QUASE 10 MIL AGRICULTORES RECEBERÃO SEGURO SAFRA E BOLSA ESTIAGEM EM TAUÁ A PARTIR DE JULHO | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

O Diário Oficial da União desta terça-feira, 10, publicou a Portaria Nº 19 da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, autorizando a liberação do pagamento do Programa Garantia-Safra para 55 municípios do Estado do Ceará, incluindo, Tauá.

“Os pagamentos serão realizados a partir do mês de julho, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos dos benefícios sociais da Caixa Econômica Federal”, diz o Artigo 2º da Portaria.

Segundo a Secretária-adjunta de Agricultura do Município de Tauá, Verônica Lima, os Programas Sociais do Governo Federal começarão a pagar seus beneficiários a partir do dia 18 de julho. “Os primeiros atendidos serão os que possuem cartão final 1 e assim sucessivamente”, disse ela, acrescentando que Tauá integrou essa primeira lista devido ao interesse e a preocupação do Prefeito Odilon Aguiar, que antecipou o pagamento das parcelas do Garantia-Safra dos agricultores do Município, totalizando R$ 96.818,40.

Serão beneficiados com 5 parcelas de R$ 136,00, 4.746 agricultores cadastrados. O Governo do Estado pagará mais uma parcela a todos os beneficiários.

Região dos Inhamuns

O MDA também autorizou o pagamento do Garantia-Safra neste mês de julho para os Municípios de Arneiroz(517); Antonina do Norte(322); Campos Sales(1.313); Catarina(752); Mombaça(4.793); Parambu(2.028).

Bolsa Estiagem paga a partir do dia 18

O Ministério da Integração Nacional divulgou a lista dos Municípios contemplados com o Programa Bolsa Estiagem criado pelo Governo Federal para atender aos agricultores que não foram atendidos pelo Programa Seguro Safra. Em Tauá, foram selecionados 2.494 beneficiários que receberão 5 parcelas de R$ 80,00.

Para definir que será atendido pelo Bolsa Estiagem, os Ministérios da Integração Nacional, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário, levaram em consideração vários critérios, dentre eles: Não ser atendido pelo Seguro Safra, possuir a DAP, integrar o Cadastro Único do Governo Federal e possui renda familiar abaixo de 2 salários míninos. Outra exigência é o reconhecimento pela Defesa Civil Nacional, do Decreto de Situação de Emergência no Município.

A previsão do Ministério da Integração Nacional é começar o pagamento do Programa Bolsa Estiagem a partir do dia 18 de julho. Os beneficiários devem se dirigir a uma Agência da Caixa Econômica ou Lotérica levando o Cartão dos Programas Sociais.

Em Tauá, os dois Programas beneficiarão 9.240 agricultores.

Comentários (0) Comentar Esta Notícia