SEMANA DO MEIO AMBIENTE: OFICINA DE PRODUÇÃO E MANEJO DE MUDAS NO VIVEIRO MUNICIPAL | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Superintendência Municipal do Meio Ambiente

Na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, ocorreu a oficina de produção e manejo de mudas no Viveiro Municipal. O workshop contou com o palestrante e engenheiro Florestal, João Antônio.

A oficina é foi realizada com alunos do ensino fundamental da escola Tereza Aragão. Os alunos aprenderam as técnicas de plantio de mudas, conheceram o Viveiro Municipal e o banco de germoplasma. A palestra é decorrente da Semana Ambiental em Tauá.

Essa palestra tem como objetivo mostrar aos alunos a importância do cuidado e o respeito com o meio ambiente, ensinando os jovens a enxergar a relevância do plantio de árvores na cidade.

São inúmeros os benefícios da arborização na cidade, os principais são: melhoria da qualidade do ar, redução dos níveis de ruído, redução das ilhas de calor, proteção e alimentação da avefauna e redução do escoamento superficial.

Porém há vários pontos de conflito que impedem a realização da arborização: como a falta de um plano de manejo eficiente, escolha de espécies arbóreas sem potencial de uso urbano, redes de distribuição de energia onde se limita o uso de árvores, a falta de interesse da própria população, manejo errados através de podas drásticas, uso de mudas de baixa qualidade