INAUGURADA A ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO ADJACIR CIDRÃO NA VILA DE MARRECAS | Prefeitura Municipal de Tauá-Ce

S Secretaria da Educação

INAUGURADA A ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO ADJACIR CIDRÃO NA VILA DE MARRECAS

Nesta quinta-feira, 28 de junho foi Inaugurada a Escola de Ensino Médio Raimundo Adjacir Cidrão de Oliveira, na Vila de Marrecas.

A escola recebeu aporte financeiro de R$ 6,3 milhões, oriundos dos governos Estadual e Federal. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço, que oferece seis salas de aula, com capacidade para atender até 270 estudantes em cada um dos três turnos. Dispõe de dois laboratórios de informática, quatro laboratórios de ciências (física, química, biologia e matemática), quadra coberta, anfiteatro e dependências administrativas. A área construída foi acompanhada pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Segundo a diretora Lidiane Rodrigues, durante dos anos de 2014 a 2018 a unidade de ensino funcionava em dois prédios cedidos pelo município, os quais ficavam à 12 km de distância um do outro. Mas em janeiro de 2019 as aulas foram iniciadas, na unidade inaugurada, “A estrutura é belíssima e tem tudo o que há de mais moderno. É a realização de um sonho muito esperado pela comunidade local”, destaca.

Entre os principais projetos desenvolvidos pela unidade de ensino estão Professor Diretor de Turma (PDDT), Núcleo de Trabalho Prática e Pesquisas Sociais (NTPPS), Jovem de Futuro, Minha Escola é da Comunidade, Matemática do Zero e Cine Raco, Leitura no Intervalo e Círculo de Leitura. A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 15, sediada em Tauá. A rede estadual na região conta com 13 escolas, sendo 07 de Ensino Médio Parcial Regular, 02 de Ensino Médio Integral, 02 de Educação Profissional, 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e 01 Escola de Educação Indígena.

Ao chegar na escola o Governador Camilo Santana, descerrou a placa de inauguração, seguindo até o espaço reservado para as falas, logo após Camilo visitou cada espaço do novo prédio, conversando com professores e alunos sobre os projetos em curso na Escola de Ensino Médio. No palco da cerimônia de inauguração, o governador destacou que investir em educação pública de qualidade deve ser a base de todo o planejamento público, pois apenas por este caminho é que se constrói uma sociedade mais justa e menos desigual.

“Estamos entregando aqui uma escola que não deixa a desejar a nenhuma escola particular. No passado se ligava algo público a coisas ruins. Ao contrário, nós somos de uma geração que pensamos que quando é para ser público tem que ser da melhor qualidade. Porque esse é o papel do Estado, precisamos atender as pessoas com o que há de melhor. É acolher os jovens e ofertar educação de qualidade. Aqui tem toda uma estrutura adequada que estimula o aluno a estudar”, disse.

Professora de Biologia, Zirlândia Souza testemunha que a nova estrutura da escola tem motivado ainda mais alunos a buscar atividades que fomentem mais conhecimentos e melhores notas.

“A gente vem de um outro prédio que não tinha laboratório. Nas minhas aulas eu sempre era cobrada pelos próprios alunos para que tivéssemos aulas práticas e voltadas a explorar a matéria fora do espaço de sala de aula. Eles tinham a curiosidade da aula lúdica. Ter esse espaço novo e de ótima qualidade nos trouxe novo ânimo, para os alunos e também para nós professores, que agora temos mais ferramentas a serem usadas para o ensino”, contou.

Vitória de Sousa é estudante do terceiro ano e visa a área da Saúde para ingressar no Ensino Superior. Hoje, se dedica aos projetos do recém-aberto laboratório de Química da escola com a certeza de que agora seu nível de estudo e pesquisa podem alcançar patamares mais elevados.

“Agora está sendo muito mais legal, pois temos o material para descobrir coisas novas, pesquisar. Estou aproveitando todo o tempo que tenho para aprender o que posso com as novidades daqui”, relata a estudante.

A Solenidade na Tradicional Vila do Município de Tauá contou com a participação de diversas autoridades, além do Governador Camilo Santanae do Prefeito Fred Rêgo, diversos vereadores e secretários municipais, contou também com o ex-vice Governador Domingos Filho, o empresário Chiquinho Feitosa, o ex-deputado Idemar Loiola Citó, os Deputados Federais Domingos NetoDenis Bezerra, os Deputados Estaduais Patrícia Aguiar e Audic Mota, os Prefeitos Ramilson Moraes (Aiuaba), Rosario Ximenes (Caninde), Simão Pedro (Óros), Gotardo Martins (Saboeiro), Vanaldo Moura (Novo Oriente), Pedro Henrique (Santana do Cariri) além dos secretários estaduais Rogerio Pinheiro (Esporte e Juventude), Eliana Nunes Estrela (Educação), Denise Aguiar - (Secretária Executiva de Mulheres da Secretaria de Proteção Social) e Antonio Ney (Secretário Executivo da Pesca), além da população do Distrito e alunos filhos de Marrecas.