INCENTIVO À LEITURA: EDUCAÇÃO LANÇA PROGRAMA LER FAZ BEM PARA INFÂNCIA.. | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria da Educação

INCENTIVO À LEITURA: EDUCAÇÃO LANÇA PROGRAMA LER FAZ BEM PARA INFÂNCIA..

Foto Autor
img

Na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, no Auditório do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns - CECITEC, foi lançado o PROGRAMA MUNICIPAL LER FAZ BEM PARA A INFÂNCIA.

No Auditório lotado de professores, professoras e gestores de escolas municipais de educação infantil, foi realizada uma manhã envolvente, a abertura contou com a apresentação da Banda de Musica Municipal Maestro Chico Clarinete, após a fala das autoridades, houve uma dinâmica das brinquedistas da Secretaria de Educação, e uma linda apresentação dos alunos da Escola de Educação Infantil Maria Celeste da Costa Leitão, e logo após a explicação do Programa realizada pela a coordenadora do Programa Cleidiana Mendes.

PROGRAMA MUNICIPAL LER FAZ BEM PARA A INFÂNCIA
É um conjunto de ações de incentivo a leitura constituindo-se como uma Política Pública para a Educação Infantil, cuja finalidade é promover a melhoria da aprendizagem, do bem-estar e do desenvolvimento infantil em toda a rede municipal.

O programa parte do pressuposto de que as crianças ao terem contato com o mundo dos livros, das histórias, da fantasia e da imaginação, terão mais elementos para desenvolver sua capacidade de interação e entendimento, já que em rodas de leitura, por exemplo, podem reproduzir falas de personagens, pedir leituras, fazer a sua própria leitura não convencional das histórias.

Desse modo, a meta é ver plenamente atendidas os direitos a leitura, por meio de livros adequados a faixa etária de 1 a 5 anos. Nessa proposta, as crianças vão tendo contato com o mundo dos livros, das histórias, da fantasia e da imaginação. Sabemos que uma prática que os pequenos adoram é a leitura pela professora com o uso de fantoches e objetos que representem partes da história ou dos personagens.

O programa disponibilizará, sob a condução do Espaço Referência do Brincar, leitura para as crianças em diferentes formatos e cores e situações de escuta de textos em diferentes gêneros: poemas, fábulas, contos, receitas, entre outros que respeitam a capacidade de atenção de cada fase da criança, pois o participar, o brincar, o expressar e outros direitos caminham juntos de forma lúdica, mas com intencionalidade na aprendizagem.

O programa será desenvolvido a partir de uma proposta pedagógica construtiva, em espaços singulares e itinerantes, que possibilitam a interação com livros e leituras diferenciados, atrativas, lúdicas, coloridas fazendo a comunicação entre si, bem como podem ser utilizados isoladamente, respeitando-se suas especificidades e as ações estabelecidas. Será coordenado pelo Espaço Referência do Brincar e sua abrangência seguirá as ações didático pedagógicas descritas abaixo:

MALOTECA: conta com um acervo de 242 (duzentos e quarenta e dois) livros infantis descritos no Anexo I sendo dinamizado numa proposta de narrativas realizadas pelas brinquedistas conforme cronograma montado para o mês que atenderá escolas de educação infantil da sede e distritos. A Maloteca é um recurso pedagógico pensado para a valorização do imaginário, disponibilizando de fantasias e adereços para as crianças poderem interpretar as histórias lidas e contadas.

AGENDAMENTO DE VISITAS - O cronograma de agendamento para as escolas será elaborado pelos responsáveis pela Brinquedoteca, contemplando todas as escolas que atende educação infantil, enviado com sete dias de antecedência, aguardando a confirmação da mesma. É aberto a possíveis ajustes de acordo com a necessidade da escola. As atividades desenvolvidas durante a visita agendada são previamente planejadas de acordo a faixa etária; Os grupos serão acompanhados pelos seus respectivos responsáveis;

RODA DE LEITURA – conversas antes ou após a leitura, motivando as crianças para que tenham condições de desenvolver comportamentos leitores como: compartilhar impressões e sentimentos acerca do que foi ou será lido, como estabelecer relações entre diferentes textos, confrontando opiniões, fazendo indicações de leitura e também recebendo indicações;

TAMBÉM SEI LER - realizar uma roda de leitura apenas com livros de imagem com o intuito de apresentar esse gênero com ilustrações inéditas feitas pelas crianças de 1 ano.

LIÇÃO DE CASA - levar um livro para casa para ler em família e registrar no caderno como foi esse momento;

LEITURA LITERÁRIA – realizada pelos professores em voz alta – na rotina escolar, de forma a possibilitar que suas crianças tenham múltiplas oportunidades de encontros com bons textos e comecem a construir seu repertório literário;

Planejar conversas sobre os livros lidos, nas quais as crianças possam compartilhar impressões e ideias sobre o texto, o autor, as ilustrações, confrontar interpretações, estabelecer relações com outros textos, indicar livros e receber indicações.

EMPRÉSTIMO DE LIVROS - As escolas de educação infantil (Anexo II) interessadas em pegar emprestados livros seguirão as seguintes regras:

CONCURSO PARA OS LEITORES MIRINS - Promover um concurso para os leitores mirins por meio das releituras das salas de aula. Essas releituras seriam apresentadas em Encontros de Famílias e/ou nos intercâmbios das Bibliotecas/Salas de Leituras/Brinquedotecas.

Participaram do lançamento a Primeira Dama Raquel Aragão Rêgo representando o Prefeito Fred Rêgo, a Secretária de Educação Tileda Holanda, o Secretário de Cultura e Turismo e cerimonialista Radir Rocha, a Secretária de Assistência Social Antenora Coutinho e o Presidente do Conselho de Educação e Gestor Escolar Jônatas Vital.

Confira no link a transmissão ao vivo da cerimônia: https://bit.ly/2l2DTxz

Prefeitura Municipal de Tauá
JUNTOS POR UM TAUÁ MELHOR!

Comentários

    Não existem comentários a esta matéria !

Faça Seu Comentário