NOTA EPIDEMIOLÓGICA: NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) - 24/03 | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria da Saúde

NOTA EPIDEMIOLÓGICA: NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) - 24/03

A Secretaria de Saúde do Município de Tauá, vem através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, informar sobre a situação epidemiológica do COVID 19 no nosso território e recomendar a adoção de medidas de prevenção e controle. Em 20/03/2020, o Ceará constatou a ocorrência de transmissão comunitária da COVID-19, entrando em uma nova fase do enfrentamento à pandemia, chamada MITIGAÇÃO. Nesta nova etapa a prioridade será evitar a evolução rápida de novos casos da doença e garantir a assistência das pessoas vulneráveis e casos graves. Segundo o último Boletim emitido pela SESA, na data de ontem 23 de março, haviam sido confirmados 164 casos de COVID-19 por critério laboratorial, destes 98, 8% residentes no Estado. Até a data de ontem não houve nenhum registro de óbito pela doença.

No município de Tauá, no período de 14 de março até o final da manhã de hoje, a equipe de Vigilância, através do Plantão Epidemiológico recebeu notificação de 12 casos suspeitos, destes 01 foi descartado e 11 continuam em investigação. Após a notificação do primeiro caso, outros 03 casos suspeitos coletaram amostras para exames (em análise no LACEN de Fortaleza).

Todos os casos estão sendo monitorados pela equipe de plantão epidemiológico e deverão passar a ser monitorados pelas equipes da APS a cada 24 ou 48h.

Na oportunidade, solicitamos a toda a população que siga as recomendações da SESA, adotem as medidas de prevenção e controle amplamente divulgadas nos meios de comunicação e mídias sociais, com ênfase no distanciamento social e isolamento domiciliar.

Marcos Willian Noronha Lima - Secretário Municipal de Saúde

Yure Hermerson Pereira Lima Médico – Diretor Clínico da SSM

Luiza Cristiane Pedrosa Carvalho - Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município