REALIZADA A SEGUNDA REUNIÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM TAUÁ | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Superintendência Municipal do Meio Ambiente

O município de Tauá sediou, nesta sexta-feira, 12 de abril, a 2ª Reunião Técnica Regional do Projeto de Implementação do Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA).

O projeto tem como objetivo ajudar os municípios a definirem suas soluções para manejar os resíduos com coletas seletivas, indo além da separação de lixo e embalagem. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico.

Participaram da reunião além da sociedade civil, os Secretários Agildo Pereira Nogueira (Supermata), Vony Sousa (Agricultura), Claudio Reges ( Articulação Governamental), Arialdo Lima Urbano (Infraestrutura) e os Vereadores Vereador Alaor MotaFatima GuedesValdemar Junior, Cicim do Peixe, Chico Neto FeitosaAntonio Coutinho.

Pautas abordadas na Reunião: Apresentação Geral; Objetivos e pressupostos do Plano de Coleta Seletivas Múltiplas; Definição das áreas de manejo de resíduos; Consolidação do planejamento das áreas de manejo de resíduos sólidos; Validação do diagnostico de resíduos sólidos; Introdução à legislação básica para a formação do Consórcio público e apresentação da Carta de Intenção.

SOBRE A COLETA SELETIVA
Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

A RECICLAGEM
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados. Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

IMPORTÂNCIA
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.