PREFEITO FRED RÊGO VISITA A BASE GERAL DO SAMU EM FORTALEZA E GARANTE A PERMANÊNCIA DO SERVIÇO EM TAUÁ | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria da Saúde

ENQUANTO PREFEITO EU ESTIVER E DEPENDER DE MIM, O SAMU NÃO SAÍ DE TAUÁ!, com essa afirmação em contato com nossa redação, o Prefeito de Tauá, Fred Rêgo externou a alegria pelo sucesso de uma Reunião na tarde desta, terça-feira (11/12), com o Diretor-geral do Samu, coronel João Vasconcelos, em Fortaleza.

REALIDADE
Em 2018, houveram vários boatos sobre o fechamento da Base de Tauá, por vários problemas, falta de alimentação para os profissionais; atraso do pagamento do aluguel da residência onde funciona o Serviço, contas de água, energia elétrica e até o gás atrasadas, tudo pela ineficiência do gestor anterior, o que gerou até uma visita do comando geral do Samu ao município.

Para Fred Rêgo, isso é inaceitável. “O Serviço do Samu hoje é indispensável ao município, assim que assumi, solicitei ao Secretário da pasta da Saúde, a situação em relação ao órgão, e desde então estou empenhando a resolver todas as questões, reafirmei meu compromisso ao Cel. João Vasconcelos, no que depender da Prefeitura de Tauá, o SAMU, continuará exercendo este importante serviço à população de Tauá”, afirmou.

A reunião ainda contou com a participação do Secretário de Saúde, Edgleusson Noronha, da Tesoureira da Secretaria de Saúde, Auricélia Fernandes e do Coordenador da Base em Tauá, o Médico, Dr. Montezuma Feitosa. Ficou acordado a continuação dos Serviços do SAMU em Tauá.

SAMU EM TAUÁ
Implantado na cidade no ano de 2014, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado em casos de urgência pelo número 192. A ligação é direcionada para uma Central de Regulação de Emergências Médicas que conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. A partir das informações obtidas, é definido o tipo de atendimento e a ambulância adequada a cada caso.

Em Tauá a Base é composta, por vários profissionais, dentre médicos reguladores, intervencionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, operadores de frota, auxiliares de serviços gerais, coordenador de serviços, coordenador de enfermagem e coordenador médico geral.