SUPERMATA É REPRESENTADA NA REUNIÃO DA ARIE NO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Superintendência Municipal do Meio Ambiente

SUPERMATA É REPRESENTADA NA REUNIÃO DA ARIE NO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA

Na última quarta-feira, 29 de maio, no Município de Pedra Branca, foi realizada a I Reunião do Conselho Gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Águas Emendadas dos Inhamuns de 2019.

Diversas pautas foram tratadas na reunião: Apresentação da gestora e conselheiros; Elaboração do calendário de reuniões de 2019; Elaboração do Plano de Ação do Conselho da ARIE dos Inhamuns de 2019. Foram elaborados ofícios às 03 prefeituras (Independência, Pedra Branca e Tauá) solicitando o recapeamento da estrada de acesso a ARIE dos Inhamuns.

A Reunião contou com a presença dos conselheiros: Dágila Ribeiro (Presidente do Conselho – ARIE das Águas Emendadas dos Inhamuns), Iomar Cavalcante (Secretaria do Meio Ambiente de Tauá - SUPERMATA), Átila Portela (Secretaria do Meio Ambiente de Independência), Haiele Nogueira (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), Élpida Queiroz (Instituto Federal de Tauá – IFCE), Professor Lúcio Galvão (Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – CECITEC), Vicente Honorato (CSBH – Rio Banbuiú), Cícero Lacerda (CBH – Sertão de Crateús) e Joaquim Feitosa (STRAAF – Pedra Branca – CE)

ARIE das Águas Emendadas dos Inhamuns
A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) das Águas Emendadas dos Inhamuns foi criada pelo decreto Nº 31.403, de 24 de janeiro de 2014.
A Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável está localizada na Serra da Lagoa Seca, especificamente no Sítio Tercelão, com área de 407,0366 hectares (há) entre os municípios de Tauá, Independência e Pedra Branca.
A área situa-se em um divisor de águas das cabeceiras de três importantes rios do Estado do Ceará: Jaguaribe, Poti e Banabuiú.
A criação da ARIE vem da necessidade de proteger o ecossistema Caatinga, que ocupa 93% do Estado do Ceará. A unidade foi proposta pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através do projeto Mata Branca, que realizou atividades na região. A administração da unidade também cabe ao conselho.