PROGRAMA PRIMEIRO PASSO: OPORTUNIDADE DO PRIMEIRO EMPREGO PARA OS JOVENS DE TAUÁ | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social

A Prefeitura Municipal de Tauá por meio da Secretaria de Assistência e desenvolvimento Social em parceria com o Governo do Estado do Ceará desenvolvem o PROGRAMA PRIMEIRO PASSO - Linha de Ação Jovem Aprendiz.

O objetivo é oferecer qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho aos jovens com idade entre 18 a 22 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas.

O Município de Tauá foi contemplado em agosto de 2018, 53 jovens foram selecionados e formaram as turmas de Escritório e Auxiliar de Produção. Na linha do ação do Jovem Aprendiz, os jovens selecionados são qualificados através de programas de aprendizagem e simultaneamente em cumprimento à Lei federal 10.097, são inseridos em empresas privadas do município, onde através de um contrato de 11 meses (tempo de duração do programa) em empresas locais e recebem uma ajuda de custo de aproximadamente R$ 700,00, mensal, podendo ao término do contrato ingressar no quadro de funcionários efetivo das empresas envolvidas.

Com uma carga horária de 40 horas semanal distribuída entre estágio, aulas presenciais e oficinas. Recebem todo suporte de fardamentos, lanches, material didático, acompanhamento pedagógico e profissional.

As seguintes empresas/órgãos foram escolhidas para atuação dos jovens que participam do Programa Primeiro Passo: Melbros, Super Inhamuns, Agamenon Variedades, Colégio Antonio Araripe, O Boticário, Gabriel Modas, Zenir Móveis, Hospital São Camilo e UPA 24h.

Na nesta quinta-feira (30/01), a Secretária de Assistência Social, Antenôra Coutinho, realizou uma visita juntamente com a Coordenadora Cristina às turmas do programa Primeiro Passo, em funcionamento nas Escolas Joaquim Pimenta e Maria Mota Lima.

“O programa, realizado em parceria com o Governo do Estado do Ceará, proporciona qualificação social e profissional desses jovens através de atividades que visam, além da formação técnica, desenvolver a capacidade de relacionamento com eles mesmos, com a família, e com a sociedade de uma maneira geral”, ressaltou Antenôra.

Gestão Prefeito Fred Rêgo