SEC. DENISE AGUIAR TEM ENCONTRO COM A REDE DE PROTEÇÃO À MULHER DO MUNICÍPIO DE TAUÁ | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção á Cidadania

Foi realizado na manhã dessa quinta-feira, 28 de novembro, no Auditório da Cidade Digital, o ENCONTRO com a Secretária Executiva de Política para as Mulheres da SPS, Denise Moreira de Aguiar. O encontro ocorreu em conjunto com a rede de proteção as mulheres do município. O evento é decorrente da Semana de Enfrentamento a violência contra a mulher.

O encontro teve por finalidade estabelecer conceitos, princípios, diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres, assim como de assistência e garantia de direitos em situação de violência.

Para o Secretário de Segurança Pública Deladier Feitosa a região dos Inhamuns ainda registra muitos casos de violência domestica, “a Policia Civil de Tauá atende cerca de oito municípios, sendo: Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Catarina, Parambu, Quiterianópolis, Pedra Branca e Mombaça. Deste modo conseguimos registrar cerca de 126 casos de requerimento de medida protetiva”.

De acordo com dados publicados pelo Atlas da Violência 2019, Os números colocam o território cearense na segunda posição de estados nordestinos que mais matam pessoas do gênero feminino. Foram 2.371 casos de feminicídios em 11 anos. O levantamento é uma produção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

De acordo com a Secretária Executiva de Política para as Mulheres da SPS, Denise Moreira de Aguiar, essa violência provém da cultura da sociedade patriarcal e do machismo, além da falta de informação de mulheres sobre seus direitos.

Algumas autoridades estiveram presentes no evento, como o Secretário de segurança Pública Deladier Feitosa, a Secretaria de Planejamento Lorena Feitosa, a Delegada Plantonista Ritiane Oliveira, o Delegado Regional Gisleian Lima e a Secretária Executiva de Políticas para Mulheres Denise Aguiar.