PREFEITO FRED RÊGO ENTREGA TRATOR DO PROJETO SÃO JOSÉ III A COMUNIDADE DE JOANINHA - TRICI | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos

Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, na residência da Sra. Ozimária Loiola, na Comunidade de Joaninha-Trici, foi realizada a Entrega de um Trator Massey Ferguson, avaliado em mais de R$ 70.000,00 (setenta mil reais), do Projeto São José III à Associação de Joaninha - Trici.

O prefeito Fred Rêgo resumiu o significado da aquisição do equipamento pela comunidade. “É uma coisa muito bonita ver esse trator, adquiridos através do respeito do governador Camilo Santana pelo interior do estado e pelo trabalho do ex-Deputado Estadual Idemar Loiola Citó. Hoje é um dia muito importante para todos nós”, atentou.

O Secretário executivo de Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei de Sousa, participou do ato de entrega, representando o Secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz e do Governador Camilo Santana.

Antonio Ney destacou a valorização do homem do campo promovida pelo Governo do Ceara em Tauá e também destacou a ação do ex-deputado estadual Idemar Citó. “Em cada região do estado, de acordo com o que vai ser produzido, as associações, além dos tratores, vão receber os implementos agrícolas adequados, como debulhador, carrocinha, arado. O trator para esta comunidade foi um pedido antigo do Idemar, e hoje foi atendido, explicou.

“A gente fica muito feliz em poder estar aqui hoje, contribuindo, trazendo esses equipamentos para a agricultura familiar do nosso estado. Não podemos mais pensar numa agricultura construída só na força do braço, no cabo da enxada”, disse Antonio Amorim, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

PROGRAMA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
Através do Programa de mecanização agrícola promovido pelo Governo do Ceará, com o objetivo de modernizar a agricultura familiar, a máquina foram subsidiada pelo Projeto São José III, fruto da parceria entre o executivo estadual e o Banco Mundial. O programa prevê atender 180 comunidades rurais em todo o Estado. Para tanto são investidos R$ 21.729.156,57. As associações comunitárias passam a gerir e manutenir os equipamentos a partir do ato de entrega.

Robério Loiola presidente da Associação dos Moradores de Joaninha e adjacências. Segundo ele, com a chegada do trator o ritmo e o rendimento do cultivo irão mudar muito. “Esses tratores servem para limpar uma área, fazer um rôço, virar a terra. Pra nós que cultivamos ainda no trabalho braçal, além de fazer pouco é judiante demais. Pra se ter uma ideia, uma viração de terra de um hectare é feito manualmente em 100 dias e o trator faz em pouco mais de uma hora. Graças a Deus que nós fomos agraciados”, comemorou Robério.

Participaram ainda da solenidade de entrega, a Primeira Dama Raquel Aragão Rêgo, o Chefe de Gabinete do Prefeito Francisco Renato Carvalho, os Secretários: Vony Sousa e a Equipe da Secretaria de Agricultura, Cláudio Regis Vieira Secretário de Articulação Governamental, Arialdo Lima UrbanoSecretário de Infraestrutura, Antenora Coutinho Secretária de Assistência Social, Warton Lima Alves diretor da Autarquia de Trânsito e Artur CidrãoSecretário de Desenvolvimento Econômico e os Vereadores Argentino Tomaz e Antonio Coutinho além de lideranças locais e população da comunidade.

Logo após a solenidade foi servido um delicioso almoço à todos, carneiro cozido, agradecemos a Sra. Ozimaria Loiola!