PREFEITO FRED RÊGO SOBE O SERROTE QUINAMUIÚ E DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SUA PRESERVAÇÃO | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria de Cultura e Turismo

PREFEITO FRED RÊGO SOBE O SERROTE QUINAMUIÚ E DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SUA PRESERVAÇÃO

Foto Autor
img

Na última semana o Prefeito de Tauá Fred Rêgo fez uma trilha para o Serrote Quinamuiu, atingindo o seu cume, acompanhado do casal Emilson Costa (Coordenador do CVT de Tauá) e Najara Moreira, do filho do casal Emilson Neto, do ex-vereador Ananias Mota, do Ambientalista e Agente de Saúde Franzé Quinamuiú e do Fotografo oficial da Prefeitura de Tauá Nicolas Oliveira.

"Gostaria de convidar a todos tauaenses que se possível venham e subam o Serrote Quinamuiú é uma experiência incrível ver nossa cidade do alto. O serrote é um lugar exuberante, seja no inverno ou na seca. Os cruzeiros transmitem paz. A caminha é muito tranquila. Mas temos que fazê-la com cuidado e com um instrutor que conheça o caminho. Agradeço a todos que me acompanharam. Vamos sim lutar pela preservação do nosso Serrote do Quinamuiú, o lugar é lindo", exaltou o Prefeito Fred Rêgo.

"Parabéns Prefeito! O Serrote Quinamuiú merecia sua visita mesmo! Nos sentimos felizes com esta que talvez seja a primeira visita pessoal de um Chefe do Executivo ao maior Patrimônio Natural de Tauá. Com certeza se abrirão as portas de melhoramentos para o mesmo.", comemorou Agildo Pereira Nogueira Secretário Municipal do Meio Ambiente.

"O Prefeito Fred Rêgo é o primeiro prefeito a fazer este percurso, ação importante que procura proporcionar a todos conhecimento e valorização ao meio ambiente, esse é o cartão postal de nosso Município. Que abriga diversas espécies entre fauna e flora e deve ser preservado", destacou Franzé Mota.

SERROTE QUINAMUIÚ
Formação geológica situada à Oeste da sede do município de Tauá, em dialeto indígena significa "SERRA PERTO DA ÁGUA", também local de visitação turística. Seu ponto mais alto tem altitude aproximada de 400m. Um dos mais belos serrotes do Estado do Ceará, pode ser avistado de qualquer ponto da cidade.

Denominado Parque Ecológico Quinamuiu Joaquim de Castro Feitosa (Lei Municipal 1231, de 02 de abril de 2004). E declarado área de interesse para proteção ambiental (Lei Municipal 1317, de 29 de Abril de 2005), tornado Unidade de Conservação e Proteção Integral. Onde são proibidas: A realização de obras de terraplanagem que possam alterar de maneira sensível às condições ecológicas locais; A retirada de qualquer tipo de vegetação existente na área, ou apreensão de animais de qualquer espécie; E a exploração de minerais existentes na área só poderá ser permitida mediante a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. Afeitura do EIA.

Em 1899 foi fincado um Cruzeiro em seu cume para marcar a passagem do século XIX para o século XX. Padre Ferreira de Melo foi o idealizador e quem também realizou. Que durante anos foi sendo restaurado, após constante vandalismo. Em 2017 foi fincado um segundo Cruzeiro (denominada Santa Cruz do Quinamuiu), pelos ambientalistas Marcilio GomesFranzé Mota e diversos outros benfeitores.

Dentre as especies encontrada da vegetação nativa da caatinga é guardada no serrote, Aroeira, Angico, Sabiá, Pau pedra, Pau ferro. Já a fauna á composta por pequenos e médios, mamíferos, aves, anfíbios e répteis.

Prefeitura Municipal de Tauá
JUNTOS POR UM TAUÁ MELHOR!

Comentários

    Não existem comentários a esta matéria !

Faça Seu Comentário