189.6095. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 10/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS GENETAUÁ: SEMINÁRIO LANÇA PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÁSTICO DA OVINOCAPRINOCULTURA Nesta quinta-feira, 12 de agosto, a partir das 7h30, no Cine Teatro Maria Carmem no Parque da Cidade, a Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEDERHI, lança o GENETAUÁ, programa de Melhoramento Genético da Ovinocaprinocultura do município de Tauá. A solenidade contará com a apresentação do programa e a realização de palestras aos produtores. Atualmente, o Município de Tauá é apontado como o maior criador de ovinos e caprinos do Ceará, respondendo por 35% da oferta desses animais. A criação de ovinos e de caprinos é um das principais atividades econômicas do município, gerando emprego e renda no campo e na cidade, onde são comercializados a carne e derivados do leite. O GENETAUÁ tem como objetivo demonstrar e difundir técnicas de criação e de gestão com alta produtividade e viabilidade econômica na ovinocaprinocultura de carne, leite e raça nas diversas regiões do Município de Tauá, promovendo o melhoramento genético de caprinos e ovinos, por meio da identificação de reprodutores geneticamente superiores para características de produção de animais viáveis para abastecer o mercado local e regional. Servindo como uma ferramenta para que os criadores em tomadas de decisões de seleção e acasalamento, conhecendo os animais com valor genético superior, assim, selecioná-los para o melhoramento genético dos seus rebanhos. O Programa visa melhorar a produtividade geral, medida por índices zootécnicos, promovendo a saúde dos rebanhos, suprindo uniformemente a demanda de carne e leite no mercado, através da difusão da tecnologia de criação e gestão para outros produtores, viabilizando o abate industrial e o beneficiamento da carne e do leite, dessa forma promovendo a autogestão da assistência técnica entre produtores e técnicos, com desenvolvimento de software para gerenciamento da atividade e a produção de material técnico e divulgação aos técnicos e produtores. “A meta do GENETAUÁ é motivar os produtores no processo produtivo, implantar e modernizar unidades de demonstração de caprinos e ovinos. Melhorando os índices de produção e produtividade dos rebanhos, via cruzamento industrial, explica o Secretário da SEDERHI Francisco Augusto. O programa será gerido pela SEDERHI em parceria com Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns – ASCOCI e o Centro Vocacional Tecnológico – CVT Tauá. Com o apoio Banco do Nordeste, Ematerce e Sebrae-CE. Confira o cronograma das palestras que serão realizadas no lançamento do GENETAUÁ: 08h00 - Apresentação do projeto de assistência técnico gerencial para com os produtores do município. Francisco Augusto de Souza Junior, Engenheiro Agrônomo, mestre em Zootecnia e Secretário da SEDERHI. 08h30 - Palestra: Planejamento de formação de pastagem para ovinos e caprinos. Rodrigo Gregório Engenheiro agrônomo, doutor em forragicultura, Professor do Instituto Federal - IFCE de Limoeiro do Norte. 09h15 - Palestra: Nutrição e mineralização de ruminantes. Claudelice Rosa mestre em zootecnia. Técnica do Instituto Agropolo. 10h00 - Palestra: Pastejo rotacionado VOISIN para ovinos e caprinos. Dr. Marcelo Parahyba, Médico cardiologista, graduando em zootecnia. 10h45 - Palestra: Caprinocultura leiteira, manejo produtivo e reprodutivo. Dr. Helio Costa, Zootecnista, pós Doutor em Nutrição de pequenos Animais. Técnico da Vet&Agro. Seguindo as normas sanitárias para a realização do evento, o acesso ao público será limitado, para confirmar sua participação, entre em contato pelo fone da SEDERHI WhatsApp 88 98189.6095. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 28/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS AJA: 54 VAGAS ABERTAS PARA O MUNICÍPIO DE TAUÁ As inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas ATÉ 06 DE AGOSTO DE 2021. Para o município de Tauá foram destinadas 54 vagas: 5 para início imediato após seleção e 49 para cadastro de reserva. O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro único para Programas Sociais (Cadúnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo. O AJA tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental. Os candidatos selecionados para o Programa farão jus aos seguintes benefícios: - Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês; - Curso de Formação; - Seguro acidente; - Fardamento; e - Certificados. Acesse o link e leia atentamente o novo Edital do Programa AJA: https://bit.ly/3f4PTYd NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 27/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS EM BUSCA DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À ÁGUA PREFEITURA LANÇA O PROGRAMA ÁGUAS DE TAUÁ Nesta terça-feira, 27 de julho, a Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAGRHI) lançou o Programa águas de Tauá, ações que visam garantir que as famílias de Tauá da sede e das comunidades rurais tenham acesso a água de qualidade para consumo e produção. Instalações de sistemas de abastecimento de água (adutoras e chafarizes), perfuração e instalação de poços profundos, construções de açudes de grande porte, construções de barragens subterrâneas, uso de cisternas de placas e polietileno, etc. Ações que visam universalizar o acesso e o uso da água em todo o município de Tauá nos próximos quatro anos, garantindo que todas as residências tauaenses tenham pelo menos uma fonte deste líquido precioso. A primeira fase consiste em 23 adutoras que beneficiarão 622 famílias de comunidades rurais, 24 sistemas simplificados de água (total de R$ 8,7 milhões), mais R$ 6,5 milhões para barragens subterrâneas e mais R$ 5,5 milhões para a construção de dois açudes. A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, destacou os benefícios que as obras de infraestrutura hídrica trarão para o município, bem como o volume de obras que Tauá terá nos próximos meses. “Serão centenas de vagas de empregos que serão geradas. Isso transforma e melhora substancialmente a vida das pessoas. Só temos a agradecer o trabalho desenvolvido por Domingos Neto em benefício de Tauá”, enfatizou Patrícia. Foram entregue certificado de conclusão do sistema de abastecimento hídrico a representantes das comunidades beneficiadas. A Solenidade contou com a presença da Prefeita Patrícia Aguiar, da vice-Prefeita Fátima Veloso, secretários, vereadores, lideres comunitários, representantes de comunidades rurais, além de representantes da Fundação Nacional de saúde (Funasa) e do Deputado Federal Domingos Neto. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 24/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS TAUÁ RECEBE PONTUAÇÃO MÁXIMA NO IQM A Prefeitura Municipal de Tauá recebeu nota máxima no índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) na edição 2021. A Prefeitura concorre anualmente ao Programa do IQM, é um mecanismo que condiciona a existência do Fundo Específico de Meio Ambiente como critério prioritário para repartição e repasse aos municípios de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Ceará. O índice é divulgado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) um demonstrativo do compromisso e valorização das riquezas ambientais e práticas de preservação. Confira a publicação do Governo do Estado neste link: https://bit.ly/3iPPr18 NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 23/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS ÁGUAS DE TAUÁ: PREFEITURA LANÇA PROGRAMA QUE VISA UNIVERSALIZAR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA Nesta terça-feira, 27 de julho, a Prefeitura Municipal de Tauá, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAGRHI) lança o Programa águas de Tauá, ações que visam garantir que as famílias de Tauá da sede e das comunidades rurais tenham acesso a água de qualidade para consumo e produção. Instalações de sistemas de abastecimento de água (adutoras e chafarizes), perfuração e instalação de poços profundos, construções de açudes de grande porte, construções de barragens subterrâneas, uso de cisternas de placas e polietileno, etc. Ações que visam universalizar o acesso e o uso da água em todo o município de Tauá nos próximos quatro anos, garantindo que todas as residências tauaenses tenham pelo menos uma fonte deste líquido precioso. “O Programa águas de Tauá, soma uma série de ações de investimento que a gestão municipal em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal tem realizado em Tauá, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população tauaense ás secas e á escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, através da implantação de soluções de abastecimento de água”, salienta a Prefeita Patrícia Aguiar. A Solenidade de lançamento será transmitida na fanpage da Prefeitura Municipal de Tauá no facebook: www.facebook.com/tauaprefeituraoficial. E contará com a presença da Prefeita Patrícia Aguiar, da vice-Prefeita Fátima Veloso, secretários, vereadores, lideres comunitários, representantes das comunidades, além de representantes da Fundação Nacional de saúde (Funasa) e do Deputado Federal Domingos Neto. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 21/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS MAIS DE 5 TONELADAS: FAMÍLIAS DE TAUÁ EM SITUAÇÃO DE RISCO COMEÇAM A RECEBER ALIMENTOS DO PAA Mais de 5 toneladas de alimentos começaram a ser distribuídas aos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), entidades e associações que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no Município de Tauá. Os produtos adquiridos foram produzidos por pequenos agricultores do município e a ação faz parte do Programa da Aquisição de Alimentos (PAA) realizado em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Tauá, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado e Ministério da Cidadania. “é uma ação que movimenta a economia dos pequenos produtores rurais e leva os alimentos para quem mais precisa. São produtos de excelente qualidade e livres de agrotóxicos”, ressalta a prefeita Patrícia Aguiar. A cesta recebida pelas famílias inclui alface, mamão, abóbora, limão, coco, tomate cereja, cheiro verde, macaxeira, ovos, doces em caldas. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 24/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS OPERAÇÃO CARRO PIPA: MUDANÇA DO LOCAL DO MANANCIAL DE COLETA DE ÁGUA ÁS DISCUTIDA EM REUNIÃO VIRTUAL Na tarde desta segunda-feira, 24 de maio foi realizada uma reunião virtual com Representantes dos proprietários de Carros Pipas, tendo como assunto principal a mudança do manancial de coleta da água. Atualmente, a água fornecida para Tauá vem do poço Mogno, localizado no município de Aiuaba. Até setembro do ano passado, os carros-pipas eram abastecidos pelo poço de Pio IX, no Piauí. Segundo relatos de populares a água do poço em Aiuaba tem uma salinidade acima do recomendado, a Defesa Civil municipal e a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos já fizeram estudos sobre a qualidade da água, para apresentar ao Ministério do Desenvolvimento Regional. “é uma demanda da nossa população que desde o ano passado se queixa da qualidade da água e, logo que assumimos o mandato, decidimos buscar solução para essa questão”, assinalou Patrícia. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 13/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS PREFEITURA DE TAUÁ E BANCO DO NORDESTE DISCUTEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, e o secretário da Agricultura do município, Augusto Júnior, e representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) se reuniram, de maneira virtual, para discutir sobre o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) e a licença ambiental por adesão e compromisso (LAC). Durante a reunião, o gerente geral do BNB da agência de Tauá, Helder Oliveira, apresentou os valores contratados pela agência no município em 2020. Foram R$ 23 milhões de recursos do FNE, sendo R$ 11 milhões para Micro e Pequenas Empresas e R$ 12 milhões para produtores rurais. Além disso, foram contratados R$ 43 milhões pelo Crediamigo, totalizando R$ 66 milhões de recursos liberados no município em 2020. Em seguida, a Gerente Executiva Estadual de Desenvolvimento Territorial, Jeânia Rogério, falou sobre o Programa de Desenvolvimento Territorial e explicou que o programa faz parte do Agronordeste e Rotas da Integração. Ela destacou a importância do apoio municipal para que as ações do Plano de Ação Territorial sejam realizadas. Na reunião, a prefeita Patrícia Aguiar enfatizou o apoio do Banco para o desenvolvimento do município e para a concessão de créditos para os produtores rurais e informou que já está em processo de votação a Lei sobre o LAC. Na ocasião, o secretário Augusto Júnior ressaltou que o município já tem aprovado junto ao BNB R$ 16,3 milhões de recursos para implantação de arranjos produtivos. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 26/04/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS PREFEITA PATRÍCIA AGUIAR ASSINA ADESÃO AO GARANTIA SAFRA PARA BENEFICIAR 2.489 AGRICULTORES A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, assinou a adesão do Município ao Programa Garantia Safra que vai assegurar o pagamento a 2.489 agricultores. O seguro é pago, em caso de perda de safra acima de 50% (safra 2020/2021), aos agricultores cadastrados. Eles recebem R$ 850,00, divididos em cinco parcelas de R$ 170,00. A partir do mês de junho, os laudos referentes ás perdas de safra são feitos. Para fazer a adesão, a Prefeitura paga um total de seis parcelas. Cada uma delas tem o valor de R$ 21.156,50, totalizando R$ 126.939,00. Isso garante que todos o agricultores que pagaram a sua parcela, já estão cobertos para receber o benefício. O Fundo Garantia-Safra foi instituído pela Lei 10.420, de 10 de abril de 2002, e regulamentado pelo Decreto 4.962, de 22 janeiro de 2004. O valor de contribuição é calculado de acordo com a resolução No 39, de 01/10/2020 e com o Termo de Adesão assinado pela Prefeitura, sendo R$ 51,00 por agricultor. O Garantia-Safra é uma ação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 26/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS MERENDA ESCOLAR DE TAUÁ TERÁ ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR MERENDA ESCOLAR DE TAUÁ TERá ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR Com o objetivo de estimular a produção dos pequenos agricultores e fornecer merenda escolar de qualidade para os alunos, a Prefeitura de Tauá, através da Secretaria da Educação, realizará a compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. Para isso, está realizando a Chamada Públicaº 18.02.001/2021-SME, que tem como objeto a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE. As propostas de preços e documentos de habilitação dos interessados deverão ser entregues até o próximo dia 15 de março. O horário para recebimento é das 8 horas ás 12 horas, e devem ser entregues no seguintes endereço: Av. Moacir Pereira Gondim, S/N, Planalto dos Colibris, Tauá-CE, Sede da Secretaria da Educação. O edital completo poderá ser adquirido em: https://licitacoes.tce.ce.gov.br, https://www.taua.ce.gov.br. Vale ressaltar que a a Leiº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. O valor do termo de referência do referido edital é de R$ 703.833,00, valor superior a 40% do orçamento do PNAE para Tauá em 2021, ou seja, um percentual acima da exigência da Lei Federal. Segundo o secretário da Educação, professor João álcimo Viana: “Nesse período pandêmico e de aulas remotas, a entrega dos kits com gêneros alimentícios para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Tauá está programada, neste primeiro semestre, para dois momentos – o primeiro, para meados do mês de abril e o segundo na penúltima semana de junho”. Cada kit tem como base de cálculo o total de 50 dias letivos e a per capita por aluno definida pelo Governo Federal para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em observância ao Decretoº 0218001/2021, serão adotados rigorosamente todos os protocolos necessários de proteção quanto á possível infecção humana pelo novo CoronaVirus, incluindo o atendimento individualizado e em espaço aberto. CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL.
#Agricultura 08/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS GARANTIA SAFRA: 2607 PRODUTORES RURAIS DE TAUÁ PODERÃO RECEBER O SEGURO Após a entrega dos boletos do Programa Garantia Safra, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, 2607 produtores ruais de Tauá, poderão ser beneficiados. O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. O seguro pago, em caso de perda de safra acima de 50%, os agricultores cadastrados receberão R$ 850,00, divididos em 5 parcelas de R$ 170,00. Os boletos tiveram o prazo de pagamento prorrogado para 19 de fevereiro de 2021. NIC | Núcleo de Informação e Comunicação Prefeitura Municipal de Tauá
#Agricultura 18/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS BNB APRESENTA PROGRAMAS DE CRÁSDITO PARA A AGRICULTURA E PECUÁRIA DE TAUÁ Na última semana, o gerente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Tauá, Francisco Helder de Oliveira, se reuniu com a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Tauá para apresentar os programas de crédito voltados para a agricultura e a pecuária. O secretário Augusto Júnior destaca, entre os programas desenvolvidos pelo BNB, o Pronaf, que é voltado para a agricultura familiar. “Além de apresentar as linhas de crédito, o Banco do Nordeste veio reforçar a parceria com Prefeitura de Tauá e para, juntos, somar esforços e desenvolver a agricultura no município”, explica o secretário Augusto Júnior. Na oportunidade, os Agentes de DesenvolvimentoEdimilson Matos, Kennedy Loiola e Emanuel Medeiros fizeram a apresentação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER), dando ênfase ao seu Conceito, Objetivos, Impactos Esperados e Forma de Atuação, como também registrando a importância do Programa no desenvolvimento da região com a melhoria da qualidade de vida do homem do campo.
www.taua.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 13:41:51