CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saude 07/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE TAUÁ AVANÇA NA SAÚDE: CENTRO DE HEMODIÁLISE JÁ ESTAR EM CONSTRUÇÃO Novo centro beneficiará pacientes renais e fortalecerá a saúde na região dos Inhamuns
#Saude 12/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE NOVO MOBILIÁRIO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE TAUÁ PROMOVE MELHORIAS NO ATENDIMENTO À SAÚDE

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no atendimento básico à população. Na cidade de Tauá, um novo mobiliário foi implementado nas UBS, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e proporcionar um ambiente mais acolhedor e funcional para pacientes e profissionais da saúde.

O novo mobiliário conta com cadeiras para secretarias giratórias, cadeiras para secretarias fixas, ar-condicionado, mesas secretaria, armários para arquivos, longarinas, ventiladores de coluna, estantes de aço (prateleiras), mesas de plásticos, cadeiras de plásticos, macas para exames, focos de prevenção, cadeiras odontológicas completa, compressores de ar e geladeiras

Uma das principais melhorias pode ser observada nas salas de espera. Novas cadeiras serão instaladas, projetadas para proporcionar conforto aos pacientes durante o tempo de espera. Nas salas de atendimento médico, novas macas foram adquiridas, oferecendo maior conforto e segurança para os pacientes durante os exames e consultas.

Outro destaque do novo mobiliário é a renovação das áreas de enfermagem e odontológicos. Além disso, armários e prateleiras foram instalados para facilitar a organização e o armazenamento de medicamentos e materiais médicos.

A prefeitura de Tauá já realizou nesta gestão a reforma estruturante de 100% das UBS's do município, equipamentos novos, da sede ao interior marcam a saúde tauaense. E novo mobiliário também contribui para a implementação de tecnologias avançadas nas UBS de Tauá.

O investimento foi de cerca de 1 milhão no novo mobiliário das UBS de Tauá, e reflete o compromisso da administração municipal em melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Essas mudanças visam não apenas proporcionar um ambiente mais confortável e agradável, mas também otimizar o fluxo de atendimento, garantir a segurança dos pacientes e promover melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

#Saude 04/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA DE TAUÁ ENTREGA 175 SMARTPHONES PARA OS AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS

Nesta quinta-feira, 04 de maio, a Prefeitura Municipal de Tauá realizou a entrega de 175 smartphones para os agentes de saúde e agentes de endemias que atuam no município. A iniciativa representa um importante investimento na modernização e melhoria do serviço de saúde na região, além de reconhecer a importância desses profissionais para a comunidade local.

Os smartphones entregues aos agentes de saúde contam com uma série de recursos e funcionalidades, como acesso à internet, aplicativos de saúde e comunicação direta com as unidades de saúde. Com isso, os agentes poderão realizar um trabalho mais eficiente e ágil, melhorando a qualidade do atendimento prestado à população e ajudando a prevenir e controlar doenças na região.

Além disso, a iniciativa representa um importante reconhecimento da importância dos agentes de saúde e agentes de endemias para a comunidade local. Esses profissionais atuam diretamente na linha de frente do combate às doenças e na promoção da saúde da população, muitas vezes em condições difíceis e com recursos limitados.

A agente de Saúde do distrito de Maruás, Felizmaria Silva, colocou sobre a importância deste equipamento "Eu trabalho com cento e vinte três famílias, trezentas e cinquenta pessoas, e esta é uma ferramenta muito útil, que vai ser de suma importância para acompanhar em tempo hábil, atendendo as nossas necessidades como ACS, como também dos usuários" afirmou.

A entrega dos smartphones aos agentes de saúde e agentes de endemias em Tauá representa um importante investimento na modernização e melhoria do serviço de saúde na região, além de reconhecer a importância desses profissionais para a comunidade local. Com os novos recursos e funcionalidades disponíveis nos smartphones, os agentes poderão realizar um trabalho mais eficiente e efetivo, contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças na região.

#Saude 31/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE MUNICÍPIO DE TAUÁ INVESTE MAIS DE 1,6 MILHÕES DE REAIS EM SAÚDE

Mais investimento e mais saúde. O Município de Tauá entregou na quarta-feira (26), para a Secretaria de Saúde, o novo ônibus para transporte de pacientes em tratamento de hemodiálise. A solenidade contou com a entrega de novo fardamento para os profissionais da saúde e ordem de serviço para qualificação de 15 UBSs e unidades de saúde.

O investimento total é de mais de um milhão e seiscentos mil reais na saúde do Município. É 285 mil reais investidos em fardamento, 598 mil reais para compra do veículo e mais de 1 milhão será investido em infraestrutura na área da saúde.

O micro-ônibus tem capacidade para transportar 36 passageiros. Um investimento em segurança, conforto e qualidade de vida para os tauaenses que realizam o tratamento de hemodiálise em cidades distantes.

"Este ônibus vai trazer mais conforto a quem precisa viajar para fazer hemodiálise fora de nossa cidade, sabemos como é cansativo, então realizamos um planejamento financeiro, e adquirimos um veículo novo para facilitar a vida daqueles que precisam deste transporte e nós só temos a agradecer a todos que se empenharam nessa conquista", ressalta a prefeita Patrícia Aguiar.

A prefeita lembra ainda, que "O processo de implantação do Centro de Hemodiálise para atender a população tauaenses, está avançando. Então quando falamos que a saúde é prioridade não é discurso político, é programa desenvolvido e colocado em prática em Tauá, pois a saúde é de fato prioridade", ressalta ela. Cerca de 30 pacientes e acompanhantes precisam viajar três vezes por semana para fazer tratamento de hemodiálise. O processo de diálise dura em média 4 horas para cada paciente.

Na solenidade serão entregues o fardamento para nove categorias da área da saúde: todos os funcionários administrativos, técnico de saúde bucal e enfermagem, médicos, dentistas, enfermeiros, equipe multiprofissional, serviços gerais, agente de combate as endemias, e para os agentes comunitários de saúde.

Também será realizada a Solenidade de Assinatura da Ordem de Serviço para a Reforma de Unidades de Saúde na Zona Rural, um investimento de mais de um milhão de reais.

UNIDADES QUE SERÃO REFORMADAS

UBS Vila de Flores - Trici

UBS Vila Joaquim Moreira - Marrecas

UBS Vila Marrecas - Marrecas

UBS Vila de Vera Cruz - Inhamuns

UBS Vila de Poço da Onça - Carrapateiras

UNIDADES DE APOIO

Guaribas - Inhamuns

Lagoa do Eufrasino - Inhamuns

Calumbi - Trici

Lustal - Sede Distrital

Massapê - Santa Tereza

Mutuca - Carrapateiras

Cachoeirinha do Pai Senhor - Barra Nova

Limão - Carrapateiras

São Felipe - Trici

Altamira - Carrapateiras.

#Saude 07/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DIA D DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI: É MARCADO POR CAMPANHA DE CONCIENTIZAÇÃO NO CENTRO DE TAUÁ

Na manhã desta quinta-feira (07), contou com a presença dos profissionais da saúde no centro do Munícipio de Tauá mobilizando centenas de tauaenses. No Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, foi marcado por uma operação de conscientização.

O Município de Tauá, através da Secretaria de Saúde, foi às ruas do centro comercial de Tauá, com o intuito de conscientizar a população sobre as precações a serem tomadas contra o mosquito Aedes Aegypti.

Compreendendo que o período chuvoso traz a preocupação da proliferação do mosquito transmissor da dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya. O momento nesta manhã, contou com a orientação dos cuidados a serem tomados a toda a população.

A ação contou com a presença dos profissionais da saúde e para fortalecer ainda mais a operação, estiveram apoiando essa causa os profissionais da Limpeza Urbana, Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

www.taua.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 10:10:55